Companhias aéreas brasileiras que utilizam o ATR, modelo que caiu em Vinhedo

Projetado especialmente para operar em rotas regionais, com voos domésticos e em aeroportos de pequeno e médio porte, o ATR-72 é um turboélice comercial bimotor, desenvolvido pela fabricante franco-italiana ATR.

No início da última sexta (9), um modelo da Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

No Brasil, três companhias aéreas utilizam o modelo. Veja quais são:

 

Azul Linhas Aéreas

Fundada em 2008, a Azul tem em sua frota, cerca de 40 ATRs, que fazem rotas regionais como Recife (PE) até o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), sendo 545 quilômetros de distância, e levando 1h42min de voo, além de outros trechos, como de Belo Horizonte (MG) para Ipatinga (MG), na região do Vale do Aço e Ribeirão Preto até Campinas, ambas no interior paulista.

 

Map Linhas Aéreas

Operando desde 2011 com base em Manaus, a Map foi uma companhia aérea regional que atua nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Com base em Manaus (AM), a Cia também atende voos fretados para passageiros da Petrobras.

Atualmente, sua frota conta com 3 ATRs, sendo um modelo ATR-72, o mesmo que caiu em Vinhedo, e dois ATR-42.

Entre as rotas operadas pela MAP, estavam de Belém (PA) até Altamira (PA), que tem cerca de 1h de duração e uma distância de 762 quilômetros, além de Manaus (AM) até Belém (PA), que leva aproximadamente 3h de voo, e uma distância que, se feita de carro, tem 2,994km.

Em 2021, a Gol Linhas Aéreas formalizou um acordo com a Voepass para comprar a Map, porém, em 2023, o presidente da Gol, Celso Guimarães Ferrer Junior, informou que a aquisição não havia sido concluída e que não deveria mais ocorrer.

O motivo foi um novo decreto publicado pelo governo brasileiro no final de 2022, que permitiu que as companhias aéreas pudessem vender seus slots, sem a necessidade de uma transição do tipo M&A (em português, fusão e aquisição).

Atualmente, a marca, os tripulantes e as três aeronaves, registradas em nome da Map Linhas Aéreas permanecem em operação no Aeroporto Internacional de Manaus.

Uma das aeronaves, um ATR-42, com prefixo PP-PDP, cumpre contrato com a Petrobras e transporta funcionários da estatal de Manaus para a Província Petrolífera de Urucu e o município de Carauari, ambas no Amazonas.

A segunda aeronave, também um ATR-42, com prefixo PR-PDS, é arrendado à VOEPASS Linhas Aéreas e opera voos no Nordeste, por meio de um acordo com a Latam.

Já o ATR-72 da Map, de prefixo PR-PDT, é baseado em Recife (PE), e opera voos no Nordeste em cidades como Mossoró (RN), Natal (RN), a própria Recife (PE) e também no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Voepass Linhas Aéreas

Baseada em Ribeirão Preto, no interior paulista, a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, é a mais antiga companhia a operar no Brasil.

Com 42 destinos, em todas as regiões brasileiras, a Voepass tem como base o Aeroporto de Guarulhos e de Ribeirão Preto, ambos em São Paulo.

Em sua frota, a empresa tem a disposição 13 aeronaves, sendo 2 ATR-42 e 11 ATR-72.

Na última sexta-feira, um ATR-72 da Voepass, que decolou de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo o site FlightRadar24, o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22.

Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.

Na imagem, modelo ATR-72 utilizado pela Azul   (Foto: Luis Alberto Neves)

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