Coisas da Política – João Salame

MARCHA

Brasília está tomada por prefeitos de todo o país. Eles participam da Marcha Nacional dos Prefeitos, um evento organizado anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na solenidade de abertura realizada na terça-feira (21), o presidente Lula compareceu e levou a tiracolo seus principais ministros. Na sua fala foi vaiado por uma parte da plateia e aplaudido pelos demais, numa demonstração de que a polarização política ainda emite seus sinais.

 

ANÚNCIO

No entanto, após sua fala, nos corredores, Lula foi bastante elogiado. Por colocar seu governo à disposição de todos os prefeitos, independentemente de partido; pelo apoio à desoneração da folha de pagamento das prefeituras; pela demonstração de que os repasses para as prefeituras estão evoluindo e por recursos prometidos para os municípios através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras iniciativas do governo federal. Agora é esperar o próximo ano pra ver se as promessas serão cumpridas.

 

DÍVIDA

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, disse que hoje o maior dilema das prefeituras é a dívida com a Previdência. Pelos dados da CNM, o valor das dívidas de 4,2 mil prefeituras com o regime geral é de 248 bilhões de reais. Já 81% dos 2.180 municípios com regime de previdência própria, a dívida é de 312 bilhões de reais, além de um passivo atuarial de 1,1 trilhão de reais. Para ele, a dívida é impagável e o governo precisa encontrar uma solução para o problema.

 

EQUIPAMENTOS

Deputada Alessandra Haber (MDB) – na foto abaixo – esteve na Faculdade de Medicina da UFPa para comemorar o recebimento, pela instituição, de emenda parlamentar de sua autoria, no valor de 870 mil reais, destinada a compra de diversos equipamentos de última geração. Entre esses equipamentos estão simuladores, que possibilitam associar a prática necessária ainda durante a fase de aprendizado do aluno, otimizando assim sua formação e oferecendo aos futuros pacientes um profissional melhor preparado e com menos dúvida com relação aos procedimentos clínicos.

 

 

CONVITE

Vice-presidente Geraldo Alckmin, através da sua assessoria, telefonou ao prefeito Daniel Santos (PSB) para convidá-lo a estar nesta quarta-feira (22), no aeroporto, e acompanhar sua comitiva rumo ao Hangar Centro de Convenções, onde ocorre a Feira da Indústria paraense. Alckmin realiza a fala de abertura, já que ocupa também o cargo de ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio.

 

REPRESENTAÇÃO

Governador Helder Barbalho (MDB) não estará em Belém para receber o vice-presidente Geraldo Alckmin e por isso mesmo também não participa da solenidade de abertura da Feira da Indústria paraense. Ele vai estar em um evento na Bahia. Helder será substituído pela vice-governadora Hana Ghassan (MDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Chicão (MDB).

 

EMPRÉSTIMO

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou esta semana mais um empréstimo ao Governo do estado, desta vez da ordem de 1,3 bilhão de reais. O dinheiro será investido em drenagem e pavimentação, a cargo da Secretaria de Obras do Estado, e em saneamento, para melhorar os serviços da Cosanpa. Ao todo, durante o governo de Helder Barbalho, a Alepa já aprovou mais de 15 bilhões de reais em operações de crédito.

 

DENÚNCIA

O Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará tem denunciado a decisão do governo do Pará em privatizar os serviços de distribuição de água da Cosanpa. E considera no mínimo estranho que, às vésperas de terceirizar esse importante serviço da companhia, abrindo as portas para sua privatização, endivide o povo paraense com esse empréstimo, para depois entregar a empresa para a iniciativa privada.

 

ENDIVIDADOS

Segundo dados do Banco Central, os estados brasileiros possuem uma dívida de cerca de 765 bilhões de reais com o governo federal. No topo da lista está São Paulo, com cerca de 280 bilhões de reais; seguido do Rio de Janeiro, com 160 bilhões; Minas Gerais, com 148 bilhões e o Rio Grande do Sul, com 95 bilhões. O Pará tem uma dívida com a União de 1,156 bilhão de reais. A menor dívida é do estado do Tocantins, com apenas 622 mil reais.

 

AGRADECIMENTO

Senador Beto Faro (PT) – na foto abaixo -, em reunião com o presidente Lula, agradeceu a inclusão de 41 municípios do Pará no Novo PAC. No conjunto das obras previstas pelo governo, o Pará terá as mais importantes, como a Ponte sobre o Rio Xingu; Pavimentação da BR-230; Duplicação da BR 316 (Castanhal-Trevo de Salinas), pavimentação da BR 308 (Viseu-Bragança); Dragagem e Derrocagem do Pedral do Lourenção (Itupiranga) e moradias do Minha Casa Minha Vida.

 

 

ARROZ

Senador Beto Faro (PT) questionou e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) garantiu que o governo Lula vai mesmo importar 1 milhão de toneladas de arroz para impedir especulação com o preço do produto em virtude das enchentes no Rio Grande do sul, principal estado produtor do País. Num primeiro momento serão importadas 300 mil toneladas de arroz, informa o senador. Nas redes sociais bombou a informação que o governo tinha desistido da iniciativa.

 

REUNIÃO

Prefeito Tião Miranda (PSD) e seu candidato à sucessão, o ex-secretário de Obras Fábio Souza (PSD), recebem nesta sexta-feira, em Marabá, o deputado federal Júnior Ferrari, presidente estadual do PSD. A reunião tem como objetivo estimular a campanha do candidato apoiado por TM e apresentar os candidatos a vereador do partido. O evento acontecerá as 19h, na Maçonaria do bairro Novo Horizonte.

 

MOJUÍ

Instituto Destak realizou pesquisa eleitoral em Mojuí dos Campos entre os dias 1 e 3 de maio. Registrada no T.R.E. sob o número PA-03822/2024, ela aponta, na pergunta estimulada, que o ex-prefeito Jailson Alves lidera as intenções de voto, com 56%, tendo como oponente o prefeito Marco Antônio (MDB), que aparece com 37%. O atual prefeito tem sua gestão aprovada por 42% dos entrevistados e reprovada por 46%.

 

OEIRAS

Instituto Doxa realizou pesquisa em Oeiras do Pará entre os dias 16 e 19 de maio. Na pergunta estimulada, pelos números, a prefeita Gilma Ribeiro (PP) lidera as intenções de votos, com 37,5%. Ela é seguida pelo ex-prefeito Dinaldo Aires (MDB), com 18,8%; Jesus Nahum (PSD), com 18,3%; Vadoca (Republicanos), com 3,0%; Ely Batista, com 2,5%; José Siqueira (PSDB), com 1,0% e o vereador Josiel Maciel, com 0,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-07931/2024.

 

GRITO

Cerca de 10 mil agricultores de todo o País estão em Brasília participando do 24º Grito da Terra, em defesa de mais recursos para a agricultura familiar. Eles criticam o modelo agroexportador, que degrada o meio ambiente e defendem o fortalecimento de uma agricultura sustentável, voltada para o mercado interno e que dê condições de trabalho a milhões de pequenos e médios agricultores.

 

BICOLOR

A apaixonada torcida do Paysandu inaugurou, em Marabá, o Instituto Bicolor Marabaense (IBM), no popular bairro da Liberdade. O local será destinado à promoção de projetos sociais nas áreas de saúde, educação e esportes e conta com a participação de membros da sociedade civil que torcem pelo Papão. O Instituto é presidido pelo médico Anderson Huhm (na foto abaixo) e conta na sua diretoria com empresários e políticos bicolores, como o presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereador Alécio Stringari (PDT).

 

 

OFICIAL

Foi rápida a resposta do Diretório Estadual do PT à Comissão Executiva do partido em Ananindeua, que emitiu Nota Pública dizendo que o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Miro Sanova à prefeitura, na próxima sexta-feira, não encontra nenhum respaldo legal nas instâncias do partido. Comandada pelo senador Beto Faro, a Executiva Estadual respaldou o evento, que acontecerá este final de semana. No sábado, a militância do partido no município realiza encontro eleitoral para definir sua posição.

 

NACIONAL

Amanhã (23), em Brasília, reúne-se o Grupo de Trabalho Eleitoral nacional do PT, coordenado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). A expectativa dos defensores da candidatura de Miro Sanova é que ela seja aprovada neste encontro. Mas os que pensam diferente, como o ex-deputado Zé Geraldo, operam para evitar essa decisão e que seja respaldada a opinião da militância do partido em Ananindeua, que, na sua maioria, querem a aliança em torno da reeleição do prefeito Daniel Santos (PSB).

 

REGISTRO

Pelo sim, pelo não, como o argumento mais forte para impedir a aliança com Daniel é o lançamento de candidatura própria, os que não concordam com a candidatura de Miro já registraram um nome para disputar a prefeitura, na hipótese da Executiva Nacional decidir que o partido tem que ter candidato. É o ex-secretário de Agricultura do município, Pedro Soares, que, afirmam seus defensores, tem a maioria do partido e está à frente de Miro nas pesquisas. Nesse caso, o GTE vai ter que decidir de que forma será escolhido o candidato.

 

FRASE

Sigmund Freud (psicanalista austríaco): “O pensamento é o ensaio da ação”.

Relacionados

plugins premium WordPress