CANDIDATO
Ex-deputado Júnior Hage (PP) obteve importante vitória no Tribunal Superior Eleitoral. Por 7 votos a 0 ele teve confirmada sua candidatura nas eleições suplementares que acontecerão em Monte Alegre este mês. Ele teve questionado seu domicílio eleitoral. O Juiz local validou sua candidatura. O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou, por 4 votos a 2, e agora o TSE manteve, por unanimidade. Júnior é o líder nas pesquisas realizadas até aqui.
MARABÁ
Ex-vereadora e advogada Irismar Melo é pré-candidata a prefeita de Marabá pelo Progressistas (PP). Com base forte no meio evangélico e no movimento de mulheres, Irismar se caracteriza também por ser boa oradora e formuladora de políticas públicas. O esposo, o advogado Vanderlei Melo, muito querido na cidade, será candidato a vereador, para tentar a ocupação de um espaço que já pertenceu à sua esposa.
SECRETÁRIO
O marabaense Humberto Bozi Spíndola (foto) é o novo secretário de Estado de Articulação da Cidadania, em substituição ao deputado Igor Normando (MDB), que se afastou do cargo para se candidatar à prefeitura de Belém. Ele ocupava a função de secretário Adjunto de Gestão das Usinas da Paz e é pessoa de extrema confiança de Igor. Com 32 anos de idade, Humberto é graduado em Administração pela UFPA e tem MBA em gestão pública. Assume a secretaria Adjunta o ex-vereador de Pau D’Arco, Cleidson Alves, o Cleidinho.
SUBSTITUTOS
Em substituição ao secretário de Esportes e Lazer, Cássio Andrade (PSB), o governador nomeou Ana Paula Moraes da Cunha Alves, que ocupava a função de secretária Adjunta. No lugar da secretária de Cultura, Úrsula Vidal, e nomeou para o seu lugar Bruno Chagas da Silva Rodrigues Ferreira. Úrsula, no entanto, não ficará desempregada. Ela foi nomeada para o cargo de Assessora Especial, que tem um prazo mais dilatado para desincompatibilização para efeito de disputa eleitoral. Como se sabe, ela e Cássio têm os nomes cotados para ocupar a vice na chapa de Igor Normando.
OUTROS
No Diário Oficial de 5 de junho foram publicadas também a exoneração de Miro Sanova, da presidência da Funtelpa, que passa a ser ocupada por Marcelo Gomes Alves da Silva. Miro pretende ser candidato a prefeito de Ananindeua pelo PT. O D.O. publicou também a exoneração de José Alexandre Buchacra Araújo da presidência da Fadep, que deve concorrer à prefeitura de Capanema. E de Ana Renata Brito de Sousa (MDB), ex-prefeita de Primavera, lotada no Gabinete do Governador. Ela vai concorrer novamente ao cargo.
REPROVAÇÃO
A Câmara Municipal de Palestina do Pará, em votação realizada na quinta-feira (6), por 7 votos a 1 e 1 abstenção, reprovou as contas de 2004 do ex-prefeito Valciney Ferreira Gomes (MDB), confirmando assim a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Votaram pela reprovação os vereadores Jankelson Lima (PSD), Pastor Domingos Barbosa (PSD), Valéria Mendonça (PSDB), Luís Domingos (PSDB), Luan Brito (PSDB) e o presidente da Casa, Ronaldo Chaves (PSDB). Votou pela aprovação o vereador Thiago Silva (MDB). A vereadora Silvane Benfica (PDT) não compareceu.
PROFESSORES
Na votação das emendas que beneficiam os professores nas Comissões da Alepa, na última terça-feira, PT, PL, Psol e o deputado Erik Monteiro (PSDB), alinhado ao prefeito Daniel Santos (PSB), votaram em bloco contra o relatório do governo, que exclui os juros do cálculo dos 60% que têm que ser repassados aos professores, no caso dos precatórios do Fundef. Uma diferença de 150 milhões de reais. Chama a atenção a união desses parlamentares.
POSTURA
Desde que o governador Helder Barbalho (MDB) lançou a candidatura de Igor Normando (MDB) em Belém, rompendo a possível aliança pela reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), e também após a negativa para que a deputada Maria do Carmo (PT) fosse a candidata do governo em Santarém, setores do PT e o Psol estão mais independentes. É certo que uma pauta envolvendo os direitos dos professores sempre foi prioridade para os dois partidos, mas em outras ocasiões não menos importantes essas legendas marcharam ao lado do governo.
BLOCO
Votaram juntos a oposição de direita e os partidos de esquerda que, de alguma forma, estão descontentes com a movimentação do MDB. Eles lamentam que Helder sempre se beneficiou do apoio da esquerda e agora não está dando o troco. Será uma sinalização do que vai ocorrer em Belém, caso Igor Normando vá ao segundo turno? Ainda que de um lado esteja o bolsonarista Éder Mauro e de outro, a militância de esquerda? Ou, no mínimo, um cruzar de braços? O fato é que no entorno do prefeito, entre quatro paredes, os adjetivos utilizados, quando se trata do governador não são os mais generosos. Como diria o saudoso Gerson Peres: “em política a gente vê até boi avoar”.
ALMEIRIM
Em Almeirim, cidade localizada na Calha Norte, a prefeita Maria Lucidalva Bezerra, a Lúcia do Líder (MDB), concorre à reeleição. A oposição ainda não chegou a um denominador comum, se pode ou não caminhar unida. Mas uma candidatura já está colocada. É a do atual vice-prefeito, Karol Sarges Souza (foto acima) , o dr. Karol (Solidariedade). Ele foi candidato a deputado estadual em 2022 e tem se posicionado como forte opositor da atual gestora.
XINGU
Em São Félix do Xingu mais uma pré-candidatura a prefeito está nas ruas. É a do presidente da Associação dos Moradores da polêmica gleba Apyterewa, Vicente de Paulo, mais conhecido como Paulinho Apyterewa. Ele lidera os interesses dos pequenos agricultores que foram objetos da desintrusão da área indígena, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Reforçando que é a favor do respeito ao meio ambiente e às determinações legais, Paulinho coloca como prioridade de suas ações a luta pela compensação financeira para os agricultores retirados da área.
INSPIRAÇÃO
O deputado estadual Thiago Araújo (Republicanos) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Belém, nesta quinta-feira (6), na sede da escola de Samba do Rancho, no bairro do Jurunas. Em seu discurso fez questão de ressaltar que pretende governar com parcerias, tendo bom relacionamento com os governos estadual e federal. E que vai se inspirar na gestão do prefeito Daniel Santos (PSB), de Ananindeua. Ele reafirmou que sua candidatura não tem dono, que o dono será o povo de Belém, numa crítica velada aos seus concorrentes.
ARCON
Marcos Dias do Nascimento, o Marcos Baixin (foto) , pediu exoneração do cargo de diretor da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), para deixar seu nome em condições de disputar as eleições em Brejo Grande do Araguaia, onde já foi prefeito. Baixin está preocupado com o desgaste do atual prefeito, Jesualdo Nunes Gomes (PP), que pertence ao seu grupo, e com o crescimento da candidatura do adversário e ex-prefeito Geraldo Bila (MDB).
HIPÓTESES
Com boa popularidade, pois deixou a prefeitura com excelente avaliação, Marcos Baixin vai ficar no banco de reservas, pronto para entrar em campo, como candidato a prefeito ou vice de Jesualdo. Pelas redes sociais, avisou aos amigos que deixa o cargo momentaneamente e pretende voltar a ele após as eleições. No seu lugar dele, na Arcon, ficou o ex-vereador de Piçarra, Fabrício Rodrigues Costa. A indicação do cargo é da lavra do deputado estadual Chamonzinho (MDB). Baixin foi candidato a deputado estadual pelo PSB, ficando na segunda suplência, mas decidiu se filiar ao PP.
RECORDE
Os resultados da produção animal no primeiro trimestre de 2024 demonstram que o abate de bovinos subiu 24,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o de suínos caiu 1,6% e o de frangos teve queda de 1,2%. Já a aquisição de peças de couro pelos curtumes teve alta de 19,9%. Foram produzidos 1,10 bilhões de dúzias de ovos de galinha, uma alta de 6,1% em relação ao mesmo período de 2023. São Paulo, com 26,4% da produção nacional, continua a ser o maior produtor de ovos do país. Os dados são do IBGE.
FRASE
Leonardo da Vinci (artista italiano): “Repreende o amigo em segredo e elogia-o em público”