NEGATIVO
Vereador Alécio Stringari (foto acima), presidente da Câmara Municipal de Marabá, em contato direto com a Coluna, afirma que a decisão do PDT de apoiar a candidatura a prefeito do deputado Chamonzinho (MDB) não é unânime. O parlamentar assegura que, além dele, o vereador Ronaldo da 33 e várias outras lideranças do partido continuam defendendo a candidatura do ex-secretário de Obras, Fábio Moreira (PSD). Registrado.
CHACINA
Em Jacundá, quatro pessoas foram mortas e três ficaram feridas numa chacina praticada no domingo, supostamente pelo controle do tráfico de drogas. Comenta-se que duas facções criminosas e uma milícia disputavam esse ponto de vendas. O governador determinou que o secretário de segurança e o delegado geral se deslocassem para a cidade para apurar as responsabilidades.
HOSPITAL
Enquanto o crime organizado volta as mostrar suas garras, inclusive em Belém, e a segurança apresenta problemas, um forte contingente de policiais e carros foi deslocado na manhã desta segunda-feira, para garantir que o Hospital de Urgência e Emergência de Ananindeua não seja aberto para atender a população. A ação foi recebida com protestos por manifestantes que defendiam o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), que recentemente inaugurou a unidade.
RAZOABILIDADE
Independente da polêmica sobre a indenização do prédio, sobre valores que foram pagos e os que restam a pagar, não é razoável que uma unidade de saúde bem aparelhada e com modernos equipamentos fique fechada e o atendimento à população seja impedido. Existem outros mecanismos para se equacionar dívidas à disposição da Justiça. Mais absurdo ainda é o deslocamento de forças policiais para assegurar que a unidade fique fechada.
OPORTUNISMO
Capitão Henrique Nassar na sua peregrinação para se tornar candidato a prefeito ou vice do PL em Belém. Ele denuncia os rumos que o PL está tomando no Pará, criticando o que chama de alianças com partidos de esquerda. Ingenuamente ou conscientemente, ele defende a candidatura do deputado Coronel Neil em Ananindeua, somando-se assim aos interesses do governador Helder Barbalho (MDB), a quem acusa de ser o principal aliado dos comunistas. Vá entender…
PESQUISA
Nesta terça-feira (9), o Instituto Doxa deve publicar uma nova rodada de pesquisa eleitoral em Santarém. O cenário promete não ser dos mais animadores para a candidatura do ex-deputado José Maria Tapajós (MDB). Coincidentemente, o prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) – foto abaixo -, a deputada Maria do Carmo (PT) e outras lideranças santarenas estão em Belém para conversar sobre o quadro político com o governador Helder Barbalho (MDB).
REUNIÃO
Deputado Dirceu ten Caten (PT), pré-candidato a prefeito de Marabá, reuniu com os candidatos a vereador e dirigentes do PSB no último final de semana. Na ocasião, propôs a aliança com o partido, inclusive com a possibilidade dos socialistas indicarem o vice de sua chapa. Por decisão coletiva, o PSB ouvirá os demais candidatos a prefeito antes de tomar sua decisão, apesar de enxergar com bons olhos uma possível aliança com Dirceu.
VICE
Em Nova Ipixuna, o candidato a prefeito Carlinhos do Mário (Solidariedade) já escolheu seu companheiro de chapa. Será o professor Goodson, que tem grande influência num dos maiores colégios eleitorais do município, localizado na área rural. Com a escolha, Carlinhos sinaliza compromisso com a educação e a comunidade rural. Ele enfrenta as fortes candidatura dos vereador Filho do Povão (PP) e do ex-secretário de Obras Everton Macias (MDB).
BREJO
Em Brejo Grande do Araguaia, as informações que chegam à Coluna é que o ex-prefeito Marcos Baixin (PP) será mesmo o candidato a prefeito, em lugar do atual prefeito Jesualdo Gomes (PP), que não está bem avaliado. A intenção é impedir a vitória do arqui-inimigo Geraldo Bila (MDB), que está bem posicionado nas pesquisas de intenção de votos.
DESISTIU
A ex-prefeita Maria Ribeiro (PSDB) desistiu de sua candidatura a prefeita de Palestina do Pará, por causa de pendências judiciais que ainda estão por ser julgadas. Maria, que é cunhada da ex-deputada Tetê Santos (PSDB) – foto abaixo – e tia do prefeito Cláudio Santos (PSDB), lidera as pesquisas no município. Todo o grupo tucano passa agora a apoiar a candidatura de Márcio Folha (PP), irmão do ex-prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Baixin.
FRENTE
Palestina tem um histórico de eleições disputadas ente dois grupos bem definidos. Os tucanos e os emedebistas. Pelo MDB, o ex-prefeito Valciney Gomes, inelegível, escolheu sua esposa, Frankslane Oliveira, para concorrer ao pleito. O grupo do prefeito Cláudio Santos, com Maria Ribeiro e Tetê Santos, juntamente com os ex-prefeitos Raimundo Barbosa e Adevaldo e a ex-vice-prefeita Edite, decidiram se unir para, mais uma vez, derrotar as pretensões do MDB.
ESQUERDA
Depois da vitória das forças de esquerda e centro-esquerda nas eleições da França e da Inglaterra e da possível vitória desses setores nas eleições que acontecerão no Uruguai, as atenções se voltam para a disputa eleitoral na terra do Tio Sam. O octagenário Joe Biden conseguirá impedir a vitória de Donald Trump? Esses resultados tem o dom de influenciar as disputas políticas que se avizinham nos demais países.
AUMENTO
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) aumentos nos preços da gasolina e do gás de botijão, diante da alta nas cotações internacionais do petróleo. O preço médio da gasolina nas refinarias estatais subirá R$ 0,20 por litro. Considerando a mistura obrigatória com etanol, o impacto esperado no preço final é de R$ 0,15. É o primeiro reajuste desde outubro de 2023. A empresa vinha operando com forte defasagem nas últimas semanas. O aumento deve jogar mais pressão sobre os índices de inflação.
LUTO
O comerciante Antônio Gonçalves de Souza, de 78 anos, faleceu na madrugada deste domingo, em Marabá. Cearense de nascimento, mas paraense de coração, mais conhecido como Antônio Doca, era figura querida e respeitada na cidade. Pai do vereador Márcio do São Félix (PSDB), o mais votado do município, deixa esposa e quatro filhos. A Coluna registra os pêsames para a família e amigos.
FRASE
Lema da Revolução Francesa: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.