CASTANHAL
Instituto Doxa realizou pesquisa em Castanhal entre os dias 2 e 5 de março. O prefeito Paulo Titan (MDB) lidera as intenções de voto com 35,8%, seguido pelo deputado Hélio Leite (União Brasil) com 25,6%, do ex-prefeito Pedro Coelho (PSD) com 10,4%; dra. Milene com 7,9% e Davi Rocha com 3,3%. No item rejeição, Pedro Coelho crava 19,6%, Paulo Titan 17,7%, Hélio Leite 17,1%, Davi Rocha 4,6 e dra. Milene 4,1%. A gestão de Titan é aprovada por 56% e reprovada por 34,4% dos entrevistados. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o número PA-02490/2024.
MOBILIZAÇÃO
Confederação Nacional dos Municípios está convocando prefeitos de todo o País para uma mobilização municipalista no próximo dia 2 de abril. Na pauta, a desoneração da folha de pagamento dos municípios no que se refere ao pagamento do INSS, que foi vetada pelo presidente Lula. Caso os prefeitos consigam derrubar o veto, os municípios terão uma economia em torno de 11 bilhões de reais por ano.
ASSINATURA
Na última quarta-feira (7), a prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Amazônia assinaram o contrato para a prestação de serviços do sistema de coleta e tratamento de resíduos sólidos. Cerca de 2 mil trabalhadores já estão sendo contratados e a previsão é que em 90 dias toda a logísticas seja completada, com a compra de 50 caminhões coletores modernos, milhares de contâineres e lixeiras. Na foto, prefeito Edmilson Rodrigues e a empresa Ciclus Amazônia assinam contrato para a prestação de serviço do sistema de coleta e tratamento de resíduos sólidos da capital paraense.
METAS
A prefeitura informa que será feita a ampliação da varrição de ruas e coleta de resíduos, além da criação de ecopontos em áreas estratégicas para recolher materiais recicláveis. O contrato também estabelece o encerramento definitivo e a recuperação ambiental do aterro sanitário do Aurá e a construção de um novo centro de tratamento de resíduos, com capacidade para armazenar mais de 2,5 toneladas de lixo por dia. A empresa garante que vai inserir 12 novas cooperativas de catadores no processo.
RETRATO
Segundo o IBGE, em 2022, enquanto as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas, os homens gastaram 11,7 horas. As mulheres pretas ou pardas dedicaram 1,6 hora a mais por semana nessas tarefas do que as brancas. A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho foi de 53,3%, enquanto a dos homens foi de 73,2%. Também em 2022, o rendimento delas foi, em média, equivalente a 78,9% do recebido pelos homens.
PESQUISA
Deputado José Priante está trabalhando para ser o candidato a prefeito do MDB em Belém. A Executiva Nacional do partido fará pesquisa em todas as capitais para definir estratégias e colocará o nome dele no levantamento a ser feito. O parlamentar se destaca como campeão na destinação de recursos para a capital paraense.
VEZ
No imbróglio que se tornou a escolha do nome a ser apoiado por Helder Barbalho nas eleições de Belém, Priante (foto) tem afirmado que nos momentos difíceis ele não correu da missão e apresentou sua candidatura para fortalecer o partido. E, agora, que o cenário é mais favorável, ele não vê motivos para que o partido escolha outro nome. Leia-se: Igor Normando.
AVANÇO
O União Brasil está avançando entre os insatisfeitos do MDB. Nos municípios onde antigos militantes do partido estão sendo preteridos para a entrada de prefeitos bem avaliados, o União Brasil tem sido o principal desaguadouro. É o caso, por exemplo, de São Geraldo do Araguaia, onde praticamente todo os membros do MDB se filiaram à sigla presidida pelo ministro Celso Sabino. Em outros municípios ocorre a mesma movimentação.
DISPUTA
Outro município que promete emoção entre quem está na prefeitura e quadros históricos do MDB é Brejo Grande do Araguaia. O ex-prefeito Geraldo Bila pretende lançar sua pré-candidatura no próximo dia 15, pelo MDB. O prefeito Jesualdo Nunes Gomes, com o apoio do ex-prefeito Marcos Baixin, vem pra reeleição. Eles são ligados ao PDT e ao PSB, aliados do governo.
AGIR
Foi um sucesso o ato de formação da comissão provisória do Agir em Marabá, no último sábado. No auditório da Unifesspa completamente lotado, Juliano Barbelli assumiu a presidência municipal e anunciou a coligação do partido em torno da candidatura do deputado Dirceu ten Caten à prefeitura (foto). O próximo passo, agora, é montagem da chapa que concorrerá á Câmara Municipal.
DESEMBARGADOR
O advogado paraense Diogo Conduru por pouco não se tornou desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região. Com padrinhos fortes, o presidente Lula escolheu os advogados Eduardo Martins e Flávio Jardim para as duas vagas da OAB no TRF 1. Segundo o site Antagônico, houve um empate entre as candidaturas de Conduru e Flávio, mas pesou a favor do último o apoio do ministro do STF, Flávio Dino. Diogo Conduru, no entanto, teria saído muito fortalecido do processo.
ALEGRE
Ex-deputado Júnior Hage (PP) está realizando reuniões e contatos em Monte Alegre, onde sua candidatura a prefeito está pegando vento, como se diz na linguagem popular. Com o nome bastante aceito, Hage está dialogando com as diversas forças políticas do município no intuito de formar uma ampla coligação. A partir dessas consultas, nos próximos dias, deve definir se enfrentará realmente as urnas.
FRASE
Platão (filósofo grego): “Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo”.