ELEIÇÃO
Nesta terça-feira, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol) realiza eleições para renovar o mandato de sua diretoria. Duas chapas concorrem. Ambas encabeçadas por mulheres. A Chapa 1, Renovadepol, tem como presidente a delegada Flávia Leal e Maria Júlia como vice. A Chapa 2, Avançar, é presidida pela delegada Maria José, e tem Alessandra Jorge como vice. O presidente que deixa o cargo, delegado João Moraes, está engajado na vitória da Chapa 2.
PLANO
Nas entrelinhas da disputa na Adepol está o relacionamento com o governo e como levar adiante as lutas por melhorias salariais e de condições de trabalho dos servidores da Polícia Civil. João Moraes, que passará o bastão da presidência adiante, sempre se caracterizou por uma postura extremamente combativa em defesa dos interesses da categoria. Ele lamenta que, até agora, o governo e o parlamento estadual não tenham colocado em votação o Plano de Reestruturação da Polícia e a Gratificação de Chefia, que haviam sido acordados com as entidades.
ALINHAMENTO
Moraes não quer acreditar que o adiamento dessas duas medidas que beneficiam os policiais civis e que deixaram de ser apreciados, tenha sido em função da definição de quem irá comandar os destinos da Adepol. Afirma que a chapa Avançar, da qual ele participa como conselheiro, tem o compromisso de continuar a luta independente em defesa dos interesses da categoria. Em campanha, diz que não tem a mesma convicção caso a vitória seja da chapa 1 que, para ele, tem o dedo do governo na sua formação.
CANDIDATO
Deputado Tiago Araújo (foto abaixo) já comunicou ao governador Helder Barbalho (MDB) sua decisão de ser candidato a prefeito de Belém. Com boa performance nas pesquisas de opinião pública, Tiago vem sendo assediado por diversas legendas para a disputa. Atualmente no Cidadania, vem demonstrando simpatia em se filiar ao Republicanos. Tanto que já manteve contato com o ex-deputado Paulo Bengtson, que junto com seu pai, o pastor Josué Bengtson, deve migrar para o partido, onde passarão a ter forte influência.
ELEITORADO
Com essa movimentação, Tiago mira o público evangélico, que tem forte inclinação a se posicionar contra os governos de esquerda e possui grande poder de mobilização. Com a filiação dos Bengtson, o Republicanos reunirá duas poderosas denominações evangélicas: a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular. Resta saber como o deputado vai administrar sua saída do Cidadania, pois a janela de transferência partidária de deputados só abre em 2026.
LEÃO
Como a coluna já antecipou, será no dia 12 de novembro as eleições para a escolha da nova diretoria do Clube do Remo. Quatro chapas se inscreveram. Conforme também antecipamos, a de situação será a “Remo mais Forte”, encabeçada por Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, e a de oposição, “Por um Remo mais forte e vitorioso”, por Marco Antônio Pina, o Magnata. Outras duas se habilitaram: a “Frente Azulina”, presidida pelo cientista político Renan Bezerra e a “Avança Remo”, encabeçada pelo empresário Jader Gardeline.
BAIÃO
O Tribunal Superior Eleitoral determinou a cassação do mandato dos vereadores Humberto Souza Vieira e Marinaldo da Silva, de Baião, por entender que houve fraude e descumprimento da lei que obriga os partidos a destinarem ao menos 30% das candidaturas para as mulheres. Os dois parlamentares são do PDT. O ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, reconheceu a fraude à cota de gênero praticada pelo PDT ao lançar candidaturas femininas fictícias nas eleições de 2020. O TRE chegou a negar a ocorrência, mas o TSE identificou provas robustas que caracterizam o delito.
ASSUMIU
Deputado Keniston Braga (MDB)- foto -, reuniu simpatizantes neste último domingo para anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Parauapebas. Dirigentes de diversos partidos, como PTB e PV, além de lideranças comunitárias e da sociedade estiveram presentes para manifestar apoio à sua pretensão. A ordem agora é ganhar as ruas para elevar os índices de aceitação nas pesquisas de opinião pública, que estão sendo afetados devido ao grande desgaste que a administração do prefeito e aliado Darci Lermen (MDB) vem enfrentando.
SENHA
Recentemente, o governador Helder Barbalho (MDB) teria reunido com Darci, Keniston e o deputado estadual Ivonaldo Braz (PDT), que também pretende se candidatar a prefeito. HB teria dito que terá o seu apoio quem estiver em melhores condições para enfrentar as forças bolsonaristas. Além de Keniston e Braz, no grupo do prefeito tem ainda as candidaturas do empresário Branco da White (União Brasil) e do vereador Rafael Ribeiro (MDB). Com o lançamento de ontem, o deputado federal pretende se destacar nas pesquisas para, mais adiante, se cacifar para ser o candidato com melhores condições de enfrentar as forças de oposição.
FUSÃO
A esperada fusão do PTB com o Patriota para formar o Mais Brasil está em compasso de espera no Tribunal Superior Eleitoral. Mas enquanto o TSE não decide, a briga corre solta nos estados, inclusive no Pará, para ver quem fica com o comando da legenda. Aqui, pelo menos três lideranças fortes se articulam para estar à frente do novo partido, inclusive uma delas com a simpatia do governador Helder Barbalho. E caso a fusão não seja aprovada será como a Batalha de Itararé, aquela que não existiu.
PLANETÁRIO
Prefeitura de Canaã dos Carajás inaugurou recentemente um moderno Planetário, que está fazendo o maior sucesso, sobretudo junto a juventude. Com tecnologia 4 k, totalmente digital, é o segundo maior do estado. Uma ferramenta poderosa na educação de jovens e adultos. O telescópio é tão poderoso, que possibilita a visualização de astros e de seus movimentos em noções reais de proporção dos tamanhos e distância. Isso acontece pela tecnologia dos softwares de reprodução de imagens com projeção de 180 graus. O lugar conta com salas de oficina ambientadas com personalidades do mundo da ciência.
CAIXÃO
Candidato à reeleição, o prefeito Benjamin Tasca (PSD) – foto acima -, de Itupiranga, não tem sido poupado de ataques. O último diz respeito a ter “torrado” 2 milhões de reais na aquisição de caixões. Na realidade, no auge da pandemia, a prefeitura fez licitação neste valor para a aquisição de urnas funerárias durante o período de 4 anos. Num certame desses, o que é licitado nem sempre é o realizado. Na realidade, até agora a prefeitura gastou apenas 265 mil reais com compras de caixões através das secretarias de saúde e de promoção social. O gestor promete tascar ações na Justiça contra os difamadores.
CAMPANHA
Prefeitura de Ananindeua deu início a uma série de inserções publicitárias na televisão das obras que vem sendo tocadas pelo prefeito Daniel Santos (MDB) nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e sobretudo infraestrutura. O volume e a qualidade dos serviços impressionam e tencionam ainda mais as disputas eleitorais nos demais municípios da região metropolitana, pois tornam inevitáveis as comparações e animam os enfrentamentos políticos. A eleição do ano que vem promete um debate acalorado.
MÉDICOS
Prefeitura de Belém anuncia que vai colocar mais 49 médicos do Programa “Mais Médicos”, que vão atuar em 35 unidades de saúde da capital já a partir dessa quarta-feira (18). O prefeito Edmilson Rodrigues vai participar da solenidade de acolhimento desses profissionais, que acontecerá na Fundação Cultural de Belém. A intenção do gestor é ampliar a cobertura da atenção primária, com o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), beneficiando diversos bairros, sobretudo da periferia.
ADVOCACIA
Ex-prefeito e ex-deputado Zenaldo Coutinho decidiu atender aos apelos da esposa e da família e se afastar definitivamente da política. Andando sem seguranças pelas ruas de Belém, tem sido convidado por simpatizantes a disputar novamente a prefeitura. A todos atende com carinho, mas afirma que seu tempo agora é para a advocacia e os familiares. Diz já ter dado sua contribuição, que a atividade política é desgastante e retira a pessoa do convívio das pessoas que mais ama. Mas, mesmo assim, não deixa de acompanhar o que ocorre nos bastidores. A política está nas veias.
FRASE
Abraham Lincoln (1º. Presidente dos EUA): “A demagogia é a capacidade de vestir as ideias menores com palavras maiores”