ESTRATÉGIA
Deputado Antônio Doido (MDB) aposta na estratégia do governador Helder Barbalho para levar a eleição em Ananindeua para o segundo turno. A ideia é combinar o lançamento de diversas candidaturas, para impedir que o prefeito Daniel Santos (PSB) se reeleja no primeiro turno, com o uso massivo de recursos financeiros na captação de votos. No campo do governador, além de Doido, projeta-se o lançamento das candidaturas do deputado Eliel Faustino (União Brasil) e da ex-deputada professora Nilce (PDT).
ESQUERDA
Se em Belém o MDB torpedeia a esquerda, retirando partidos da base de apoio de Edmilson Rodrigues, como fez recentemente com o PSB, para tentar eleger o deputado Igor Normando (MDB), em Ananindeua o governador espera contar com o apoio dessa mesma esquerda para minar as chances do prefeito Daniel Santos se reeleger no primeiro turno. Para isso, conta com as candidaturas de Miro Sanova, pelo PT, e outra do Psol.
TRANQUILO
Não há nada no horizonte que tire a tranquilidade do deputado Chamonzinho (MDB) – foto -no que se refere às eleições de Marabá. De posse de pesquisas internas que lhe garantem a liderança do processo, ele não quer antecipar a campanha eleitoral e correr o risco de cometer qualquer ilegalidade. Por enquanto, se dedica a estudar minuciosamente os números da prefeitura e esboçar um plano de governo para apresentar aos eleitores no momento oportuno.
MOBILIZAÇÃO
Já o deputado Dirceu ten Caten (PT) aposta na mobilização de lideranças para fazer o seu nome crescer no eleitorado marabaense. O parlamentar tem feito sucessivas reuniões, mobilizando centenas de formadores de opinião. Ele decidiu também vincular seu nome cada vez mais ao do presidente Lula, que, apesar de derrotado em Marabá, obteve 46% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais no município. A ideia é mostrar que apenas ele representa esse eleitorado.
COMPARATIVO
Na disputa que se instalou entre o governador Helder Barbalho e o prefeito Daniel Santos proliferam as guerras de narrativas. Vereadores do MDB em Ananindeua, antes aliados e ardorosos defensores de Daniel, agora o acusam de ter endividado em demasia o município. O portal Estado do Pará On Line noticiou que a prefeitura, pelo segundo ano consecutivo, recebeu a nota máxima (A), no índice de capacidade de pagamentos (CAPAG), dada pela Secretaria de Tesouro Nacional. Já o Governo do Estado ficou com nota B.
NÚMEROS
Até agora, a prefeitura de Ananindeua contraiu empréstimos no valor de 600 milhões de reais. Já o Estado se endividou em 14 bilhões de reais durante o governo Helder Barbalho. Quando Daniel Santos assumiu a prefeitura, a nota do município era “C”. Ao dar a nota “A”, o Tesouro Nacional avalia que a prefeitura tem capacidade de honrar seus compromissos, pois está gerando recursos suficientes para cobrir suas despesas e tem boa liquidez para lidar com suas obrigações imediatas.
CONSELHEIRA
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou na última terça-feira (14) o nome da advogada e ex-deputada federal Ann Pontes (foto)para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Sérgio Leão no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ela é esposa do ex-prefeito de Tucuruí e ex-deputado estadual Parsifal Pontes. Seu nome foi apresentado inicialmente pelo deputado Gustavo Seffer (PSD) e recebeu o apoio da maioria dos líderes e diversos parlamentares.
NOMEAÇÃO
O Decreto Legislativo autorizando a nomeação já foi promulgado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na própria terça-feira (14). Agora, só falta a nomeação, que deverá ser feita pelo governador Helder Barbalho (MDB). Ann Pontes recebeu 34 votos favoráveis, contra 3 votos para Elcias Oliveira (deputados Rogério Barra, Toni Cunha e Coronel Neil, todos do PL), 1 voto em branco (deputada Lívia Duarte-Psol) e 3 ausências.
INIMIGO
Em Parauapebas, especula-se que o governador tenha deflagrado o movimento para dialogar com o vereador bolsonarista Aurélio Goiano (Avante), líder nas pesquisas para a prefeitura. Nesse caso, a irritação maior é com o prefeito Darci Lermen (MDB) e seu candidato, Rafael Ribeiro (União Brasil), que não cederam à vontade de HB de emplacar o deputado Ivanaldo Braz (PDT) como candidato. Nos bastidores, já se comenta sobre possíveis operações do Gaeco na capital do ferro.
PARAUAPEBAS
Pesquisa realizada pelo Instituto Data Populi, em Parauapebas, divulgada na última segunda-feira, afirma que o vereador Aurélio Goiano (Avante) lidera as intenções de votos, com 44,4%. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), apoiado pelo prefeito Darci Lermen (MDB), vem em segundo com 23%. Dr. Felipe Augusto (PL) aparece em terceiro, com 8,7% e e o empresário Hipólito da H2 (Podemos) soma 4,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-802/2024).
AVEIRO
O Instituto MB Braga realizou pesquisa no município de Aveiro, no Oeste paraense, entre os dias 1 e 5 de maio. De acordo com o levantamento, Gerdal Diniz (MDB), apoiado pelo prefeito Vilson Gonçalves (MDB), lidera as intenções de votos com 53,39%, seguido por Concy Santiago (PSD), com 24,63%; Fernando Soares (União Brasil), com 11,07% e Nailson do Gás, com 3,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-32013/2024.
BREVES
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Breves, município mais populoso da Ilha do Marajó, entre os dias 8 e 11 de maio. Pelo levantamento, o deputado estadual Luth Rebelo (PP) lidera as intenções de votos, com 47,4%. O prefeito Xarão Leão (MDB) vem em segundo lugar, com 37,7%. Adriano Sarges aparece com 2,2% e o vereador professor Serafim (PP) tem 1,3%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-9940/2024.
JACUNDÁ
Em Jacundá muitos já dão como favas contadas a reeleição do prefeito Itoni Tavares (MDB), sobretudo após a filiação do ex-prefeito e líder do bolsonarismo na cidade, Adão Ribeiro, ao MDB. Mas haverá disputa. Além do ex-secretário de finanças, Robson Peres (PT), que está colocando seu nome à disposição do partido, especula-se que o popular vereador Daniel dos Estudantes (PSD) – foto acima – está estudando a possibilidade de se lançar candidato.
QUIETO
Mesmo descontente por não ter sido o escolhido pelo governador para representar o MDB na disputa pela prefeitura de Belém, o deputado José Priante (MDB) decidiu não criar marola. Ele aposta no crescimento de seu mandato em diversos municípios do Estado, onde elegerá prefeitos aliados, ao mesmo tempo em que turbina de recursos a secretaria estadual das Cidades, que lhe foi oferecida pelo governador. Priante já está com os olhos voltados para 2026.
DESINCOMPATIBILIZAÇÃO
Após a divulgação, nesta Coluna, que o atual secretário de Esportes e Lazer do Estado, Cássio Andrade, tem seu nome cotado para ser o vice de Igor Normando na disputa pela prefeitura de Belém, muitos leitores nos questionaram se ele não estaria impedido, pelo fato de não ter se desincompatibilizado do cargo que ocupa no prazo legal. Negativo. O prazo de desincompatibilização de secretários que pretendem concorrer ao Executivo é de 4 meses. De 6 meses apenas para os que desejam concorrer ao Legislativo.
LUTO
Os amantes do futebol estão tristes com o falecimento, ontem, do radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, no Rio de Janeiro. Criador de expressões como “chocolate”, para explicar uma goleada, “geraldinos e arquibaldos”, para diferenciar torcedores que frequentavam a geral e a arquibancada, além de suas narrações vibrantes, Apolinho, apesar de flamenguista apaixonado, era querido por todas as torcidas. Coisa cada vez mais rara num mundo polarizado pela intolerância.
LUTO 2
Faleceu em Marabá nesta quarta-feira, aos 76 anos, Natanael Pereira Sodré, ser humano dos mais queridos no município. Ele foi secretário de finanças da Prefeitura de Marabá, na gestão do falecido prefeito Geraldo Veloso. Nossos pêsames mais sinceros à sua família.
FRASE
Joseph Goebbels (ideólogo da propaganda nazista): “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.