Conselho de Ética da CF aprova pedido de cassação de Glauber Braga

Por reagir à truculência do MBL, deputado do Psol corre risco de perder o mandato. Glauber vai recorrer da decisão na CCJ da Câmara.

 

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deu  parecer favorável ao pedido de cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) nesta quarta-feira (9), com um resultado de 13 votos a 5. Essa decisão ocorreu dentro de um contexto de uma intensa campanha contrária ao mandato do parlamentar, que é acusado de “quebra de decoro”. Glauber defende que está sendo alvo de uma perseguição política, supostamente orquestrada pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), junto com o relator do caso.

O assunto foi encaminhado ao Conselho de Ética por meio de uma denúncia do partido Novo. Braga está sendo processado devido a uma agressão e à expulsão de um afiliado do Movimento Brasil Livre (MBL) da Casa, após ter recebido ofensas dirigidas à sua mãe.

Braga tem a possibilidade de contestar a decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Caso o recurso seja negado pela CCJ, o caso será enviado ao plenário da Câmara. Para que seja aprovado, é necessário obter um mínimo de 257 votos.

Mais cedo, Paulo Magalhães (PSD-BA), responsável pela relatoria do caso no Conselho de Ética, apresentou um parecer que recomenda a cassação de Braga. Ele enfatizou que Braga “excedeu os direitos a ele conferidos pelo mandato, utilizando de forma abusiva as prerrogativas que detém”. (Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados )

 

Relacionados

plugins premium WordPress