Salvador- A baiana Dayane Sena, de 37 anos, foi a responsável por arrumar a primeira-dama, Janja Lula da Silva, para uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio de Buckingham, e também para a coroação do rei Charles III, em Londres, na Inglaterra.
Nascida em Feira de Santana, cidade que fica a 100 km de Salvador, a maquiadora e cabeleireira mora em Londres , capital britânica, há cinco anos. Ao g1, Dayane Sena contou que a maquiagem pedida por Janja foi no estilo “glow natural”.
“Ela pediu algo mais básico, não queria delineado [nos olhos]. Eu sugeri que colocasse o cílio postiço pequeninho, bem natural, ao estilo dela, porque ela não queria, mas aceitou a sugestão”, revelou.
Segundo Dayane, mulheres mais sofisticadas optam por maquiagens suaves, com a pele menos carregada, a ponto de causar dúvida se a pele da pessoa está maquiada ou não.
Ela também foi responsável pelos penteados de Janja da Silva nos dois eventos. “No primeiro dia, foi o rabo de cavalo que a estilista dela sugeriu. No segundo dia, foi um coque. Optamos por algo mais formal”.
Perguntada sobre como foi a experiência, Dayane ressaltou que a cliente foi “super simpática, maravilhosa e educada”.
“A experiência foi excelente. A assessora dela disse que ela amou e que vai me procurar quando voltar”, afirmou, com empolgação.
Ela contou que também conversou um pouco com o presidente Lula, que teria perguntado, entre outras coisas, a cidade onde ela nasceu.
Maquiadora de esposas de jogadores
Dayane chegou até Janja através de uma indicação da Embaixada Brasileira em Londres. No exterior, ela já é conhecida pela comunidade brasileira por maquiar influenciadoras digitais e companheiras de jogadores de futebol, como Thiago Silva, Jorginho e Lucas Moura, além do diretor do Arsenal, Edu Gaspar.
A baiana também já trabalhou com a vencedora do Big Brother Brasil de 2021, Juliette Freire, em um estabelecimento na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
Dayane ainda atuou em salões na Itália e no Japão, todavia, o primeiro contato profissional com a maquiagem aconteceu em Feira de Santana. Ela recebeu um convite para trabalhar em um espaço de beleza do município, mas logo decidiu mudar-se para a Europa.
” Fiquei mais ou menos uns três anos na Itália, quando conheci meu primeiro marido, um estrangeiro. Não deu certo, me separei e voltei para Feira de Santana”.
Conheceu Juliette
Em busca de crescimento e valorização profissional, Dayane decidiu se mudou para João Pessoa, onde foi colega de Juliette.
“Comecei trabalhando [na Paraíba] no mesmo salão que a Juliette trabalhou. Ela foi uma das primeiras pessoas que conheci quando cheguei e depois ela saiu para abrir um negócio com as amigas”, lembrou.
Na Paraíba, Dayane conheceu outro italiano, que segundo ela, viajava para o Brasil só para vê-la. Solteira, viajou para a Itália para dar uma chance ao “pretendente”. A aventura amorosa foi frustrada e durou apenas duas semanas.
“Ele não valia nada, me maltratou e como eu tinha vendido tudo para viajar, tive vergonha de voltar de um relacionamento falido para o Brasil e resolvi recomeçar minha vida do zero”, relembrou.
Recomeço
O recomeço foi traçado em Londres, na Inglaterra, e teve muitos percalços. Dayane Sena não sabia falar inglês e morou na casa de uma amiga, onde dormiu na sala por cerca de um ano e meio.
“Eu falei que eu seria a melhor cabelereira desse lugar [Londres], porque tem muita oportunidade aqui. No início ninguém me conhecia, então eu iniciei com preços mais baixos, econômicos, para as pessoas me conhecerem”.
O sucesso veio com muito esforço e também após um trabalho psicológico que aumentou a autoestima dela. “Quando eu estava no fundo do poço, escrevia tudo que queria para minha vida , falava todo dia de manhã: ‘Eu vou ser a melhor maquiadora de Londres, vou maquiar mulheres de jogadores e famosos”, recordou.
A mentalização deu certo. Ela agora presta serviço particular de maquiagem e cortes de cabelos em clientes de alto padrão. Muito cotada, chega até a viajar de jatinhos e helicópteros para atender em outros países, como Estados Unidos e Suíça.
Na próxima semana, vai ser responsável pelas maquiagens de uma jornalista e uma modelo que vão participar do famoso Festival de Cinema Cannes, na França.
Apesar do sucesso e de rodar o mundo, Dayane não esquece as raízes e, sempre que pode, mata a saudade de Feira de Santana. “Fui passear no ano passado e vou de novo este ano. Mas gosto só de passear. Morar, tenho vontade mais não”, revelou. (Fotos: Redes Sociais)
Com informação do Jornal da Bahia