Cúpula da Amazônia: Chefes de Estado chegam à Belém para debater desmatamento

Hiroshi Bogéa  (Belém) – Começaram a desembarcar no aeroporto Val-de-Cans, em Belém, presidentes dos países que têm parte da floresta amazônica em seus territórios, para participarem da Cúpula da Amazônia, evento destinado a debater desmatamento, combate a crimes ambientais e financiamento externo.

O presidente Lula chegou à capital paraense no final da tarde desta segunda-feira, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva.

Apenas dois chefes de Estado da Amazônia não vrão a Belém,  Guillermo Lasso, do Equador – e Chan Santokhi, de Suriname.

Os dois serão representador por diplomatas.

Já se encontram em Belém os presidente  da Guiana, Peru,   Bolívia, e  Colômbia.

Por volta da noite desta segunda-feira, 7, , a embaixada do Brasil recebeu comunicado de que o  presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou sua participação no evento, alegando ter contraído uma otite.

Para representá-lo, a vice presidente Delcy Rodríguez já desembarcou em  Belém.

 

Trânsito parado

Devido a realização do encontro em Belém, desde as primeiras horas da manhã, o trânsito na capital paraense, em áreas do entorno do Hangar Centro de Convenções, está registrando imensos engarrafamentos – principalmente nas vias principais que desaguam no local do evento.

Só para ter ideia do estrangulamento do tráfego, a reportagem do portal Opinião em Pauta gastou cerca de 1 hora e 40 minutos para chegar ao Hangar, quando o tempo médico do percurso feito é realizado em 20 minutos.

Nas imediações do Centro de Convenções, o sistema de segurança implantado é muito rígido, com presença de militares do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e agentes da Polícia Federal.

Após 14 anos sem ser realizada, a Cúpula da Amazônia ocorrerá a partir da manhã desta terça-feira.

Além da presença dos chefes de Estado, a reunião tem a confirmação de sete  países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formando o único bloco socioambiental da América Latina, criado no ano de 1978.

Na imagem, representantes de povos indígenas da Amazônica se concentram no entorno do Centro de Convenções para participarem da Cúpula da Amazônia. (Foto: Hiroshi Bogéa)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress