AUDIÊNCIA
Na noite da última terça-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebeu a deputada federal Alessandra Haber (MDB) em seu gabinete no Ministério do Comércio e Desenvolvimento Econômico. Ele próprio formulou o convite à parlamentar, que foi a mais votada do MDB em todo o País e a mais votada do Pará, com mais de 258 mil votos. A parlamentar é casada com o prefeito Daniel Santos, de Ananindeua, que recentemente se filiou ao PSB, mesmo partido de Alckmin.
ENTUSIASMO
A audiência da deputada com o vice-presidente durou quase uma hora. Ele ficou feliz em saber que tanto Alessandra como o prefeito Daniel são médicos, a exemplo dele. Conversaram muito sobre saúde pública e ele revelou ter muito conhecimento sobre o Pará. Alckmin se disse muito feliz com a filiação de Daniel Santos ao PSB e assegurou “apoio entusiasmado” ao projeto político do prefeito.
CONVITE
Geraldo Alckmin prometeu visitar Ananindeua e fez o convite para que o prefeito Daniel Santos possa estar com ele o mais breve possível. Revelou que trocou muitas impressões nos últimos dias sobre o prefeito com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que se revelou muito animado com as perspectivas de fortalecimento do partido no Pará com o ingresso do gestor. A deputada brindou o vice-presidente com uma cesta de doces, bombons de cupuaçu e castanha-do-Pará.
EXECUTIVA
Na manhã desta quinta-feira, ocorre a reunião da Executiva Nacional do PSB. O presidente Carlos Siqueira aproveita o evento para dialogar com o presidente estadual do partido, o ex-deputado Cássio Andrade, e o deputado estadual Fábio Figueiras, no intuito de pavimentar a participação do prefeito Daniel Santos no processo de fortalecimento da legenda no Estado, com vistas às eleições de 2026.
MARIELLE
Por 277 a votos favoráveis, 129 contra e 28 abstenções, a Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado pela Polícia Federal de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A Câmara é quem decide pela manutenção ou não da prisão de um deputado federal.
ORIENTAÇÃO
O parecer do relator do caso, deputado Darci de Matos (PSD-SC), foi por manter a prisão. O parlamentar afirma em seu voto que “ficou claramente configurado o flagrante do crime apontado e os atos de obstrução da investigação”. Foram a favor de manter a prisão o PT/PV/PCdoB, MDB, PSD, PDT, PSB, Psol/Rede, maioria e governo. Liberaram a bancada o PP, Podemos e Republicanos. Orientaram contra a prisão o PL, União Brasil e oposição.
PARAENSES
Logo cedo os deputados paraenses começaram a se posicionar. Antes da votação ir a Plenário, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a decisão de manter a prisão foi aprovada por 39 votos a 25. Três parlamentares paraenses participaram desse debate. Votaram para manter a prisão as deputadas Alessandra Haber (MDB) e Renilce Nicodemos (MDB). Votou contra a prisão o deputado federal Eder Mauro (PL).
VOTOS
Na votação em Plenário votaram a favor de manter a prisão os seguintes parlamentares do Pará: Airton Faleiro (PT), Alessandra Haber (MDB) Andreia Siqueira (MDB), Dilvanda Faro (PT), Elcione Barbalho (MDB), Delegado Caveira (PL), Henderson Pinto (MDB), José Priante (MDB), Júnior Ferrari (PSD), Keniston Braga (MDB) e Renilce Nicodemos (MDB) – foto acima. Votaram contra a prisão os deputados Antônio Doido (MDB), Eder Mauro (PL) e Raimundo Santos (PSD). Se ausentaram da votação os deputados Hélio Leite (União Brasil) e Olival Marques (MDB). Se absteve de votar o deputado Joaquim Passarinho (PL).
ESCOLHIDO
Conforme essa Coluna antecipou no início do mês, o prefeito Tião Miranda acabou escolhendo o ex-secretário de Obras Fábio Moreira para ser o seu candidato a prefeito nas eleições deste ano. Diante da tensa disputa que se instalou entre o sobrinho Tiãozinho Miranda e o vice-prefeito Luciano Dias pela vaga, TM optou por Fábio, que apesar de menos cotado nas pesquisas, dispunha de menos zonas de atrito entre os grupos que o cercam. Aliás, sentindo-se humilhado e desrespeitado, Luciano rompeu politicamente com o prefeito.
IRRITAÇÃO
A decisão de Miranda de lançar a candidatura se deu após divulgação de um vídeo do governador Helder Barbalho com o deputado Chamonzinho, no qual assumem a paternidade pela construção da Ponte sobre o Rio Itacaiúnas, que TM considera uma iniciativa sua. O prefeito ficou profundamente irritado e decidiu enfrentar a candidatura apoiada pelo governador. Ele já andava chateado com o fato de Helder não cumprir o compromisso de apoiar o seu candidato. O vídeo foi a gota d’água.
ALIADOS
Após tomar a decisão, Tião Miranda decidiu ir atrás de aliados que já se bandeiam para a candidatura de Chamonzinho, a exemplo do partido União Brasil, comandado no município pelo vereador Aerton Grande e outros parlamentares da base de apoio do prefeito. A tarefa, no entanto, não será fácil, pelo amplo favoritismo da candidatura do deputado, que serve de atração para lideranças que não gostam de apostar para perder.
VICE
Fábio Moreira está filiado ao PSD. O comentário é que seu vice virá do PDT, mais especificamente o presidente da Câmara Municipal, vereador Alécio Stringari, que tem muita influência na zona rural do município. Ele tem o apoio do vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, campeão em mandatos da Câmara e atual presidente da legenda. Resta saber se, ao contrário de outras disputas, Tião Miranda vai mesmo arregaçar as mangas e ir às ruas em defesa de seu candidato. Senão, a derrota está anunciada.
FORTALECIDO
Quem assiste toda essa refrega é o deputado Toni Cunha (PL). Ele saiu fortalecido do processo de filiação partidária com a adesão de nada menos que 3 vereadores ao seu partido. Fernando Henrique, Pastor Ronisteu e Raimundinho do Comércio, além de diversas lideranças com grande potencial de votos, praticamente esvaziando o PP e o Podemos no município. Ele conta com a participação direta do ex-presidente Bolsonaro em seu palanque para se consolidar como um dos favoritos na disputa.
EIXOS
Tendo como carro-chefe de sua campanha a proposta de tarifa zero para o transporte coletivo urbano e a divulgação dos inúmeros investimentos realizado em Marabá pelos governos Lula e Dilma, além dos recursos que conseguiu como deputado estadual para o município, o deputado Dirceu ten Caten lançou no último domingo uma chapa coletiva de mulheres para disputar o mandato de vereadora pelo PT, no auditório da Câmara Municipal lotado.
MULHERES
A chapa coletiva de mulheres do PT em Marabá tem militantes dos movimentos sociais à frente. São elas: Heidiany Moreno, professora, diretora do Sindicato dos Bancários e secretária de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Polly Soares, professora, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e coordenadora da Articulação de Evangélicos (as). Luciana Ferreira, enfermeira e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Marabá (Sindecomar) (foto acima)
PODENDO
Também como antecipamos aqui na Coluna, o Podemos vai de Jefferson Lima na disputa pela prefeitura de Belém. Quando Everaldo Eguchi ensaiou a filiação ao partido na esperança de ser o escolhido, a Coluna informou que, pelos braços do vice-presidente da legenda, o ex-deputado Cláudio Almeida, Jefferson seria o ungido. Não deu outra. Com estilo polêmico e irreverente, o comunicador certamente vai animar a disputa.
CRESCIMENTO
Vem de Canaã dos Carajás a informação que o ex-prefeito Jeová Andrade (PL) cresce nas pesquisas internas que estão sendo realizadas pelos partidos. Apesar da alta popularidade da prefeita Josemira Gadelha (MDB), candidata à reeleição, cumpre lembrar que Jeová saiu da prefeitura bem avaliado e se filiou ao PL, num município que é forte cidadela do bolsonarismo. Aliás, o ex-presidente Jair Bolsonaro já assegurou que fará uma visita a Canaã durante a campanha, para pedir votos ao seu aliado.
DISPUTA
Enquanto Jeová cresce, a disputa no grupo da prefeita Josemira é para ver quem será o seu vice. Em todas as pesquisas internas, o nome do atual ocupante do cargo, Zito Augusto (foto acima), aparece como favorito dentro do grupo da prefeita. Mas comenta-se que o influente presidente do MDB local, Roberto Andrade, deseja removê-lo da chapa, pelo fato do atual vice não se curvar aos seus interesses. O grupo está cobrando um posicionamento da prefeita, que corre o risco de ter prejuízos internos caso essa questão não seja bem equacionada.
TUCUMÃ
No município de Tucumã, o Podemos está apostando em renovação. O nome escolhido é o da jovem empresária do setor de comunicação, Marinês Batista. Filha do município, ela é estudante de engenharia e diretora da empresa RedeTV karajás. Ela terá como discurso o enfrentamento da elite política que ao longo dos anos vem administrando o município, apostando no seu talento de administradora.
ANULAÇÃO
Em, Capitão Poço a chapa ferve dentro do PT. Dois grupos se enfrentaram na votação do Diretório Municipal para definir com qual candidato a prefeito o partido deve coligar. A disputa ficou entre o grupo do atual prefeito, João Tonheiro (PP), e a candidatura de oposição do deputado estadual Erick Monteiro (PSDB). A votação deu empate. Mas integrantes do próprio partido já recorreram da votação argumentando que houve fraude com o voto a favor do grupo do prefeito, de pessoas que não estavam aptas a exercer esse direito. E pedem a homologação do apoio a Monteiro.
RECUO
Com variação negativa de 0,3% na indústria nacional em fevereiro, cinco dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram taxas negativas. Os maiores recuos foram registrados no Mato Grosso (-3,3%), Goiás (-2,4%) e Pará (-2,2%). Santa Catarina (-0,6%) e São Paulo (-0,5%) completaram o conjunto dos locais com resultado negativo. Já o Rio Grande do Sul (9,4%), Amazonas (7,3%) e Espírito Santo (5,9%) apontaram as expansões mais elevadas do mês. No acumulado do ano, o setor industrial já registra expansão de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
PARAUAPEBAS
Ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que irá a Parauapebas em breve. Especula-se que entre os dias 7 e 8 de maio. Ele anunciou a visita num vídeo ao lado do candidato do PL a prefeito, dr. Felipe Augusto; da presidente do PL Mulher em Parauapebas, Cynthia Lima; do presidente do partido, Júlio Cesar; e dos deputados Rogério Barra, Delegado Caveira e Eder Mauro, além do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto.
DIVISÃO
A se confirmar a agenda do ex-presidente, será um duro golpe na candidatura do líder nas pesquisas, o vereador Aurélio Goiano (Avante), que tem se denominado um convicto bolsonarista. É também uma divisão nas fileiras do PL, tendo em vista que o deputado Joaquim Passarinho (PL) é árduo defensor da candidatura de Goiano.
CONCEIÇÃO
Em Conceição do Araguaia, o professor e jovem advogado Everaldo Nunes (foto acima) surpreendeu a todos e se filiou ao União Brasil para ser candidato a prefeito. O partido era pretendido pelo grupo do atual prefeito, Jair Martins (MDB), e pelo ex-prefeito do PT, Álvaro Brito Xavier. Mas o ministro Celso Sabino decidiu apostar na renovação, numa aliança que inclui o Solidariedade, o PSDB e o Cidadania, partido ao qual pertencia Everaldo, que já foi vice-prefeito no município.
MOBILIZAÇÃO
Lideranças do movimento municipalista, tendo à frente a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizaram mobilização na última terça-feira (9) no Congresso Nacional em defesa da desoneração da folha de pagamento de pessoal das prefeituras. Eles defendem a redução das alíquotas de contribuição ao INSS e contam com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nas negociações com o governo.
PROPOSTA
Os municípios pagam hoje em torno de 20% de contribuição ao INSS em cima da folha de pessoal. Além de reivindicar o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios, o movimento propõe como acordo ao governo uma alíquota de 8% este ano; 10% em 2025; 12% em 2026 e 14% a partir de 2027. Rodrigo Pacheco se comprometeu a intermediar a pauta junto ao ministro Fernando Haddad e ao presidente Lula. A CNM vai manter a mobilização dos prefeitos até atingirem o objetivo.
FRASE
Consigna popular: “Marielle, vive!”