APOIO
Candidata a prefeita pelo MDB de São João do Araguaia, Neuzinha Martins recebeu semana passada o importante apoio do pastor Josué Bengtson, ex-deputado federal e líder da Igreja do Evangelho Quadrangular. A articulação foi do ex-deputado Evaldo Bichara, que viabilizou o encontro entre os dois. Neuzinha é filha do ex-prefeito Mário Martins e da ex-prefeita Marlene Martins. O casal ocupou a prefeitura por quatro mandatos.
PARAUAPEBAS
Começou a guerra das pesquisas em Parauapebas. Nesse mês de junho duas delas circularam no município com números que colocam a pulga atrás da orelha do eleitor. Numa delas, do Instituto Simetria, o vereador Aurélio Goiano (Avante) aparece com 45,8% das intenções de voto contra 24,7% do vereador Rafael Ribeiro (União Brasil). Na outra, do Instituto Skala, Goiano crava 53%, contra 18,4% de Ribeiro. Os demais candidatos apresentam pontuação abaixo dos 5% em ambas as pesquisas. Tem algo de errado na terra do ferro.
HOMOLOGADA
A candidatura a prefeito de Robson Peres, pelo PT de Jacundá, foi homologada pela Comissão Executiva Estadual do partido, em reunião realizada no último dia 13 de junho. Ao todo, foram autorizadas candidaturas próprias ou em aliança em 22 municípios do Estado. Desses, cinco são candidaturas próprias: Dom Eliseu (João Batista), Afuá (Júnior Borges), Santa Isabel do Pará (Cibele Sarmento), Jacundá (Robson Peres) e São João da Ponta (Ricardo). Nos demais municípios são em apoio a outros partidos.
COLIGAÇÃO
Na reunião, o PT aprovou apoio às seguintes candidaturas: Aurora do Pará (Vanessa Gusmão-MDB), Curuá (Jair Damasceno-UB), Santarém Novo (Thiago Pimentel-MDB), Irituia (Marcos Tonheiro-MDB), Melgaço (Zé Viegas-MDB), Capitão Poço (Fernanda Tonheiro-PP), Ourilândia do Norte (Denis Alves-UB), Nova Esperança do Piriá (Valcirlei Holanda-UB), Itaituba (Nidocemos Aguiar-MDB), Eldorado dos Carajás (Iara Braga-UB), Mocajuba (Fabrício Braga-MDB), Marapanim (Anderson Dias-MDB), Abel Figueiredo (Marcone Lacerda-UB), Pau D’Arco (Domingos Enfermeiro-MDB), Marituba (Patrícia Alencar-MDB), Salvaterra (Valentim Lucas-MDB) e Terra Alta (Michel Pessoa-REP).
OFICIAL
Agora é oficial. O deputado Chamonzinho (MDB) se apresentou como pré-candidato a prefeito de Marabá cercado por vereadores e lideranças, entre os quais o vice-prefeito Luciano Dias (PDT). Agora, ele deve iniciar o diálogo com partidos políticos visando formar a coligação que dará sustentação à sua candidatura. O Marketing deverá ficar a cargo de Ricardo Amado, o mesmo que comanda as ações publicitárias do governador Helder Barbalho.
APRESENTAÇÃO
Acompanhado do presidente da Fundação Cultural do Pará, Tiago Miranda, está em Belém o candidato a prefeito de Marabá, Fábio Moreira (PSD). Ele foi conversar com o governador Helder Barbalho e, ao mesmo tempo, aproveitou para manter contato com dirigentes partidários na capital. Noviço em campanhas eleitorais, Fábio está cumprindo o roteiro que se espera de um estreante.
VICE
Por sinal, ainda não está definido quem será o vice de Fábio na disputa pela prefeitura. O nome mais especulado é o do vereador Alécio Stringari (PDT), com forte influência na área rural do município. Mas o presidente do PDT, vereador Miguelito Gomes, adianta que antes de se falar é vice é fundamental definir uma política voltada para a construção de um movimento em condições de vencer as eleições.
CAL
Uma pá de cal foi jogada na polêmica que se estabeleceu nas redes sociais sobre o possível impedimento da candidatura do prefeito Daniel Santos pelo PSB, em Ananindeua. Um duro pronunciamento do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, deixou claro que Daniel será o candidato do partido à reeleição. E Siqueira já comunicou ao prefeito que estará presente na Convenção Municipal do partido para celebrar a decisão.
REAÇÃO
Equipe do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) reagiu com sangue frio à divulgação de pesquisa do Instituto Paraná, na qual o deputado Eder Mauro (PL) lidera com vantagem a disputa e é seguido, em segundo lugar, pelo deputado Igor Normando (MDB), já descolando de Ed, que ocupa a terceira posição, de acordo com o levantamento. No entorno do prefeito, a voz corrente é que o gestor está preocupado agora em realizar entregas de obras e está tranquilo em relação à disputa.
SENSAÇÃO
Segundo essa avaliação, a melhoria na limpeza da cidade e as obras que serão entregues nos próximos 15 dias já começam a produzir uma melhora na imagem de Edmilson. Ressaltando que a pesquisa Paraná foi encomendada por aliados do MDB, o núcleo pensante de Edmilson aposta no grande pacote de obras que será inaugurado até as eleições e na força da militância para ir ao segundo turno e vencer as eleições.
PACOTE
Nos próximos 15 dias, o prefeito pretende entregar 2 km da rodovia Augusto Montenegro, com ciclovia e urbanização; a revitalização de 3 importantes praças, Batista Campos, Dom Mário Vilas Boas e Dom Alberto Ramos (Marambaia); a 1ª. Etapa da nova Rômulo Maiorana (antiga 25); a Ladeira do Castelo (Complexo do Ver-o-Peso) e mais 50 ruas com drenagem e pavimentação, em todos os distritos da periferia.
COMPLEMENTO
Edmilson pretende também entregar o Mercado de São Braz completamente requalificado, em setembro, aos permissionários. O local está com 70% das obras concluídas. A equipe de Ed destaca ainda o impacto das chamadas obras sociais, tais como o programa de regularização fundiária, que consideram o maior do País. Além do Bora Belém, com 18 mil famílias recebendo entre 300 e 500 reais por mês, além de apoio para ações de empreendedorismo.
SANTARÉM
Dia 21 o governador Helder Barbalho estará em Santarém para inaugurar duas obras no aniversário da cidade. Na oportunidade deve prestigiar a candidatura do ex-deputado José Maria Tapajós (MDB), que disputará a prefeitura. Já no início de agosto quem deve pisar em solo santareno é o ex-presidente Jair Bolsonaro, para declarar apoio à candidatura do vereador JK do Povão (PL), que lidera as pesquisas para a sucessão do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil).
FRASE
Voltaire (filósofo francês): “A esperança é um alimento da alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo”.