Coisas da Política – João Salame

FPM

Prefeituras de todo o País recebem nessa sexta-feira o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica repasse da ordem de 1,9 bilhão de reais. Em relação ao mesmo período de 2022, a transferência será 26,7% superior, resultado que reduz para 21,20% quando se considera a inflação. Mas a CNM alerta que esse aumento é sazonal, em função da maior arrecadação do Imposto de Renda e não deve se repetir nos próximos meses. A CNM alerta que, considerando apenas o segundo semestre, o impacto negativo do FPM é de 1,5 bilhão de reais.

 

APOIO

Diretório Nacional do PT está entusiasmado com a candidatura do deputado Dirceu ten Caten para disputar a prefeitura de Marabá. Tanto que no próximo dia 6 de novembro, quando o parlamentar comemora aniversário, diversos vídeos de apoio serão gravados por estrelas nacionais do partido, como a presidente Gleice Hoffman e o ministro Fernando Haddad, além de deputados federais e senadores.

 

MULHER

Bem posicionada nas pesquisas e enquetes internas dos partidos e com público cativo na capital, a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, é um dos nomes que o governador Helder Barbalho dispõe na eventualidade de uma candidatura própria do MDB em Belém, ao lado de nomes como o do deputado federal José Priante e do estadual Zeca Pirão. A coluna apurou que na pesquisa que o Instituto Mentor está realizando esta semana, ela aparece bem colocada nas respostas espontâneas.

 

RAIZ

Fonte segura dentro do PT garante para a coluna que é praticamente impossível a filiação dos deputados Igor Normando e Zeca Pirão para a disputa da prefeitura de Belém. Que a tendência do partido é acompanhar a reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) e que todos os esforços serão dirigidos para esse entendimento. Numa hipótese, hoje remota, do partido apresentar candidatura própria, será de um quadro histórico do PT. Ou seja, um candidato raiz.

 

VITÓRIA

Prefeito Darci Lermen (MDB) e seu vice, João do Verdurão, comemorando a vitória apertada e suada obtida no Tribunal Regional Eleitoral esta semana. Por 4 votos a 3 a Corte decidiu manter seus mandatos à frente da Prefeitura de Parauapebas. Essa ação vinha sendo uma espada sobre a cabeça do gestor que, agora, pretende se dedicar a recuperar a popularidade de sua administração que vem em processo de queda acelerada.

 

ADEPOL

A chapa Renovadepol, de oposição, venceu as eleições para a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol). Por 303 votos a 272, ela derrotou a chapa “Avançar”, que tinha como presidente a delegada Maria José e como vice Alessandra Jorge, e era apoiada pelo atual presidente da entidade, delegado João Moraes. A nova diretoria é encabeçada pelas delegadas Flávia Leal (presidente) e Maria Júlia (vice)

 

SECRETÁRIO

Ex-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Charles Tocantins (abaixo) voltou a ocupar a secretaria de Saúde de Cametá. A nomeação faz parte de um pacote de negociação do prefeito Victor Cassiano (MDB) com o ex-prefeito Waldoli Valente. Antes adversários ferrenhos, agora caminharão juntos para reeleger o atual gestor. O sobrinho de Waldoli, Biro-Biro, é o novo adjunto da pasta.

 

SECA

Deputado Henderson Pinto (MDB) articulou junto ao ministro das Cidades, Jader Filho, a inclusão do Pará na Medida Provisória que cria o auxílio emergencial destinados aos Estados que se encontram em situação de emergência devido à seca, com foco nas comunidades de pescadores. A frente de trabalho, a partir dos recursos liberados, deve se concentrar na região Oeste do Pará. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou da audiência.

 

REGRAS

A Agência Nacional de Mineração realiza nesta sexta-feira, entre 14h30 e 18h30, uma audiência pública on line para esclarecer ao novas regras e critérios para o cálculo das parcelas da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral). Pelo novo modelo, além dos municípios produtores, os demais que são afetados pela atividade também serão contemplados. Quem estiver interessado em participar deve acessar o canal da ANM no YouTube utilizando a plataforma “Teams”.

 

LUTO

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, Michele Farias, irmã do presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves, Tiago Miranda. Ela estava em um ônibus que sofreu um acidente na noite de quinta-feira, na PA 150, município de Tailândia. Chegou a ser levada ao hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos. Ela era funcionária do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Marabá. A coluna registra os pêsames a toda sua família.

 

ANIVERSÁRIO

O jovem bacharel Renan Soares (abaixo), de Barcarena, comemora aniversário nesta sexta-feira com uma grande festa popular. Candidato a vereador nas eleições do ano que vem, Renan é filho da advogada dra. Regina Soares, que já foi suplente de vereadora no município. Muito querido na cidade pelos trabalhos sociais que realiza com cursos profissionalizantes que atendem cerca de 700 alunos, o jovem bacharel desponta como um dos candidatos favoritos a ocupar uma vaga na Câmara Municipal.

AUDIÊNCIA

Secretaria de Estado de Meio Ambiente promoveu nesta sexta-feira Audiência Pública em Ponta de Pedras (Ilha do Marajó), para avaliar os impactos positivos e negativos da instalação de um Terminal de Uso Privativo (TUP) no município, a ser explorado pela empresa Louis Dreyfus Company (LDC), que pretende colocar em funcionamento um Terminal para escoamento de produtos agrícolas. O TUP está projetado para ser instalado na área conhecida como “Enseada do Malato”.

 

PROCESSO

As obras só terão início após a concessão da Licença de Instalação, que é uma etapa posterior à concessão da Licença Prévia, estágio atual do projeto. A primeira fase consiste na instalação de apoio alfandegado em terra, 6 fundeios para estacionamentos de barcaças e 2 fundeios para operação de até dois navios com balsas-guindaste. A segunda fase consistirá na construção das estruturas em terra, com a implantação de um píer destinado a atracação e carregamento de navios, uma estação de descarga, correias transportadoras e 12 silos para armazenamento de grãos.

 

PRESENÇA

Na audiência pública, etapa necessária para a concessão da Licença Prévia, estiveram presentes o presidente da LDC, João Paiva, a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, Sandro Resque (Semas), Hugo Deleon, diretor da APA Marajó no Ideflor Bio e Marcelo Diniz, responsável pelo EIA/Rima da empresa de Consultoria Ambiental ARCADIS.

 

FRASE

Platão (filósofo grego): “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress