Conheça Yoda, o cão de 4 anos que capturou brasileiro fugitivo nos EUA

Foi um cachorro, um macho belga Malinois de 4 anos chamado Yoda, quem deteve o assassino condenado Danilo Cavalcante, 34,nos Estados Unidos, depois de vários dias de caçada.

O cão pertencia a uma das duas equipes táticas que se moveram para capturar Cavalcante na quarta-feira (13) em uma área arborizada da Pensilvânia, nos  encerrando uma caçada que atraiu centenas de policiais ao local, sem nenhum tiro disparado durante a prisão.

Momentos depois de autoridades policiais avistarem a cabeça do assassino condenado Danilo Cavalcante, 34, espiando por entre uma vegetação rasteira, eles libertaram um cão policial que o mordeu e o deteve, levando à sua prisão quase duas semanas depois de ele ter escapado da prisão, disseram autoridades.

Yoda foi uma força significativa na captura, impedindo Cavalcante de usar um rifle roubado que estava ao seu alcance, disse o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual, durante uma entrevista coletiva na quarta-feira (13).

“Ele foi essencial no que diz respeito ao rastreamento e busca, assim como vários outros K-9 que estavam aqui”, disse Robert Clark, vice-marechal supervisor dos EUA para o distrito leste da Pensilvânia, à CNN na quarta. “Todos esses K-9 foram utilizados por diferentes equipes táticas da área e eram recursos simplesmente incríveis”.

Cavalcante escapou da prisão do condado de Chester em 31 de agosto, deixando a população tomada pelo medo, tendo sido avistado inúmeras vezes.

O jovem de 34 anos foi condenado no mês passado pelo assassinato de sua ex-namorada, Deborah Brandão, realizado em 2021. Ele também é procurado em um caso de homicídio de 2017 no Brasil.

Cavalcante foi capturado no condado de Chester, cercado por pelo menos 20 policiais, disse Bivens. Yoda se juntou à busca da Unidade Tática de Patrulha de Fronteira dos EUA estacionada em Michigan, (Foto: US Customs and Border Protection/Divulgação)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress