Coisas da Política – João Salame

SAIDINHA

Aconteceu o que era esperado. Por larga maioria, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula que permitia as chamadas “saidinhas” de presos com bom comportamento, para visita às famílias em datas especiais, dentro de uma lógica de ressocialização. Apesar de praticamente todos os especialistas em segurança afirmarem que a medida não diminui a violência, ao contrário, pode ocasionar rebeliões em presídios, os parlamentares votaram sob pressão de uma sociedade cansada pela ineficiência das políticas de segurança, que tornaram a violência um drama social.

 

PRESSÃO

Na Câmara Federal foram 314 votos pela derrubada do veto contra 126 votos a favor da manutenção. Já no Senado, o placar foi de 52 votos pela derrubada contra 11. Até mesmo parlamentares do PT e do PSB, núcleo da chapa Lula-Alckmin, votaram contra a “saidinha”. Foram os casos do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e da deputada Maria do Rosário (PT-RS). No PSB, votaram pela derrubada do veto os deputados Duarte Jr. (MA), Lucas Ramos (PE) e Tabata Amaral (SP), além dos senadores Chico Rodrigues (RR) e Flávio Arns (PR).

 

PARAENSES

Na bancada paraense votaram pela derrubada do veto, consequentemente contra a “saidinha”, os deputados Antônio Doido (MDB), Del. Eder Mauro (PL), Delegado Caveira (PL), Dra. Alessandra Haber (MDB), Hélio Leite (União Brasil), Joaquim Passarinho (PL), Júnior Ferrari (PSD), Olival Marques (MDB), Raimundo Santos (PSD) e Renilce Nicodemos (MDB). A favor do veto votaram os deputados Airon Faleiro (PT), Andreia Siqueira (MDB), Divanda Faro (PT) e Keniston Braga (MDB). Ausentes os deputados Henderson Pinto (MDB), Elcione Barbalho (MDB) e José Priante (MDB). No Senado, Beto Faro (PT) e Jader Barbalho (MDB) votaram sim e Zequinha Marinho (Podemos) votou não.

 

XINGU

Em São Félix do Xingu, o prefeito João Cleber (MDB) não deve ter a tranquilidade que esperava na sua tentativa de reeleição. É que o deputado federal delegado Caveira (PL), que ostenta enormes índices de aprovação naquele município, onde foi vereador, lançou a candidatura de Sílvio Coelho, o Sílvio do Terraço Hotel (PL), que vem ganhando adesões a cada dia. Pesquisas internas indicam que a maioria do eleitorado votaria num candidato apoiado por Caveira (foto). O bicho vai pegar!

 

 

XINGUARA

O efeito bolsonarista, forte na região Sul do Pará, está produzindo dor de cabeça ao candidato até então favorito nas pesquisas para a prefeitura de Xinguara, o ex-prefeito Osvaldinho Assunção. Desde sua filiação ao MDB, vem crescendo entre os pecuaristas e setores conservadores a candidatura do fazendeiro Enric Laureano (PL), que também tem o apoio do deputado Caveira (PL). Esses segmentos bolsonaristas não ficaram satisfeitos com a filiação de Osvaldinho ao MDB.

 

DILEMA

Além disso, a filiação de Osvaldinho foi chancelada pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB). O governador não apareceu na foto, comenta-se, devido a arrependimentos que teria tido com Osvaldinho no passado. O fato é que o prefeito Moacir Pires (União Brasil) tem se aproveitado disso para receber apoio do Governo do Estado, sobretudo em pavimentação de ruas, o que estaria melhorando a popularidade de seu governo e, consequentemente, as intenções de voto em torno do seu nome. Vai ter emoção na capital do boi gordo.

 

FAKE

Assessoria de comunicação do prefeito Tião Miranda (PSD) soltou nota negando que ele tenha afirmado que será candidato governador no encontro que lançou a pré-candidatura do seu ex-secretário de Obras, Fábio Moreira, à sua sucessão. Chegou a afirmar que os comunicadores que deram notícia produziram um fake. Na realidade, no entorno do prefeito, o temor é que a notícia aumente ainda mais a tensão com o governador Helder Barbalho (MDB) que, como todo mundo sabe, tem jogado pesado para viabilizar o nome de sua vice, Hana Gassan (MDB), à sua sucessão.

 

INCONTINÊNCIA

O discurso do prefeito Tião Miranda dizendo que, caso Fábio Moreira seja eleito, ele disputaria o Governo do Estado, foi ouvido por todos os presentes. Portanto, não se trata de um fake. Seria mais correto se a assessoria, com o apoio de TM, admitisse que ele cometeu um “excesso de retórica, no calor do entusiasmo”. Ou então que reproduzisse o que Tião tem dito, após a sua incontinência verbal, que não tem a menor vontade de disputar o mandato de governador. Culpar o sofá pela traição da língua, isso sim, é fake.

 

JACUNDÁ

Em Jacundá, o prefeito Itonir Tavares (MDB), que também esperava uma reeleição tranquila, já começa a enxergar no seu caminho candidaturas adversárias. Além do ex-secretário de Finanças do município, Robson Peres, que colocou seu nome à disposição do PT, cresce a possibilidade da candidatura do popular vereador Daniel dos Estudantes (PSD). Já os setores conservadores e de direita pretendem lançar o nome do vendedor de bois, Jackson Pinheiro (PL).

 

 

REELEITO

O Reitor da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Ribeiro da Costa (foto acima), foi reeleito pela comunidade acadêmica para liderar a instituição pelos próximos quatro anos. Tendo como vice a professora Lucélia Cardoso Cavalcante, a chapa 2, “Somos Todos Unifesspa”, venceu com 55% dos votos de média final, computando os sufrágios de técnicos, professores e estudantes. A chapa 1, encabeçada pelo ex-reitor Maurílio Monteiro, agradeceu o apoio recebido durante a campanha e prometeu oposição construtiva.

 

FUMAÇA

Em audiência realizada no Supremo Tribunal Federal na última segunda-feira (28), o governo do Pará e a mineradora Vale não acabaram com suas desavenças em relação aos projetos Sossego e Onça Puma, respectivamente, em Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte. Mas avançaram na possibilidade de um acordo que permita a volta do funcionamento das duas minas. O grande embate se dá em função do suposto descumprimento de ações de mitigação dos impactos ambientais decorrentes da mineração, segundo acusa o Governo do Estado.

 

PONTOS

O Governo do Pará identifica 14 pontos que considera como cumprimento insatisfatório por parte da Companhia Vale nos dois projetos. Na reunião houve um alinhamento nas questões consideradas mais sensíveis. A Vale se comprometeu a apresentar um relatório de impacto ambiental que atenda às expectativas do Estado. Um novo encontro entre as partes envolvidas está marcado para o dia 20 de junho. Enquanto isso as minas estão paralisadas e milhares de trabalhadores apreensivos.

 

FPM

Nesta quarta-feira, as prefeituras brasileiras receberam 5,9 bilhões de reais referentes à terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a retenção Fundeb, o repasse fica em 4,7 bilhões de reais. O repasse é 29,53% maior do que o depositado no mesmo período do ano passado, mas, descontada a inflação, o crescimento é de 25,01%. O mês de maio fechou com 11,25% de crescimento em relação ao mesmo período de 2023. Descontada a inflação, a alta foi de 7,36%.

 

SALINÓPOLIS

Instituto Doxa realizou pesquisa em Salinópolis entre os dias 22 e 25 de maio. Na pergunta estimulada, o prefeito Kaká Sena (PP) larga na frente, com 36,2%. Ele é seguido pelo ex-prefeito Paulo Henrique (MDB), com 29,1%. Marcelo Botelho (PT) aparece com 1,5% e Zé Carlos Casemirão (PL), tem 1,3%. O prefeito Kaká tem seu governo aprovado por 65% e reprovado por 27,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04133/2024.

 

 

COMANDANTE

Ministra Carmen Lúcia (foto) assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 3 de junho, em substituição ao ministro Alexandre de Moraes. Ela irá comandar a Corte nas eleições de outubro deste ano. Ela foi relatora das resoluções com as novas regras eleitorais, inclusive as que orientam o uso da inteligência artificial nas campanhas. A magistrada ficará na presidência até 2026. Carmen Lúcia tem 70 anos e foi indicada para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula.

 

INTELIGÊNCIA

O uso de Fake News, ou notícias falsas, é um dos desafios do processo eleitoral. Com essa preocupação, o senador Beto Faro (PT) requereu a realização de audiência pública na Comissão de Defesa da Democracia do Senado para debater a “Democracia e as Eleições: o impacto da inteligência artificial no contexto eleitoral brasileiro”. Para essa audiência serão convidados representantes do TSE, Advocacia Geral da União, Ministério da Justiça e representantes da META, Tik Tok, Google, C (antigo Twitter) e Estela Aranha, membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU) para inteligência artificial.

 

FRASE

George Jacques Danton (revolucionário francês): “Não há nada mais difícil do que definir um crime político”.

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress