Conta de luz terá bandeira amarela em maio por falta de chuvas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) a adoção da bandeira tarifária amarela para as tarifas de energia em maio. Dessa forma, os consumidores enfrentarão um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária manteve-se na cor verde, em função das ótimas condições para a geração de energia no Brasil. De acordo com a Agência, a alteração se deu em razão da diminuição das chuvas, marcando a passagem do período úmido para o seco do ano.

“Após o encerramento da estação das chuvas, as estimativas para a produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas se tornaram menos favoráveis, o que poderá resultar em uma maior utilização de usinas termelétricas nos próximos meses, gerando custos mais altos”, esclareceu a Aneel.

 

Bandeiras tarifárias

Estabelecido em 2015 pela Aneel, o mecanismo de bandeiras tarifárias representa os custos flutuantes da produção de energia elétrica. Classificadas em diferentes níveis, as bandeiras sinalizam o preço que o Sistema Interligado Nacional (SIN) enfrenta para gerar a eletricidade consumida em lares, comércios e indústrias.

Quando a fatura de energia é definida com a bandeira verde, não há cobranças adicionais. No entanto, ao serem utilizadas as bandeiras amarela ou vermelha, a cobrança aumenta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de consumo. (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress