PALESTRANTE
Prefeito Daniel Santos (PSB) será palestrante no 2º Congresso Nacional de Gestão Pública, que acontece em Brasília nesta quinta-feira (9), no Hotel Royal Tulip. Autoridades de várias regiões do país estão entre os palestrantes, entre eles o ministro do STF, André Mendonça; o ministro do TCU, Weder de Oliveira; o procurador Geral da República, Paulo Gonet; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; e os governadores do Amapá, Clécio Luís; do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do Mato Grosso, Mauro Mendes; de Pernambuco, Raquel Lira; de São Paulo, Tarcísio Freitas e de Goiás, Ronaldo Caiado, entre outros.
TEMA
A participação do prefeito de Ananindeua será às 16h, no debate do tema: “Questões atuais do municipalismo e os desafios dos prefeitos na era digital”. A mediadora será a deputada estadual de Mato Grosso, Janaina Riva, e os debatedores serão Daniel Santos; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado do Paraná, Marcelo Rangel Cruz de Oliveira. O evento é realizado pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).
UNIFESSPA
Na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) o clima está quente. É que no próximo dia 27 acontecerá eleição para a escolha do novo reitor da instituição. Apenas dois candidatos concorrem. O atual reitor, Francisco Ribeiro, que apesar de ter sido nomeado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter sido o terceiro mais votado pela comunidade universitária na lista tríplice enviada ao Planalto, já era ligado ao PT; e o ex-reitor Maurílio Monteiro, também petista, nomeado pela presidente Dilma Roussef, quando da criação da Unifesspa.
UNIVERSITÁRIO
Um sonho de Marabá e região pode se tornar realidade. A implantação de um Hospital Universitário para 240 leitos, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tudo começou com o empenho do deputado Dirceu ten Caten (PT) – foto acima – que conseguiu colocar a ideia no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. Depois articulou para que fosse colocada como ordem de prioridade no Ministério da Educação. Agora, Dirceu se empenha para que o presidente Lula faça o anúncio ainda este ano da decisão de construir o hospital.
HOMOLOGADA
A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu na última segunda-feira (6) e decidiu homologar as candidaturas que o partido vai lançar ou apoiar em municípios com mais de 100 mil eleitores. Ao todo foram homologadas 64 candidaturas em diversos Estados da Federação. No Pará, apenas duas candidaturas foram homologadas. A do deputado Dirceu ten Caten, candidato a prefeito de Marabá, e a do professor José Domingos, que disputará em Cametá.
POPULARIDADE
Mais uma pesquisa Quaest sobre a popularidade do governo Lula foi divulgada nesta quarta-feira (8). Segundo o levantamento, 50% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Lula, enquanto 47% desaprovam. É a primeira vez que aprovação e desaprovação se equiparam desde o início do seu mandato. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, os números refletem uma interrupção na queda de aprovação, principalmente devido à melhora da imagem de Lula no Sul do País e entre os evangélicos.
SENTIMENTO
No entanto, Felipe Nunes observa que ainda persiste a percepção negativa em relação á economia, com muitas pessoas sentindo que Lula não vem cumprindo suas promessas. Já entre os evangélicos, a desaprovação caiu de 62% para 58% e a aprovação subiu de 35% pata 39% nesse grupo. No Sul do País houve um aumento de sete pontos na avaliação positiva de Lula, passando de 40% para 47%, enquanto a rejeição diminuiu de 57% para 52%. Sobre a administração, 33% consideram a gestão positiva e mesmo número a consideram negativa. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.045 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 6 de maio.
CASSADO
Nesta terça-feira (7), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu por unanimidade a fraude à cota de gênero praticada pelo PTB nas eleições municipais de 2020, em Belém. Com isso, os votos do partido foram anulados e o único vereador eleito pela legenda, João Coelho, hoje no PDT, teve o seu mandato cassado. Ele é irmão do deputado Adriano Coelho (PDT) e foi o sexto mais votado, com 9.493 votos.
PAUTA
Na sexta-feira deve ir para a pauta a ação que, pelo mesmo motivo, pede a cassação dos mandatos dos vereadores Túlio Neves e Roni Gás, que se elegeram em Belém pelo Pros. Hoje Túlio está no PSD e Roni no MDB. Ambos já estão afastados do mandato, por decisão liminar da ministra Carmen Lúcia. Apesar de cassados, os 3 podem concorrer normalmente no pleito deste ano, porque não se tornaram inelegíveis.
MOJU
O professor Gerson Dourão (PT) lidera as pesquisas de intenção de votos em Moju. Segundo o Instituto Doxa, que fez o levantamento no município entre os dias 2 e 4 de maio, Dourão está em primeiro luar com 40,3%; seguido pelo atual vice-prefeito, Rubens Teixeira (MDB), com 24,6% e pelo ex-prefeito Deodoro Pantoja, o Ie-Ié (PSDB), com 9,7%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. com o número 09064/2024. A amostra foi de 434 eleitores, tendo uma margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.
INTERVENÇÃO
A presidente da Executiva Estadual do AGIR, Shirley Helena Rolim, promoveu intervenção na Comissão Provisória do partido em Itupiranga, destituindo Denis Carneiro da presidência e nomeando para o seu lugar o ex-secretário de Educação, professor Jadson Lemos (foto) O motivo seria o fato de Denis não estar seguindo as diretrizes do partido, que tem compromisso em apoiar a candidatura de Heider Gomes à prefeitura.
PROTESTO 1
Na manhã da última terça-feira (7), mães, pais e alunos do Assentamento 1o de Março, em São João do Araguaia, realizaram um protesto contra as escolas municipais sucateadas e por causa do não início das aulas do Ensino Médio, de responsabilidade do Governo do Estado. A rodovia Transamazônica, que corta o Assentamento, foi bloqueada, com pneus e galhos de árvores queimados. A comunidade exige mais investimentos em educação e que seus filhos estejam em salas de aula.
PROTESTO 2
A Associação e o Sindicato dos Delegados de Policia Civil do Pará estão na bronca com o Governo do Estado. Eles denunciam que estão sem reajuste salarial durante todo o atual governo, acumulando perdas de cerca de 27%, além do aumento na contribuição previdenciária de 11% para 14%. Criticam ainda a não aprovação da Lei Orgânica da categoria e a falta de progressão funcional.
PRECÁRIAS
Além disso, diversos delegados estariam sem equipamento de proteção individual para trabalhar. Há denúncias de falta de coletes à prova de balas desde janeiro, falta de viaturas e de diversos materiais de trabalho. As entidades denunciam ainda que estão tentando há vários meses serem recebidos pelo governador e não obtém êxito.
REAÇÃO
A Associação e o Sindicato anunciam que vão iniciar uma série de protestos caso não sejam recebidos pelo governador. Entre outras ações, em caso de negativa, irão declarar sigilo de todas as investigações policiais em andamento, para que as prisões não sejam utilizadas nas mídias do governo como propaganda. Uma comissão representativa dos delegados foi recebida pelo delegado-geral, Walter Rezende, que se comprometeu a dar andamento às demandas apresentadas.
DISCURSO
Em São Domingos do Capim, onde foi assinar a Ordem de Serviço para a construção de uma ponte, esta semana, o governador Helder Barbalho (MDB) mais uma vez antecipou a campanha de 2026 ao desferir mais um ataque, provavelmente endereçado ao prefeito de Ananindeua (PSB), Daniel Santos, ao afirmar que ao deixar o mandato não vai permitir que “um aventureiro” assuma o seu lugar. Veja o discurso.
TURNO
Em Parauapebas, a expectativa é que ocorra segundo turno para as eleições municipais. Nesta quarta-feira (8) foi encerrado o prazo para novas inscrições com vistas às eleições deste ano. Caso chegue aos 200 mil eleitores, a eleição será em dois turnos. Nesse caso, o deputado federal Keniston Braga (MDB) já anuncia que colocará o seu nome à disposição dos eleitores na disputa pela prefeitura.
LANÇAMENTO
Prefeito Claudomiro Gomes (PP), de Altamira, realizará lançamento de sua pré-candidatura à reeleição nesta quinta-feira (9). Ele divulgou cartaz do evento ao lado do governador Helder Barbalho, ministro Celso Sabino, deputada Elcione Barbalho, deputado Fábio Figueiras e ex-deputado Cássio Andrade, numa demonstração que está alinhado com o governador e de que sua saída do PSB não causou traumas com o antigo partido.
ANIVERSÁRIO
Deputada federal Dilvanda Faro (PT) – foto acima -comemora aniversário nesta quarta-feira (8). De origem ribeirinha, se tornou militante dos movimentos sociais e hoje se destaca no Congresso Nacional. É esposa do senador Beto Faro (PT). A ela os nossos parabéns.
FRASE
Sócrates (filósofo grego): “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas sempre pensa tudo o que diz”