Coisas da Política – João Salame

OFICIAL

Governo federal desmentiu os boatos sobre a possível retirada ou fatiamento da Conferência das Partes (COP 30), prevista para acontecer em Belém em 2025, considerado o maior evento climático do mundo. Além de emitir uma nota oficial assegurando que o evento ocorrerá mesmo em Belém, o presidente Lula decidiu criar uma secretaria extraordinária, vinculada ao gabinete da Presidência, para tocar as ações relativas à preparação da capital paraense no sentido de receber os participantes.

 

NOME

Para chefiar a secretaria foi escolhido o atual diretor de Administração e Pessoas da Dataprev, Valter Correia. Ele é ligado à secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, que era uma poderosa ministra no governo da presidente Dilma Houssef. A intenção com a nova secretaria é acompanhar de perto a preparação de Belém para a COP, estreitando ainda mais as relações com a prefeitura e Governo do Estado. A nomeação de Correia deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

 

LEQUE

Depois de acertar sua saída do Cidadania e filiação ao Republicanos, o deputado estadual Thiago Araújo trabalha para ampliar a frente de partidos que dará apoio à sua candidatura a prefeito de Belém. Nada menos que sete partidos já estão alinhados com ele, entre os quais, além do Republicanos, estão o Agir, Avante, Democracia Cristã e Solidariedade. Araújo vai disputar o eleitor de centro mirando o segundo turno das eleições.

 

PREOCUPAÇÃO

Thiago Araújo (foto abaixo) se preocupou em sair do Cidadania pela porta da frente. Depois de 14 anos filiado ao partido (desde o PPS), fez questão de ir ao Rio de Janeiro para reunir com o presidente nacional da sigla, o ex-deputado Comte Bittencourt. Da mesma forma conversou com o deputado federal Aécio Neves, por causa da Federação PSDB-Cidadania. A ambos explicou suas razões procurando deixar as portas abertas para a manutenção de um bom relacionamento.

 

 

SAGA

Definitivamente não tem sido fácil a caminhada do delegado federal Everaldo Eguchi na sua saga para disputar a prefeitura de Belém. Mesmo pontuando bem nas pesquisas, ele vem tendo o seu caminho dificultado pelas legendas partidárias. Primeiro viu que não teria seu nome aceito no PL. Depois, filiou-se ao PRD, mas percebeu que o deputado estadual Bob Flay não lhe daria segurança para ter o controle da legenda visando a disputa majoritária. Agora anuncia sua filiação ao Podemos para o próximo sábado (23).

 

PODEMOS

No Podemos, no entanto, Eguchi já chega com uma candidatura a prefeito em estágio final de articulação. Por iniciativa do vice-presidente da legenda, ex-deputado Claudio Almeida, o comunicador Jefferson Lima estará se filiando ao partido para ser candidato a prefeito nas eleições deste ano. A expectativa é que o senador Zequinha Marinho chegue a Belém esta semana para decidir a questão. Caso a candidatura de Jefferson se confirme, restará a Eguchi a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Municipal.

 

PRESSÃO

O PSB ocupa atualmente a secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL). Na prefeitura ocupa duas secretarias e a Agência Distrital de Outeiro, com um orçamento total de cerca de 300 milhões de reais. A interlocutores, o presidente do partido, ex-deputado Cássio Andrade tem dito que apoiará a reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Fontes da alta cúpula do partido acreditam que no primeiro turno a tendência é ir mesmo com Ed, mas se a possibilidade de Igor Normando ir ao segundo turno ficar em perigo, a pressão aumentará. Nesse caso, a tendência é ceder à pressão.

 

JULGAMENTO

Está previsto para a próxima sexta-feira (22), o julgamento, pelo Tribunal Superior Eleitoral, da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará que cassou o mandato do prefeito Alexandre Siqueira (MDB) e do vice Jairo Holanda, de Tucuruí, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de 2020. Alexandre está no cargo graças a uma liminar expedida pelo TSE. Agora, o caso será julgado no mérito, podendo absolver ou afastar definitivamente o prefeito do cargo.

 

 

ÕNIBUS

Prefeito Edmilson Rodrigues visitou a fábrica que está preparando 300 ônibus para serem entregues ao sistema coletivo de Transportes de Belém nos próximos dias. Ele fez questão de ressaltar que os veículos estarão equipados com wi fi e ar-condicionado, numa crítica velada ao deputado Igor Normando, que, quando vereador, votou contra a instalação do sistema de ar na frota de ônibus da capital. Um sinal de que o tiroteio apenas começou.

 

FOME

Na última terça-feira (19), em Brasília, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou contrato de financiamento de cerca de 300 milhões de reais com o Fundo Financeiro da Bacia Hidrográfica do Prata (Fonplata). Os recursos serão destinados às obras de drenagem e saneamento da Bacia do Mata Fome, que abrange os bairros do Tapanã, Pratinha, Parque Verde e São Clemente, na capital paraense, beneficiando milhares de famílias. Em breve a prefeitura deverá lançar o processo licitatório para dar início à obra.

 

SANEAMENTO

Prefeitura de Ananindeua comemora o resultado dos investimentos feitos em saneamento básico na gestão do prefeito Daniel Santos. No Ranking Nacional do Saneamento Básico 2024, o município subiu 10 posições. Antes ocupando a 100ª. Posição entre os piores em saneamento, Ananindeua subiu para a 90ª. posição, graças aos elevados investimentos feitos pela prefeitura nas baixadas e ruas da cidade. Belém está na 93ª posição e Santarém na 98ª do ranking.

 

PRIORIDADE

Se depender do Partido dos Trabalhadores, a deputada Maria do Carmo será candidata a prefeita de Santarém. A Executiva Nacional do Partido e a Plenária Municipal deliberaram que o lançamento da candidatura é prioridade para o PT. Na Pérola do Tapajós, a coordenação de campanha de Maria já vem conversando com PV, PCdoB, Rede, Psol e Solidariedade no sentido de formação de uma ampla frente progressista para disputar o pleito.

 

LANÇAMENTO

Já o governador Helder Barbalho estará em Santarém nesta sexta-feira para o lançamento da candidatura do ex-deputado José Maria Tapajós a prefeito. O candidato já terá como difícil missão convencer os vereadores Alexandre Maduro, Andreo Rasera e Alaércio Cardoso a não deixarem o partido. Eles estão preocupados com suas reeleições e avaliam que, a continuar na legenda, terão dificuldades de voltar para a Câmara.

 

 

FILIAÇÃO

Na visita do governador é esperado o anúncio da filiação do ex-deputado Hilton Aguiar (Avante) – foto acima –  ao MDB. Ele é o nome da base de apoio do governador mais bem posicionado nas pesquisas para disputar a prefeitura de Itaituba contra o favorito, deputado Wescley Tomaz (Avante). O imbróglio é que o prefeito Valmir Clímaco (MDB) tem preferência por outro Aguiar, o irmão de Hilton, o vice-prefeito Nicodemos que, no entanto, não deslanchou nas pesquisas.

 

MÃE

Em Mãe do Rio, segundo o Instituto Doxa, a empresária Lays do Sabá lidera as intenções de voto na disputa pela prefeitura com 35,7%. Ela é seguida por Bruno Rabelo, apoiado pelo atual prefeito, com 27,8%. O ex-prefeito Badel (PT) aparece com 5,9%. O prefeito José Vileigagnon Rabelo, mais conhecido como Doido Rabelo, tem sua gestão aprovada por 68,2% dos entrevistados e reprovada por 28,1%. A pesquisa está registrada no TER sob o número PA-04709/2024.

 

PAU

Em Pau D’Arco, município localizado no sul do Pará, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 14 e 17 de março. Pelos números, a liderança é de Domingos Guedes, o Domingos Enfermeiro, com 47,2% das intenções de voto, na disputa pela prefeitura. Clidean Chaves, o Dean, vem em segundo com 26,1%. O prefeito Fredson Pereira da Silva, que apoia a candidatura de Dean, tem sua gestão aprovada por 40% dos entrevistados e reprovada por 32%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08736/2024.

 

JACUNDÁ

Instituto Doxa também realizou pesquisa no município de Jacundá. Pelos números, o prefeito Itonir Tavares (MDB), candidato a reeleição, crava 59,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Capitão Rogério, com 12,2% e Robson Peres (PT), com 3,0%. A gestão do prefeito Itonir é aprovada por 85,3% dos entrevistados e reprovada por 10,1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de março e registrada no T.R.E sob o número PA-03894/2024.

 

BANNACH

Bem cotado para voltar a administrar o município de Bannach, no sul do Pará, o ex-prefeito Valbetanio Barbosa Milhomem, o Válber (foto), pode respirar aliviado. Desde 2016, ele respondia a uma acusação de coação visando obtenção de votos, feita por um funcionário da prefeitura. Agora, por decisão do juiz Edivaldo Saldanha Souza, da 60ª. Zona Eleitoral, o processo foi arquivado. Portanto, Válber está com seus direitos políticos intactos, podendo disputar qualquer eleição.

 

FEDERAÇÃO

PSDB, PDT e Podemos negociam a formação de uma Federação para as eleições de 2026. O presidente do PSDB, ex-governador Marconi Perillo, tem negociado diretamente com os dirigentes dos demais partidos, em especial com o ex-ministro Ciro Gomes, que tem se mostrado favorável a iniciativa. Se a ideia for adiante, no Pará essa Federação reuniria lideranças como os ex-deputados Nilson Pinto, Giovanni Queiroz e Arnaldo Jordy, além do senador Zequinha Marinho.

 

SAIDINHA

Nesta quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que acaba com as “saidinhas” de presos em feriados. A única exceção mantida foi para presos de baixa periculosidade, que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes. A proposta era do deputado Guilherme Derrite (PL-SP). O governo, através do seu líder, deputado José Guimarães (PT-CE), liberou sua base para votar como quisesse.

 

FRASE

De Gaulle (general francês): “Os homens só serão grandes, se estiverem realmente decididos a sê-lo”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress