COP 29: Lula cancela viagem e Alckmin representará o Brasil  

De acordo com o Planalto, decisão não está relacionada com o quadro de saúde do presidente Lula, que se recupera de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a ida à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), no Azerbaijão. A viagem estava prevista para ocorrer entre os dias 10 e 12 de novembro. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, representará o Brasil na conferência.

De acordo com o Planalto, o cancelamento não tem relação com o acidente doméstico que Lula sofreu, que o fez cancelar uma série de viagens. O presidente decidiu dar prioridade para a reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que ocorre no Peru a partir de 28 de novembro, e para o encontro de chefes de Estado do G20, no Rio de Janeiro, entre 18 e 19 de novembro.

No entanto, no fim da manhã, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, explicou que desistência da viagem foi porque o presidente seguiu orientação médica. “Cancelou por conta da orientação médica”, disse durante conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, de onde o presidente tem despachado desde que sofreu uma queda.

Ao todo, Lula cancelou a participação em três eventos internacionais após o acidente doméstico: na Cúpula dos Brics, em Kazan, Rússia; na COP 16, na Colômbia; e agora na COP 29. Também cancelou viagem programada para São Paulo no fim de semana, e deixou de votar em São Bernardo do Campo.

Lula fará uma nova avaliação médica nesta quarta-feira (30), no Hospital Sírio-Libanês. O quadro do presidente é considerado estável, e ele está liberado para trabalhar. Na semana passada, despachou do Palácio da Alvorada, e só compareceu ao Planalto para o anúncio do acordo de Mariana.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Relacionados

plugins premium WordPress