Coisas da Política – João Salame

FUMAÇA

O deputado Joaquim Passarinho (foto acima) não esteve presente na caravana do ex-presidente Jair Bolsonaro no giro que fez pelo Pará. Ele apresentou como justificativa o fato de estar se dedicando ao debate e votação do texto da reforma tributária. Mas há quem diga que tem caroço nesse angu. Que Passarinho não vem se sentindo confortável no partido com o comando dos deputado Eder Mauro e Rogério Barra, que têm imprimido um radicalismo que não tem a ver com o seu temperamento, mais moderado, apesar de conservador.

 

DIVERGÊNCIAS

Passarinho tem mantido distância de algumas candidaturas aprovadas pelo PL em vários municípios. Em Marabá, por exemplo, enquanto o PL aposta todas suas fichas em Toni Cunha, o deputado mantém boas relações com parte do grupo do prefeito Tião Miranda e, também, com o deputado Chamonzinho. Em Parauapebas e Altamira também existem divergências. Há quem diga que Passarinho pode, inclusive, em futuro próximo, deixar o PL, sobretudo se estiver ameaçada sua candidatura ao Senado, que é, hoje, seu grande objetivo.

 

ALINHAMENTOS

No universo do PL, Eder Mauro e Rogério Barra se alinham mais às posições do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse time podem ser incluídos os deputados delegado Caveira e Toni Cunha. Esse bloco assume posições mais duras. Já Joaquim Passarinho, com seu perfil moderado, é mais ligado ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Com posições mais políticas, no bloco conservador, ele tem proximidade com o deputado Aveilton Souza, que deixou o PL em direção ao PSD, e Wescley Tomaz (Avante).

 

ESTÍMULO

Deputado Toni Cunha (PL) está dos mais animados com sua candidatura a prefeito, sobretudo após a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro por Marabá. Ele aposta todas as suas fichas na mobilização das forças conservadoras do município, com destaque para forte adesão do setor empresarial e de fazendeiros. Está prevista para o segundo semestre uma outra visita de Bolsonaro dentro do cronograma de fortalecimento de suas pretensões.

 

CAPACIDADE

Já o deputado Dirceu ten Caten (PT) mostrou a força de sua candidatura no último sábado, ao reunir mais de 3 mil lideranças num grande ato público, com a presença da ex-governadora Ana Júlia Carepa, do vice-presidente nacional do PT e ex-deputado, Zé Geraldo, além dos deputados Airton Faleiro (PT) e Carlos Bordalo (PT). Dirceu articula uma visita a Marabá do vice-presidente Geraldo Alckmin, para uma reunião com empresários, e, depois, do presidente Lula.

 

DEFINIDO

Em Altamira, o médico Loredan Mello (PSD) – foto abaixo -,um dos favoritos na disputa pela sucessão do prefeito Claudomiro Gomes (PP), já definiu sua vice. Será a vereadora Thais Oliveira (PDT), filha do ex-vereador Marquinho Oliveira, que disputou a prefeitura em 2020. A escolha foi feita a 4 mãos. Os ex-deputados Paulo Bengtson e Giovanni Queiroz (PDT), juntamente com os deputados Júnior Ferrari (PSD) e José Priante (MDB) participaram da articulação.

 

 

ADVERSÁRIOS

O deputado Priante, mesmo sendo do MDB, não apoia a candidatura do seu partido no município. Não é de hoje que o parlamentar não se bica com o ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB). O governador Helder Barbalho queria a vereadora Thais como vice de Juvenil, que não aceitou a imposição. Daí o desembarque na chapa de Loredan, articulado por Priante. A coligação em torno do médico terá o PSD, PDT, Republicanos e Solidariedade.

 

LÍDER

Em São Miguel do Guamá, o prefeito Eduardo Pio X (MDB) continua disparado nas pesquisas de intenção de votos. Levantamento realizado pelo Instituto Doxa, entre os dias 6 e 9 de julho, aponta que, se as eleições ocorressem hoje, Eduardo teria 80,5% dos votos. Em segundo lugar, a atual vice-prefeita, Ana da Saúde (PMB), teria 3,8%. O prefeito tem seu governo aprovado por 95,1% e reprovado por 3,8%. A Pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-01063/2024.

 

MEDICILÂNDIA

Instituto Doxa realizou pesquisa em Medicilândia, município localizado na rodovia Transamazônica, entre os dias 27 e 29 de junho. Lá, a disputa está acirrada. Na pergunta estimulada, o ex-prefeito Celso Trzeciak (PSD) crava 41,3% das intenções de voto. O atual prefeito, Dr. Júlio Cesar do Egito (União Brasil) vem logo a seguir, com 37,6%. A vereadora Valdilene da Saúde (PL) aparece em terceiro lugar, com 6,2%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00265/2024.

 

MARITUBA

No município de Marituba, a prefeita Patrícia Alencar (MDB) – foto –  é favorita para retornar ao cargo, segundo pesquisa Doxa realizada entre os dias 4 e 7 de julho. Na pergunta estimulada, a atual gestora tem 55,5% das intenções de voto. Ela é seguida por Everaldo Aleixo (Podemos), com 10,5%; Marília Melo (PP), com 2,5% e Bruno Santiago (PSol), com (0,3%). O governo de Patrícia é aprovado por 93% e reprovado por 6%, segundo a Doxa. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-07447/2024.

 

 

REFORÇO

Depois do PSB, agora o deputado Igor Normando (MDB) comemora a adesão do União Brasil à sua pré-candidatura a prefeito de Belém. O anúncio foi feito, em ato público, pelo ministro Celso Sabino, líder maior do partido no Estado, e pela recém-filiada ex-secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, cotada para ser a vice de Normando. Com MDB, PSD, PSB, PP e União Brasil, Igor já tem um dos maiores tempos de televisão para enfrentar a disputa.

 

NOVO

Em Belém, o Partido Novo já definiu sua chapa para disputar a prefeitura. Ela será formada pelo professor Italo Abati como candidato a prefeito e o também professor Acilon Batista como vice. Os dois pretendem fugir da polarização entre direita e esquerda e apresentar propostas de modernização da gestão pública, além de um forte discurso em defesa de novas práticas na política.

 

PROJEÇÃO

O Fundo Monetário Internacional elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil para este ano. Dos 2% previstos anteriormente, agora o FMI projeta uma elevação do PIB em 2,5%. Os técnicos do Fundo visitaram o Brasil entre 15 e 27 de maio, para fazer uma avaliação da economia brasileira e destacaram medidas positivas, como a aprovação da reforma tributária sobre o consumo e o plano de transformação ecológica. O documento também cita a redução do desmatamento.

 

LIVRE

Depois de passar 28 dias preso, o vereador Joãozinho Barros, de Nova Ipixuna, acusado de ter mandado matar o também vereador Régis Santana, vai responder pelo crime em liberdade. Na decisão, a Justiça o deixa afastado das atividades parlamentares por 60 dias, mas continuará recebendo seus salários. Ele deve se recolher ao lar durante a noite, está proibido de frequentar bares e não pode manter contato com a vítima, testemunhas ou outros investigados. O caso continua gerando ampla repercussão no município.

 

COMUNICADO

Em Canaã dos Carajás, o vice-prefeito Zito Augusto (PDT) está com as barbas de molho. Numa conversa que teve recentemente com a prefeita Josemira Gadelha (MDB), ela lhe comunicou que está pensando em escolher um outro vice. Político experiente e aguerrido, Zito tem um grande time de lideranças ao seu redor, inclusive boa parte dos vereadores que compõem a atual Câmara Municipal. A depender de como solucionará o problema, a prefeita poderá ter um grande problema pra administrar.

 

CARO

Zito (foto) ainda está sem chão e pensando o que fazer. Com boa popularidade e capacidade de arregimentação, ele indica que não deixará barato essa possível exclusão da chapa, sobretudo porque agiu durante todo o seu mandato no sentido de fortalecer a administração de Josemira, atuando como secretário de Obras. Ou seja, tem emoção à vista nas eleições da prefeitura mais rica do Pará.

 

 

POSITIVA

Depois da pesquisa Genial/Quaest indicar uma melhora na avaliação do presidente Lula, agora é a vez do Ipec, formado por antigos executivos do antigo Ibope, chegar à mesma constatação. Pesquisa realizada entre os dias 4 e 8 de julho, com 2 mil eleitores sendo entrevistados em 129 cidades, indica que a avaliação positiva do governo Lula subiu de 33% para 37%. A aprovação de Lula ficou em 50%, contra 49% em março. E a desaprovação cravou 44% contra 45% em março.

 

TRIBUTÁRIA

Depois de longos anos sendo protelada, finalmente a Câmara Federal aprovou o texto da reforma tributária enviado pelo governo por 336 votos a favor e 142 contra. O texto colocou uma trava para a alíquota do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), incluiu remédios na lista de produtos com imposto reduzido e ampliou a cesta básica com imposto zero, com destaque para a carne, numa articulação que uniu o PT e integrantes da bancada ruralista.

 

PARAENSES

Como votaram os deputados paraenses? A favor do texto, com as alterações propostas, votaram os deputados Andreia Siqueira (MDB), Antônio Doido (MDB), Alessandra Haber (MDB), Elcione Barbalho (MDB), Henderson Pinto (MDB), José Priante (MDB), Renilce Nicodemos (MDB), Júnior Ferrari (PSD), Airton Faleiro (PT) e Dilvanda Faro (PT). Votaram contra os deputados Eder Mauro (PL), Delegado Caveira (PL), Joaquim Passarinho (PL) e Raimundo Santos (PSD). Não foram registrados os votos dos deputados Keniston Braga (MDB), Hélio Leite (União Brasil) e Olival Marques (MDB).

 

QUESTIONAMENTO

Prefeito Nélio Aguiar, de Santarém, publicou vídeo nas redes sociais protestando contra pesquisa Doxa realizada em seu município sobre as eleições para prefeito. Ele afirmou que o Instituto é costumeiro em errar em pesquisas e citou as duas vezes em que foi eleito como exemplo. Disse ainda que ao contrário do que foi publicado, o candidato José Maria Tapajós, apoiado por ele, está muito bem nas pesquisas a que ele tem acesso e não existe hipótese de que o nome de Tapajós seja retirado da disputa.

 

CONTRAPONTO

Dornélio Silva, diretor da Doxa, em contato com a Coluna, disse estranhar a posição do prefeito, pois a mesma não corresponde à realidade. Lembra que no dia 28 de novembro de 2020, no segundo turno das eleições em Santarém, o Instituto publicou pesquisa que indicava a vitória de Nélio Aguiar, com 65% dos votos válidos, contra 35% da então candidata Maria do Carmo (PT). Dornélio informou que publicará uma nota e um vídeo abordando a polêmica, em respeito aos que aprovam o trabalho do Instituto.

 

IMPUGNADA

Instituto Paraná Pesquisas registrou pesquisas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Dia 9 de julho fez o registro para Marabá, 10 para Parauapebas e 11 para Belém. Em Marabá, a pesquisa foi impugnada na Justiça pelo MDB. A liminar foi concedida. O Instituto recorreu da decisão.

 

FRASE

Horácio (filósofo e poeta romano): “E uma vez lançada, a palavra voa irrevogável”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress