Neste sábado,11, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou às plataformas do Instagram e Facebook e aplicativo WhatsApp a imediata retirada de mentiras publicadas nas redes sociais de Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di.
Alinhado à extrema direita em suas atitudes e com comportamento impertinente, Nego Di faz postagens incessantes recheadas de informações falsas e ataques políticos desde o início da catástrofe desencadeada pelas chuvas e cheias na região.
Ele é uma espécie der subcelebridade da bolha digital que vem tumultuando as operações de resgate e salvamento realizadas pelo poder público.
O prazo para a retiradas dos conteúdos falsos é de 24 horas.
O pedido foi feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que há alguns dias ajuizou uma Ação Civil Pública para que as fakes news do rapaz fossem excluídas da internet, o que foi acatado pela juíza Fernanda Ajnhorno, que afirmou em seu despacho que “a disseminação de informações inverídicas, sem embasamento na realidade sobre a atuação estatal, atrapalham o delicado trabalho de socorro, gerando incerteza e insegurança à população, com potencial de desestimular a ajuda da sociedade civil”. (Foto: Redes Sociais)