Coisas da Política – João Salame

ESQUECIMENTO

Causou muita insatisfação nas fileiras dos partidos de esquerda e de familiares de vítimas da ditadura, a decisão do presidente Lula de não fazer nenhuma manifestação a respeito dos 60 anos do Golpe Militar de 1964. Ainda que pouco numerosos, atos foram realizados em todo o País em protesto contra o regime militar implantado, ao mesmo tempo em que pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha comprova que a grande maioria dos brasileiros avalia a democracia como o melhor dos regimes.

 

DESCREDENCIAMENTO

Tem causado muito buchicho nas redes sociais o descredenciamento do Hospital Santa Maria, em Ananindeua, pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). É que a instituição tem entre seus sócios o prefeito Daniel Santos, que está a um passo de deixar o MDB. Aliados do gestor encaram a decisão como uma retaliação. No entanto, até agora, nem o governador e nem o prefeito deram nenhuma declaração pública a respeito da decisão.

 

CONSEQUÊNCIA

Com a decisão de descredenciar o Hospital, milhares de servidores públicos estaduais deixarão de ter a instituição como uma das opções de atendimento na região metropolitana, já com dificuldades na rede para atender toda a demanda. Em Capitão Poço, o Hospital Maternidade do Povo, da família do deputado Erick Monteiro (PSDB), aliado de Daniel, também não teve o credenciamento aprovado pelo Iasep. Parece que a cobra já está fumando…

 

SAÍDA

Em virtude de toda essa situação e dos rumores de que não teria a vaga para concorrer no MDB, sem atender exigências da cúpula partidária na composição da chapa e formação do governo, Daniel deverá sair do partido nos próximos dias. O sábado está bem ali, mas parece uma eternidade.

 

GUERRA

Aproximando-se do prazo final para que os prováveis candidatos a prefeito e vereador se filiem aos partidos (dia 6 de abril), os dirigentes estão fazendo de tudo para convencer lideranças. Alguns candidatos a vereador estão em todas as listas partidárias, em busca das melhores condições para se eleger. Já os vereadores no mandato sofrem para convencer os que não tem mandato a se filiarem aos seus partidos. O vale tudo está no ar.

 

 

RITMO

Deputado Chamonzinho (foto acima) está em ritmo de candidato a prefeito em Marabá. Ele está pilotando pessoalmente a filiação de lideranças ao seu partido e a legendas aliadas. Além do MDB, ele já tem o apoio declarado do PRD, que tem à frente o vereador Pedro Correia, e o PSDB, comandado pelo vereador Márcio do São Félix. O União Brasil, que tem à frente o vereador Aerton Grande, e o Republicanos, do vereador pastor Elói, devem seguir o mesmo caminho.

 

DIFICULDADES

Mesmo com a aprovação excelente de seu governo, o prefeito Tião Miranda vem enfrentando dificuldades para montar a chapa de vereadores do PSD e de partidos mais próximos, como o PDT. Tudo isso porque não se definiu se vai ou não apresentar o nome de um candidato a prefeito, o que fragiliza a organização dos partidos, que querem ter uma candidatura viável para disputar a prefeitura.

 

 

DIVISÃO

Por enquanto, Tião Miranda continua emitindo sinais contraditórios sobre sua participação. Sua manifestação mais recente para amigos é que vai apresentar um candidato para disputar sua sucessão. TM continua irritado com a divisão dentro do seu grupo, polarizado entre as lideranças de seu filho, Tiago Miranda, e seu vice, Luciano Dias. Ele acha que esse racha só prejudica a possibilidade de apresentar uma candidatura viável. Pelo sim, pelo não, ele determinou a exoneração do secretário de Obras, Fábio Moreira (foto acima), que pode ser uma opção para superar esse conflito.

 

FILIAÇÃO

Por sinal, o empresário Tiãozinho Miranda (foto abaixo), sobrinho do prefeito, definiu a data do aniversário de Marabá, 5 de abril, para promover sua filiação ao PSD. Ele espera a aprovação do tio, para se lançar na disputa na sucessão municipal. Em pesquisas internas realizadas, ele pontua bem, aparecendo como uma boa opção para o grupo do atual gestor. Tiãozinho aposta na juventude, na experiência como empresário bem sucedido e no mesmo nome do tio famoso para surpreender.

 

 

COLADO

O deputado Dirceu ten Caten (PT) decidiu colar de vez sua candidatura na imagem do presidente Lula. Nos próximos dias ele estará indo a Brasília tentar a visita do presidente a Marabá, para anunciar investimentos federais no município. Ao mesmo tempo tem reforçado a mídia dos inúmeros investimentos já realizados no município pelos governos anteriores do PT, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, implantação de universidades, escolas técnicas, creches e investimentos em infraestrutura.

 

ITAITUBA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Itaituba entre os dias 20 e 23 de março. Segundo o levantamento, o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) lidera as intenções de voto para prefeito, com 48,7%. Ivan D’Almeida (PL) vem em segundo com 9,4%, o vice-prefeito Nicodemos Aguiar (MDB) tem 7,7% e o empresário Dadinho do Posto (PSD) marca 7,4%. Em outra simulação, Wescley marca 48,1%; o ex-deputado Hilton Aguiar (MDB) tem 13,6%; Ivan D’Almeida, 8,6%; Dadinho do Posto com 5,0% e o vereador Dirceu Biolchi aparece com 4,1%.

 

REJEIÇÃO

Segundo o Instituto Doxa, o vice-prefeito Nicodemos Aguiar tem a maior rejeição, com 16,2%, seguido de Ivan D’Almeida, com 12,1%; Dadinho do Posto tem 5,6%; Hilton Aguiar e Wescley com 4,1% cada e o vereador Dirceu Biolchi aparece com a menor rejeição, com 3,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-07025/2024.

 

TUCURUÍ

O Diretório Municipal do PT em Tucuruí decidiu lançar a pré-candidatura do líder político e sindical Tom Bonfim para disputar a sucessão do prefeito Alexandre Siqueira (MDB). Tom já foi vereador e atualmente é suplente de deputado federal. Sua candidatura tem o apoio da Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB e PV) e assume uma linha clara de oposição a atual gestão municipal.

 

PESQUISA

O Instituto Doxa realizou pesquisa em Tucuruí entre os dias 25 e 28 de março. Pelos números, a ex-deputada Eliane Lima (Solidariedade) lidera a disputa com 41,2%. O prefeito Alexandre Siqueira (MDB) aparece em segundo, com 36,6%. O ex-deputado Claudiney Furman crava 2,0%; Leandro Maramaldo tem 1,5% e Hernane Vaz tem 1,5%. Alexandre Siqueira tem a maior rejeição, com 24,2%; Eliane Lima é rejeitada por 16,6%; Claudiney por 9,2%; Tom Bonfim por 7,7%; Leandro Maramaldo e Hernane Vaz por 3,3%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-07661/2024.

 

PORTO

Já em Porto de Moz, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 20 e 23 de março. Segundo o levantamento, se as eleições ocorressem hoje, o empresário Rivaldo Campos teria 73,2% dos votos. Seu adversário, Ray Diesel, ficaria com 26,8%. Rivaldo tem sua candidatura apoiada pelo prefeito Berg Campos, que tem sua gestão aprovada por 82,8% dos entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-02385/2024.

 

IPIXUNA

Em Ipixuna do Pará, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 27 a 29 de março. Os dados indicam que, se as eleições ocorressem hoje, o prefeito Artemis Oliveira seria reeleito com 40,6% dos votos. A ex-prefeita Katiane Cunha aparece em segundo, com 28,6%. Também são citados os seguintes candidatos: Marlon Regis, com 4,2%; João Enfermeiro com 1,2%; Rita da Silva com 0,7%; Júnior Lemos com 0,5% e Zé Carlos Antunes com 0,2%. Katiane lidera a rejeição, com 27,6%, com Artemis cravando 19,1%. João Enfermeiro é o menos rejeitado, com 1,0%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-03436/2024.

 

PIRIÁ

Em Nova Esperança do Piriá, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 26 e 28 de março. Pelos números, a prefeita Alcinéia Ferro (MDB) lidera com 48,2%. O ex-prefeito Valcirley Holanda registra 24,9%. O número de indecisos e de quem pretende votar em branco ou nulo é alto: 26,6%. A rejeição de Valcirley é de 38,9% e a de Alcineia é de 26,6%. A gestão de Alcineia é aprovada por 67,1% e rejeitada por 24,6%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-00865/2024.

 

 

PRESIDENTE

Leitor da Coluna está sempre bem informado. Semana passada afirmamos que a cúpula estadual do MDB passaria o comando do Partido em Parauapebas para o deputado federal Keniston Braga (foto acima) . Bingo! A mudança foi feita, dentro da esteira da insatisfação do governador Helder Barbalho com o prefeito Darci Lermen (MDB). HB tem preferência pela candidatura do deputado Ivanaldo Braz (PDT) a prefeito e Darci insiste no nome do vereador Rafael Ribeiro, ainda filiado ao MDB.

 

DIÁSPORA

Diante da mudança no comando partidário, espera-se até esta sexta uma debandada de vereadores e filiados do MDB em direção a outros partidos que estão fechados com a candidatura de Rafael Ribeiro. Já o deputado Keniston Braga terá pouco tempo para reorganizar o partido. Conhecido por sua capacidade de articulador e organizador de campanha, Keniston já tem uma enorme lista de lideranças com votos aptas a se filiar.

 

FORTALECIDO

Inicialmente isolado, Keniston agora está fortalecido. Principal fiador da candidatura de Braz, ele voltou a dialogar com mais assiduidade com o prefeito Darci Lermen e com o vereador Rafael Ribeiro. Cacifado pelo governador, Keniston pode ser de novo o centro de atração em torno do qual o grupo de apoio de Lermen pode se reaglutinar. Ou continua bancando a candidatura de Braz ou faz a composição com Ribeiro. A bola voltou para os seus pés.

 

PROGRESSISTAS

O vereador Zacarias Marques também foi surpreendido ao saber que perdeu o comando do Progressistas em Parauapebas. A suplente de vereadora Andreia Lima, que trafega com desenvoltura nos meios políticos, assumiu o comando da legenda. Antes com dificuldades para montar a chapa de vereadores do PP, agora Zacarias vai ter que procurar um partido que abrigue sua preensão de retornar à Câmara dos Vereadores.

 

FPM

Na última quinta-feira, as prefeituras de todo o País receberam em seus cofres cerca de 4,88 bilhões de reais, referente ao terceiro decêndio de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já descontado o repasse para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb|). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o repasse foi de pouco mais de 6,1 bilhões de reais.

 

CAUTELA

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o valor representa um aumento de 33,27% no FPM em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado do mês já registra um crescimento de 15,88%. Mesmo descontando a inflação do período, o aumento ainda chega a 28,44%. A despeito dos sucessivos aumentos no repasse do FPM, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) orienta os prefeitos a terem cautela nos gastos, para que se confirme se essa tendência de alta é momentânea ou permanente.

 

ESVAZIAMENTO

O MDB continua operando uma agressiva política de atração de setores conservadores em Santarém, com o objetivo de esvaziar a candidatura do vereador JK do Povão (PL) a prefeito. Depois de atrair para o apoio ao ex-deputado José Maria Tapajós os bolsonaristas João Pingarilho, pastor Wellington Galdino e o coronel Mardok, agora foi a vez da vereadora e suplente de deputada Adriana Almeida. Ela era cotada, inclusive, para ser a vice de JK. Já fez a travessia…

 

ALIANÇA

A despeito do fortalecimento do setor conservador no time de José Maria Tapajós, o governador Helder Barbalho ainda aposta na união com o PT em Santarém, com a deputada Maria do Carmo indicando o vice de Tapajós, possivelmente o ex-deputado Carlos Martins. Mas essa é uma equação que parece não ser aceita pelo prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) e o ex-deputado Lira Maia, que sinalizam não querer conversa com o PT.

 

OPÇÃO

Comenta-se na Pérola do Tapajós, que o prefeito Nélio Aguiar teria patrocinado a filiação do empresário Roberto Branco ao União Brasil, para que o mesmo seja candidato a prefeito na hipótese da aliança do MDB com o PT ocorrer. Depois de Parauapebas, onde o prefeito Darci Lermen navega em direção oposta ao que pretende o governador, será que Santarém será mais um abacaxi para HB descascar?

 

BINGO

Conforme essa Coluna antecipou, o vereador Andreo Razera, secretário de Planejamento da Prefeitura de Santarém, deixou as fileiras do MDB e foi se abrigar no PL, do vereador JK do Povão, que é o principal candidato de oposição à sucessão do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil). Razera obteve 2.143 votos nas últimas eleições e tentará retornar novamente à Câmara Municipal.

 

 

CALCINHA

Corre nos bastidores da Assembleia Legislativa do Pará que o deputado Renato Oliveira (MDB)  – foto acima – teria afirmado que vestiria calcinha se o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira, o Raimundão, se filiasse ao MDB. Não só isso ocorreu, como Raimundão levou para o partido o seu vice, Mário Júnior, que será o seu candidato na sucessão municipal. Num grupo de whatsapp da Alepa, Renato teria afirmado que é homem e iria cumprir sua palavra. Estamos aguardando a foto!

 

AGENDA

Governador Helder Barbalho e a vice Hana Ghassan estarão novamente em Marabá nesta quarta-feira (4). No Sindicato Rural vai participar da abertura da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em seguida inaugura a reforma e ampliação do Hemocentro Regional. Inaugura também o setor de oncologia do Hospital Regional e em seguida faz entrega de benefícios do Programa Habitacional Sua Casa e do CredCidadão. Pergunta que não quer calar: vai conversar com Tião Miranda sobre a sucessão?

 

FILIAÇÃO

Vereador Wagno Godói, candidato a prefeito de Itupiranga, define nos próximos dias seu destino partidário. Eleito pelo PSD como o mais votado do município nas últimas eleições, ele deve se filiar ao Republicanos ou ao Progressistas (PP). Godói vem recebendo o apoio do deputado federal Keniston Braga na luta para suceder o prefeito Benjamin Tasca (MDB), que é candidato a reeleição.

 

AEROPORTOS

A Aena, empresa que assumiu o controle dos aeroportos de Carajás, Marabá, Altamira e Santarém está anunciando pesados investimentos nesses aeródromos, com o objetivo de aumentar sua capacidade de cargas e de passageiros. A intenção é triplicar de tamanho os aeroportos de Carajás e Santarém e duplicar os de Altamira e Marabá. As obras estão previstas para serem iniciadas ainda este ano, com perspectiva de conclusão em 2026.

 

FRASE

Ulisses Guimarães (líder brasileiro): “Temos ódio à ditadura. Traidor da Constituição é traidor da Pátria!”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress