PARANÁ
Instituto Paraná divulgou pesquisa realizada em Belém entre os dias 07 e 12 de março. Pelos números divulgados no site do Instituto, o deputado federal Eder Mauro (PL) lidera a disputa com 26% das intenções de voto. O deputado federal José Priante (PMDB) e o ex-deputado Cássio Andrade (PSB) aparecem a seguir com 12,8%. O prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) crava 11,1%, delegado Eguchi (Podemos) tem 9,3%, deputado Thiago Araújo (Cidadania) tem 9,0% e professor Ítalo Abati (Novo) 2,4%.
CENÁRIOS
Em um outro cenário, o Instituto Paraná aponta Eder Mauro com 24,3%; Zeca Pirão (MDB) com 14,4%; Cássio Andrade com 13,6%; Edmilson Rodrigues com 12,3%; delegado Eguchi com 8,8%; Thiago Araújo com 8,4%; e prof. Ítalo Abati com 2,6%. Num terceiro cenário, Eder Mauro crava 26,5%; Cássio Andrade tem 14,5%; Edmilson Rodrigues, 12,5%; Thiago Araújo, 9,5%; delegado Eguchi, 9,4%; Igor Normando (MDB), 6,9% e prof. Ítalo Abati 2,6%; A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-7656/2024.
APROVAÇÃO
A pesquisa também avaliou os diversos níveis de governo. O do presidente Lula é aprovado por 50,1% dos belenenses, enquanto 46,3% desaprovam. O governo Helder Barbalho é aprovado por 78,4% e reprovado por 18,0%. Já a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues tem a aprovação de 22,3% e a reprovação de 75,4%. No quesito rejeição eleitoral, Edmilson Rodrigues é rejeitado por 55,3%; delegado Eder Mauro por 27,6%; delegado Eguchi por 17,4%; Zeca Pirão por 12,1%; Cássio Andrade por 10,1%; José Priante por 8,3%; Thiago Araújo por 7,6%; Ítalo Abati por 7.,1%; e Igor Normando por 6,8%.
COMPARAÇÃO
Em relação ao Instituto Doxa, onde o deputado Zeca Pirão lidera em todos os cenários, a Paraná indica a liderança folgada de Eder Mauro (na foto abaixo), além de posição de destaque para o ex- deputado Cássio Andrade. Doxa e Paraná concordam que o deputado Igor Normando não se destaca entre os favoritos, ao contrário da Pesquisa do Instituto Datailha, onde Normando pontua bem e Eder Mauro também lidera.
RURÓPOLIS
Em Rurópolis foi o Instituto Destak que registrou pesquisa no TRE sob o número PA-06948/2024. Na pergunta estimulada, no principal cenário, o resultado aponta a liderança folgada de Zé Filho da Farmácia (PP) com 61% das intenções de voto. Em seguida aparece Nenem da Serraria, com 21% e Patrícia Cavichiolli, com 18%. A administração do prefeito José Padilha, o Taká (MDB), é aprovada por 51% e reprovada por 22%. Cumpre ressaltar que o Instituto Doxa aponta Patrícia Cavichiolli como líder na última pesquisa. A conferir.
FILME
Em Marabá um filme parece que vai se repetir. O prefeito Tião Miranda (PSD), que tem sua gestão muito bem avaliada pelos eleitores, caminha novamente para não fazer o seu sucessor. Foi assim em 2008, quando perdeu a eleição para Maurino Magalhães, e parece que agora caminha para o mesmo desfecho. O fato é que a divisão irremediável de seu grupo, entre adeptos do vice-prefeito Luciano Dias e do seu filho, Thiago Miranda, retirou qualquer possibilidade de uma candidatura competitiva do grupo.
TENDÊNCIA
Conhecido por não apostar no surgimento de novas lideranças e desenvolver um projeto muito em torno de si próprio, TM não consegue transferir todo o seu potencial eleitoral, que não é pequeno. Soma-se a isso a sua falta de humor para as articulações políticas. Costuma dizer que é bom de obra e de administração. O fato é que na ausência de um nome forte para enfrentar o favoritismo do deputado Chamonzinho, Tião pode acabar não lançando nenhum candidato.
HUMOR
No entanto, Tião Miranda (na foto abaixo) tem dito que só vai definir sua posição em junho. Até lá vai continuar trabalhando e avaliando como o cenário evolui. E, nenhuma hipótese, está descartada. Inclusive, a menos provável, se fosse hoje, de lançar um nome de seu próprio grupo. Nos bastidores já se comenta sobre a possibilidade de composição com o próprio Chamonzinho ou com o deputado Toni Cunha. TM apostava em ter o apoio do governador Helder Barbalho para o seu candidato. O crescimento de Chamonzinho e a divisão de seu grupo atropelaram essa hipótese. Como seu humor é imprevisível, tudo pode ocorrer.
ALENQUER
Instituto Doxa ouviu o humor dos eleitores de Alenquer entre os dias 7 e 10 de março. Pelo levantamento, o prefeito Tom Silva (MDB) lidera as intenções de voto com 34,8%. Em seguida aparecem o ex-prefeito Dr. Farias, com 18,8%; Sarraf, com 11,3%; Mauro Batos, com 4,8%; Áurea Nina com 4,0%; e o ex-prefeito Josino Filho, com 4,0%. A administração de Tom Silva, candidato a reeleição, é aprovada por 72,6% e reprovada por 24,2% dos entrevistados. A Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-01828/2024.
PROSTITUIÇÃO
Bispo Dom José Ascona, numa longa carta, não poupou deputados e o governador em função do episódio que aponta abuso sexual contra menores e adolescentes na Ilha do Marajó. A irritação maior do religioso se deve ao fato de não ter sido instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para apurar as denúncias. Com críticas e palavreado duro, acusou a todos de conivência com o crime.
CPI
A proposta de formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foi formulada pelo deputado Toni Cunha (PL). São necessárias 14 assinaturas para sua instalação. O parlamentar coletou as assinaturas dos deputados Aveilton Souza (PSD), Bob Fly (PRD), Coronel Neil (PL), Erick Monteiro (PSDB), Rogério Barra (PL), Thiago Araújo (Cidadania), Wescley Tomaz (Avante) e do próprio Toni (PL). Assinaram e depois retiraram as assinaturas os deputados Fábio Filgueiras (PSB) e Josué Paiva (Republicanos).
DURO
Dom José Ascona (na foto abaixo) foi particularmente duro nas suas críticas aos deputados Carlos Bordalo, Andreia Xarão e Luth Rebelo (PP) por serem da Ilha do Marajó. Mas não poupou de críticas o PL e o PSol, que ele esperava que assinassem a proposta de CPI, independente de ela ter sido apresentada por um parlamentar de direita. Registrado o desabafo do Bispo. O espaço está aberto para manifestações da assessoria do governador e dos deputados citados.
FEDERAIS
O presidente Lula anunciou na tarde desta terça-feira (12) a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação. Um investimento da ordem de 3,9 bilhões de reais, dos quais 2,5 bilhões serão usados na construção dos novos campi e 1,4 bilhão para a consolidação das unidades existentes, com a construção de refeitórios estudantis, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos. Cada nova unidade tem um custo estimado de 25 milhões de reais, sendo 15 milhões para infraestrutura e 10 milhões para equipamentos e mobiliário.
DISTORÇÃO
O Pará ganhou 5 dessas 100 unidades. Elas serão construídas nos municípios de Redenção, Barcarena, Viseu, Alenquer e Tailândia. É certo que todos esses municípios precisam de uma instituição federal, mas chama a atenção que ficaram de fora os municípios do arquipélago do Marajó, onde se encontram localidades com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
EXIGÊNCIA
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou Projeto de Lei que obriga os municípios a implantarem redes e galerias subterrâneas de água pluvial antes de pavimentar as ruas. Pela proposta, só será liberado financiamento federal para obras de pavimentação se essa regra for atendida. A Confederação Nacional dos Municípios está mobiliando os prefeitos para que o PL não seja aprovado em Plenário. Argumenta que a regra impede a realização de serviços emergenciais e de interesse social.
INFLAÇÃO
Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro foi de 0,83% e ficou 0,41 ponto percentual acima da taxa de janeiro (0,42%). Durante o ano, o IPCA acumula alta de 1,25% e, nos últimos doze meses, de 4,50%. Em fevereiro de 2023, a variação havia sido de 0,84%. A maior variação (4,98%) e o maior impacto (0,29 p.p.) vieram da educação. Outros destaques foram os itens alimentação, bebidas e transportes.
CRIME
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (13), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade. O texto foi aprovado em votação simbólica, sem contagem nominal de votos. Fizeram questão de registrar votos contrários os senadores Marcelo castro (MDB-PI), Fabiano Contarato (PT-ES), Jaques Wagner (PT-BA) e Humberto Costa (PT-PE). A PEC agora segue para o Plenário do Senado e, se aprovada, será enviada para a Câmara dos Deputados.
ANIVERSÁRIO
Na noite desta quarta-feira, em Brasília, boa parte do PIB político do País se reúne para dar os parabéns ao ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, considerado por muito o quadro mais preparado do Partido dos Trabalhadores. A Coluna registra a data e lhe deseja saúde e felicidades.
FRASE
Darci Ribeiro (educador brasileiro): “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”.