Coisas da Política – João Salame

ELEITORADO

O Tribunal Regional Eleitoral fechou agora, em 8 de maio, o número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. No Estado foram registrados 6.182.763 eleitores, um acréscimo de mais de 356 mil novos eleitores em relação a 2022, quando tínhamos 5.826.144 votantes. O crescimento foi da ordem de 6,12%. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para acontecer no dia 6 de outubro e, o segundo turno, caso ocorra, será realizado no dia 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

 

SEGUNDO

Parauapebas entrou no seleto grupo de municípios com possibilidade de realização de segundo turno nas eleições. O município pulou de 182.036 para 200.529 eleitores, um crescimento da ordem de 10,16%. Belém perdeu eleitorado, saindo de 1.066.424, em 2022, para 1.056.697 em 2024. Já Ananindeua passou de 349.253 para 357.989 eleitores. Santarém pulou de237.411 para 246.570 eleitores. E Marabá, no quinto lugar, ainda terá que eleger seu prefeito no primeiro turno. O município passou de 170.714 para 176.523 eleitores.

 

CANDIDATO

Diante desse cenário, o deputado Keniston Braga (MDB) decidiu que será candidato a prefeito em Parauapebas, enfrentando as candidaturas do vereador Aurélio Goiano (Avante), vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), dr. Felipe Augusto (PL) e Hipólito da H2 (Podemos). Com o advento do segundo turno novos nomes podem surgir na disputa, aumentando ainda mais as opções para o eleitor.

 

PRESTÍGIO

Numa pesquisa realizada pelo Instituto Genial/Quaest, com 183 deputados federais, o ministro das Cidades, o paraense Jader Filho (MDB) – foto -foi eleito o segundo articulador mais efetivo do governo, atrás apenas do ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Jader recebeu 4% dos parlamentares, enquanto Padilha ficou com 12%. O Ministério das Cidades abriga programas importantes, como o Minha Casa, Minha Vida e está na linha de frente do auxílio às vítimas da tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul, por isso é muito procurado pelos deputados.

 

 

RESERVAS

O Brasil fechou 2023 com US$ 355 bilhões em reservas internacionais, uma “poupança” que o governo faz em moedas estrangeiras e que funciona como um seguro contra crises externas. O número apresenta um crescimento de 9,3%, ou US$ 30,3 bilhões, em relação ao patamar de 2022. Com os dólares, o País tem mais autonomia e não fica dependente, por exemplo, de empréstimos externos, como do Fundo Monetário Internacional (FMI) buscados recentemente pela Argentina.

 

SAMBA

A Escola de Samba Grande Rio anunciou, no último sábado (25), que o carnaval de 2025 da agremiação carioca terá como tema o enredo “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nos cantos do carimbó”, numa homenagem ao nosso Estado. A Escola deve contar com o patrocínio financeiro do Governo do Pará para levar o samba para a Marquês de Sapucaí.

 

HISTÓRIA

É a terceira vez que o Pará é homenageado no Sambódromo do Rio de Janeiro. A primeira foi com a Beija-Flor, em 1998, quando a Escola foi campeã com o samba-enredo homenageando a Ilha do Marajó, durante o governo Almir Gabriel.  Em 2004, foi a vez da Escola de Samba Viradouro, no governo de Simão Jatene. Como sempre, naqueles anos e agora, a destinação de recursos públicos para patrocinar a cultura em outros Estados, ainda que seja divulgando o Pará, produz polêmicas envolvendo governo e oposição. Agora não será diferente.

 

LANÇAMENTO

Num ato locado de lideranças na sede da Maçonaria do bairro Novo Horizonte, em Marabá, no último sábado, o prefeito Tião Miranda (PSD), ao lado do deputado Júnior Ferrari (PSD) e vereadores da sua base de apoio, lançou a pré-candidatura do seu ex-secretário de Obras, Fábio Moreira (PSD), para disputar a sua sucessão. O nome de Fábio foi definido nos últimos dias e nunca disputou eleições. Ele depende fortemente do prestígio de seu padrinho político para subir nas pesquisas.

 

 

TOCADOR

No seu discurso, Tião Miranda (acima) fez questão de ressaltar sua imagem de tocador de obras ao dizer que no seu governo as obras têm início, meio e fim. E finalizou dizendo que, se eleger Fábio como seu sucessor, pode apresentar seu nome para disputar o Governo do Estado. A fala foi interpretada como uma indireta ao governador Helder Barbalho.

 

ESPECULAÇÃO

Recentemente, um vídeo publicado por ocasião do aniversário de Marabá, onde Helder e Chamonzinho parabenizam a cidade e falam da construção da ponte do Rio Itacaiúnas, que tem participação do Governo do Estado, irritou ainda mais o prefeito. Tião considera a ponte, bancada principalmente com recursos da prefeitura, como sua obra-prima. Quem está na expectativa se a candidatura de Fábio emplaca ou não é o deputado Toni Cunha (PL), que sonha com o apoio de Tião Miranda e com o prefeito indicando o seu vice.

 

FÉRIAS

A Companhia Vale anunciou férias coletivas a 149 trabalhadores da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, a partir de 13 de junho, em consequência da interdição provocada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). E semana passada, no dia 23, outros 108 trabalhadores da Mina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, também explorada pela empresa, entraram em férias coletivas pelo mesmo motivo.

 

REFREGA

A queda-de-braço entre a Companhia Vale e o Governo do Estado tem deixado as populações de Ourilândia do Norte, Tucumã e Canaã dos Carajás apreensivas, com reflexos negativos diretos nos comércios locais. Além das férias coletivas, a Vale cancelou o processo de contratação de 130 trabalhadores em Onça Puma e 115 na Mina do Sossego. Apesar de manter os empregos enquanto a crise não é resolvida, a medida atropela todo o planejamento de férias das famílias dos trabalhadores.

 

PRESSÃO

A Vale tem afirmado que essas paralisações estão prejudicando seus contratos internacionais e compromissos assumidos com as comunidades indígenas da região. Ela estima o prejuízo em cerca de 16,6 milhões de reais por dia. A Sema afirma que a Vale não tem cumprido com as condicionantes das licenças ambientais. A disputa entre o Governo do Estado e a empresa já está no âmbito judicial, em apreciação no Supremo Tribunal Federal. Já os sindicatos, representados pelo Metabase, tem apelado ao governo para que resolva a crise, sob pena de prejudicar milhares de trabalhadores.

 

ALTAMIRA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Altamira entre os dias 17 e 20 de maio. Na pergunta estimulada, o ex-vereador Dr. Loredan Mello (PSD) aparece em primeiro lugar, com 24,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB), com 19,4%. O atual prefeito, Claudomiro Gomes (PP), tem 10,2% e a ex-prefeita Odileida Sampaio (PSDB) tem 9,8%. São seguidos por engenheiro Diogo, com 6,4%; Mázio do Posto (PL), com 2,6%; Dra. Thais, com 2,2%; Josiane (PT), com 2,0% e prof. Raimundo, com 0,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E., sob o número PA-09914/2024.

 

SAIU

Publicitário Glauco Lima deixou a coordenação de marketing do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Ele vai se dedicar a projetos para os quais foi convidado em municípios do interior de São Paulo e no extremo norte do país envolvendo campanhas eleitorais. O novo comandante de Ed nessa área deve vir da Bahia, estado conhecido por exportar marqueteiros por todo o País.

 

 

BELÉM

Deputado estadual Thiago Araújo (Republicanos) – foto –  prepara para o próximo dia 6 de junho, o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Belém. O evento ocorrerá na Sede do Rancho, no bairro do Jurunas, às 18h30. Bem posicionado nas pesquisas, ele espera fugir da polarização entre direita e esquerda e se apresentar como uma opção de pacificação e de competência para gerir os destinos da capital paraense.

 

DESONERAÇÃO

Movimento municipalista comemora conquistas importantes durante a Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília semana passada. Foi mantida a desoneração da folha de pagamento dos municípios com o Regime Geral de Previdência Social em 8% – ao invés de 20% – até o fim de 2024 e o compromisso da União e do Legislativo de seguir a negociação e encontrar uma solução para os anos futuros. Essa era a principal reivindicação do movimento.

 

CONQUISTAS

A Marcha obteve outras vitórias importantes, com a concordância do Governo Federal, que atendeu pleitos considerados estruturais para as contas públicas municipais, tais como o refinanciamento das dívidas previdenciárias, novo modelo para pagamento de precatórios e extensão da Reforma da Previdência de 2019 para os municípios. Foi decidido ainda que repasses e convênios de até 1,5 milhão serão realizados com isenção de taxas bancárias, pagamentos em parcela única e redução da burocracia para análise dos projetos.

 

MORADIA

A Marcha dos Prefeitos também contabiliza como vitória a decisão do governo Lula em estender para os municípios de até 50 mil habitantes o Programa Minha Casa, Minha Vida. Essa modalidade de construção de moradia popular não estava disponível para esses municípios, que se constituem a maioria dos entes federativos do País. O movimento entende essa decisão como importante para deter o crescimento ainda maior das grandes cidades.

 

FALECIMENTO

Neste domingo (26), faleceu o vice-prefeito de São Geraldo do Araguaia, dr. Edison Luiz Ferreira, por complicações de saúde. Ele tinha 76 anos de idade e era médico cirurgião muito conceituado no município. A Coluna apresenta condolências à família.

 

FRASE

Winston Churchill (líder inglês): “A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress