Coisas da Política – João Salame

SINAIS

Independente da avaliação se deu mais ou menos pessoas no ato que protagonizou na Doca, a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Belém deixou alguns sinais. O primeiro: ele está em campanha aberta pela sucessão do presidente Lula, apesar de se encontrar inelegível no momento. No mínimo quer se consolidar como o maior cabo eleitoral da oposição. Segundo: o candidato a prefeito de Belém e homem forte do partido no Estado é o deputado federal Eder Mauro.

 

AGENDA

Nesta segunda-feira, depois de pousar em Marabá, Bolsonaro e sua esposa Michelle deslocam-se para São Geraldo do Araguaia. Vão visitar as obras da ponte entre o município e Xambioá, na divisa com o estado do Tocantins, que se intensificaram durante o seu governo. Depois retornam a Marabá. A partir das 16h realizam uma carreata do Aeroporto até a Marabá Pioneira, onde participam de ato público em apoio à candidatura do deputado Toni Cunha (PL) à prefeitura. Na terça estarão em Parauapebas em apoio à candidatura do médico Felipe Augusto (PL).

 

DISPARADO

Instituto Doxa realizou pesquisa em Ananindeua, entre os dias 20 e 23 de junho, sobre as eleições municipais. Na pergunta estimulada, o prefeito Daniel Santos (PSB), candidato a reeleição, dispara com 77,8% das intenções de voto. Num distante segundo lugar vem o deputado Antônio Doido (MDB), com 3%. Em seguida aparecem Miro Sanova (PT), com 2%; deputado Eliel Faustino (União Brasil), com 1,5%; Prof. Nilse (PDT), com 1% e Carlito Begot, com 0,8%. A gestão de Daniel Santos é aprovada por 81,9% e reprovada por 12,1%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09356/2024.

 

EXTREMOS

Vale tudo dentro do MDB para tentar levar a disputa em Ananindeua para o segundo turno. Isso inclui lançar o maior número possível de candidatos de oposição. Depois de sonhar com a candidatura do deputado Coronel Neil (PL), pela direita, para prefeito, as forças do Governo do Estado agora alimentam a esperança que o Psol também lance candidato. O nome especulado, segundo o jornalista Olavo Dutra, é do presidente do Sinttep local, Beto Andrade, que já teria se reunido com um emissário do governador para discutir logística de campanha.

 

JOGO

No entanto, como esta Coluna já informou, são praticamente nulas as chances do deputado Neil ser candidato pelo PL em Ananindeua. No município, o partido é controlado pelo deputado Eder Mauro, que não se bica com o coronel. Inclusive, na visita do presidente Bolsonaro a Belém neste domingo, Neil foi impedido de entrar no almoço organizado por Eder Mauro para o ex-presidente. Resta saber se o PSol, que vem sofrendo duro ataque do MDB em Belém, vai entrar no jogo.

 

EMPATE

Nova rodada de pesquisa Doxa em Belém apontou empate técnico entre os principais candidatos. Realizada entre os dias 24 e 27 de junho, a pesquisa, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, aponta Eder Mauro (PL), com 19,1%; Igor Normando (MDB), com 18,8%; Edmilson Rodrigues (PSol), com 14,8%; Thiago Araújo (Republicanos), com 12,1%; delegado Eguchi (PRTB), com 7,4%; Jefferson Lima (Podemos), com 7,2%; Capitão Nassar (PL), com 2,8%; Marcos Souza (Agir), com 1,2% e Ítalo Abatti (Novo), com 1,2%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-084440/2024.

 

 

SIGILOSA

Semana passada, titulares de pastas do Governo do Estado foram chamados para uma reunião no salão de recepção “Guedes de Oliveira Eventos”, que pertence ao chefe da Casa Civil, Luziel Guedes (foto). O encontro, sob o comando do governador Helder Barbalho, foi altamente vigiado, com os presentes sendo obrigados a deixar os celulares na recepção. Na ocasião, o ex-deputado Cássio Andrade foi apresentado como coordenador geral da campanha de Igor Normando para a prefeitura e Luziel como vice-coordenador.

 

EMPENHO

Na reunião, Helder enfatizou que todos os partidos já tiveram a oportunidade de administrar Belém e que, agora, é a hora do MDB. A ordem é de empenho total e de não economizar recursos na empreitada. A escolha de Cássio Andrade para coordenador geral da campanha também deixa claro que o caminho está livre para que a ex-secretária de Cultura, Úrsula Vidal (União Brasil), seja a vice na chapa de Normando.

 

AVANÇO

Sob a batuta de Elson Lourinho e Andrea Amador, a Rede Sustentabilidade no Pará avançou de uma legenda desorganizada e sem direção em 2019 para uma organização que saiu das cercanias de Belém. Em 2024, a Rede terá candidatos majoritários em Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Vigia e Soure. A legenda tem 210 candidatos a vereador em 35 municípios, apostando na reeleição de seus atuais 4 vereadores e na ampliação da bancada.

 

INSATISFAÇÃO

Em Belém, contudo, onde a Rede tem o vereador Igor Andrade como líder do governo, a insatisfação na militância é grande, pelo fato do partido não estar contemplado no secretariado do prefeito Edmilson Rodrigues, a exemplo das demais organizações de esquerda. Aliás, registre-se que essa é uma reivindicação da legenda desde 2021. A Rede, como se sabe, faz parte da Federação com o PSol.

 

COFRES

Prefeituras de todo o País receberam na última sexta-feira o equivalente a 5,997 bilhões de reais do Fundo de Participação dos Municípios, incluído o repasse do Fundeb. O valor representa um aumento de 34,41% em relação ao mesmo período do ano passado em termos nominais. Se for descontada a inflação do período, o aumento foi de 27,90%. Em 2024, os repasses do FPM já apresentam uma alta de 14,51% em relação a 2023. Ou seja, as prefeituras estão de cofres cheios.

 

GUERRA

Em Santa Izabel do Pará, os institutos de pesquisa não se entendem. O Instituto Exata publicou levantamento no qual o candidato Totó (PP) está à frente das pesquisas na disputa pela prefeitura, com 36,4% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Neneco Tavares (MDB), com 20,8%. Ele é apoiado pelo atual prefeito, Evandro Watanabe. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de maio e 1 de junho e foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05892/2024.

 

FOCO

Já o Instituto Foco Produções e Pesquisas realizou levantamento entre os dias 11 e 13 de junho e apresenta números bem diferentes. Pelo levantamento, Neneco Tavares (MDB) lidera, com 42,4% das intenções de voto, enquanto Totó (PP) alcança 32,9%. Quando são apresentados outros candidatos, Neneco aparece com 40,7%, Totó com 20%, Milton Yamada (PSD), com 13,2% e Shigueó (PRD), com 4,2%. Convenhamos, a diferença entre as duas pesquisas é abissal.

 

LIDERANÇAS

Dia 11 de julho (quinta-feira), deputado Dirceu ten Caten (PT) realiza mais uma grande reunião de lideranças dentro da organização de sua candidatura a prefeito de Marabá. São esperadas pelo menos 3 mil lideranças. O parlamentar já confirmou presença de vários deputados estaduais e federais do PT, PSol e PSB no evento. Até mesmo o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é esperado.

 

 

ADESÕES

Depois que assumiu claramente sua candidatura a prefeito de Marabá, o deputado Chamonzinho vem colecionando apoios (foto acima). Além do seu MDB, já declararam engajamento em sua campanha o PSDB, Republicanos, União Brasil e PRD. Esse leque de legendas soma cerca de 110 candidatos a vereador. Para os próximos dias são esperadas novas adesões.

 

ROLO

Como era esperado, o Plenário da Assembleia Legislativa, em sua última sessão do primeiro semestre, aprovou projeto de Lei de autoria do Executivo no caso dos precatórios do Fundef, com prejuízo para os professores e servidores da educação. O cálculo dos 60% a serem destinados aos servidores será realizado em cima dos 687 milhões originais, deixando de fora os juros, no valor de 251 milhões de reais. O restante do dinheiro deverá ser aplicado em melhorias na estrutura física das escolas.

 

EMENDAS

Várias emendas ao projeto foram rejeitadas. Entre elas a que defendia que os juros também fossem computados no repasse a ser feito aos servidores. Votaram nas emendas derrotadas os deputados Erick Monteiro (PSDB), Dirceu ten Caten (PT), Carlos Bordallo (PT), Elias Santiago (PT), Maria do Carmo (PT), Lívia Duarte (PSol), Rogério Barra (PL), Coronel Neil (PL), Toni Cunha (PL), Bob Flay (PRD) e Wescley Tomaz (Avante). Essa foi a primeira parcela. Outras duas ainda serão repassadas pela União, totalizando algo em torno de 3 bilhões de reais.

 

 

CONTRA

Protestaram contra o projeto e votaram contra, os deputados Erick Monteiro (PSDB) (foto) , Lívia Duarte (PSol), Toni Cunha (PL) e Rogério Barra (PL). O deputado Wescley Tomaz (Avante) se absteve. A bancada do PT votou a favor, depois de fazer acordo para que o projeto beneficie não apenas os profissionais do ensino fundamental, mas todos os profissionais da educação básica, incluindo os da educação infantil e do ensino médio, que estavam excluídos no projeto original.

 

ACORDO

A montanha pariu um rato. Pelo menos é o que deduz da nota publicada pelo Supremo Tribunal Federal a respeito do acordo celebrado entre a Vale, Mineração Onça Puma, Salobo Metais e Governo do Pará a respeito da paralisação das Minas do Sossego (Canaã dos Carajás) e Onça Puma (Ourilândia do Norte). Foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), validado pelo ministro Luís Roberto Barroso, onde as empresas deverão cumprir algumas condicionantes.

 

CONDICIONANTES

De acordo com a Nota, “as empresas deverão priorizar a contratação de mão-de-obra local nas áreas de influência direta dos empreendimentos (São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás e Parauapebas)”. As mineradoras também se comprometem a não remover pessoas, em qualquer situação, sem o conhecimento prévio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As licenças estavam suspensas desde fevereiro. Algum outro acordo de bastidor deve ter ocorrido. Se as condicionantes foram apenas essas divulgadas, fez-se muito barulho por pouco.

 

 

SANTARÉM

Instituto Doxa realizou pesquisa em Santarém Novo entre os dias 19 e 23 de junho. Pelo levantamento, o prefeito Thiago Pimentel (MDB) – foto – é amplo favorito para a reeleição, com 52,2% das intenções de voto. Zedequias (PSD) vem em segundo, com 32,1%. O governo de Pimentel é aprovado por 62% e reprovado por 33,3% dos entrevistados. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09758/2024.

 

ARQUIVADO

A terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou, por unanimidade, o arquivamento do processo que o delegado federal Eguchi respondia por supostos vazamentos de informações confidenciais da Polícia Federal. Todos os seus bens apreendidos foram devolvidos. Na sentença, a desembargadora relatora afirma que “percebe-se claramente perseguição política e pessoal contra o delegado Eguchi”.

 

DINAMARCA

O redator desta coluna se encontra em Copenhague e, por esse motivo, durante o mês de julho, não obedeceremos à periodicidade normal de nossas publicações. Por esse motivo pedimos compreensão aos nossos leitores. Ao final do mês já estaremos em condições normais de trabalho. Boas férias a todos!

 

FRASES

William Shakeaspeare (dramaturgo inglês): “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”.

Relacionados

plugins premium WordPress