Moradores e comerciantes do Centro de São Paulo protestam na manhã desta quinta-feira (10) contra a violência e insegurança no local.
O grupo se reuniu às 9h na Rua Santa Ifigênia e saiu em caminhada pelas vias. Eles pedem solução para a Cracolândia e cobram das autoridades avanços nos projetos de revitalização do bairro.
A região reflete a espiral da violência na capital paulista. O problema se arrasta há décadas e é tratado de diferentes formas a cada nova gestão.
Nos últimos anos, a prefeitura e o estado passaram a realizar ações policiais para dispersar usuários de drogas que ficavam concentrados em determinadas ruas.
A medida fez com que os usuários se espalhassem pela região e afetou a vida de quem reside e trabalha na área.
Por conta do problema, a prefeitura da capital elabora um projeto para isentar o IPTU de imóveis na região. A proposta deve ser enviada à Câmara nesta semana.
Drogas e violência
No final de julho, 15 pessoas ligadas ao tráfico de drogas foram presas na região da Cracolândia. O local tem sido alvo constante de operações policiais.
Em entrevista à GloboNews no dia 31 de julho, o padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, falou sobre as intervenções e de como funciona o tráfico de drogas no local.
“A Cracolândia existe porque é um negócio rentável. Infelizmente a gente tem que, sem atacar ninguém, sem generalizar, sem dizer que são todos, mas há muito acordo, a Cracolândia funciona em cima de acordos, em cima de lucro, em cima de ganho”. ( Foto: Reprodução/TV Globo)