CANDIDATURA
Depois da saída do ex-deputado Miro Sanova do partido em direção ao PT, o PDT de Ananindeua decidiu que lançará candidatura própria à prefeitura. O nome mais cotado é da suplente de deputada, professora Nilse. Caio Ayres, chefe de gabinete do deputado estadual Adriano Coelho (PDT), assumiu a presidência do partido no município, com a missão de comandar a empreitada.
PESQUISA
Segundo o Instituto Doxa, caso as eleições ocorressem hoje, o prefeito Daniel Santos (MDB) seria reeleito em Ananindeua com 81,6% dos votos. Na espontânea ele já crava 42%. Outros nomes estimulados aparecem com os seguintes índices: professora Nilse (3,0%), Miro Sanova (2,5%) e Eliel Faustino (0,5%). A aprovação do governo de Daniel é de 87,8% e a reprovação de 7,5%. Outros 4,7% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 3 de março e está registrada no T.R.E sob o número PA-04658/2024.
CONTAS
Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as contas de Daniel Santos no período em que ele foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, nos anos de 2019 e 2020. À época Daniel foi o deputado estadual mais votado do Estado, com 113.588 votos. De lá saiu para disputar a prefeitura de Ananindeua, que venceu com 67,70% dos votos, em 2020. Agora vai concorrer à reeleição.
TIMONEIRO
Deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, está recebendo o elogio praticamente unânime da classe política do Estado pela maneira como conduz as negociações com políticos alinhados a Helder Barbalho e, ao mesmo tempo, com respeito a políticos de oposição. Cada vez mais seu nome se consolida como principal aliado do governador na difícil tarefa de conciliar interesses divergentes dos mais variados partidos e lideranças.
FILIAÇÃO
No próximo dia 15, o deputado estadual e secretário de Articulação da Cidadania do Pará, Igor Normando, se filia ao MDB. O martelo foi batido esta semana numa reunião do parlamentar com o governador Helder Barbalho e o deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa (foto acima). A filiação segue o cronograma de visibilizar ainda mais o nome de Normando para uma possível candidatura a prefeito de Belém.
FATOR
Circula na alta cúpula do MDB no Estado a posição de que o partido não apoiará a candidatura do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) no primeiro turno. Mas há quem aposte que o presidente Lula chamará o governador Helder Barbalho para uma conversa, na qual será
cogitada a possibilidade de HB indicar o vice de Ed, no sentido de impedir uma vitória da direita, o que seria um desastre para as forças governistas, sobretudo em função da COP 30.
XADREZ
Lula e a cúpula nacional do PT estão mapeando a disputa nas capitais. Eles têm preferência pela candidatura de Edmilson Rodrigues em Belém. A passagem do prefeito por Brasília esta semana fortaleceu esse movimento. Há quem diga que, se HB aceitar esse jogo, vai exigir contrapartida, provavelmente em Santarém, pedindo que o PT indique o vice na chapa de José Maria Tapajós (MDB) na disputa pela prefeitura, conforme noticiamos na coluna anterior. Igor Normando seria o vice de Ed. Mas, por enquanto, tudo é especulação.
URTICÁRIA
Na hipótese, hoje ainda pouco provável, do MDB indicar o vice de Ed, a ala esquerda do Psol entraria em polvorosa. Com uma postura “principista”, esse segmento é radicalmente contra aliança com partidos como o MDB. Prefere perder uma disputa eleitoral a ceder em questões de princípio. Bonito, mas no que se tornou o jogo eleitoral, inviável. Esse seria mais um problema pra Ed administrar.
PARAUAPEBAS
Deputado Ivanaldo Braz (PDT) é o nome escolhido pelo governador Helder Barbalho na disputa pela prefeitura de Parauapebas. Nessa condição, com o apoio do deputado federal Keniston Braga (MDB), ele costura apoios de diversos partidos e lideranças visando a disputa. A intenção é lançar a pré-candidatura nos próximos dias, para dar uma demonstração de força. Nesta quinta-feira, a coordenação de Braz se reúne para discutir as estratégias da campanha.
POSTURA
Ao que tudo indica, o vereador Rafael Ribeiro não acatará a orientação do governador Helder Barbalho e mantém firme sua candidatura a prefeito. Esta semana, o empresário João Vicente, o “Branco da White”, que era pré-candidato, anunciou seu apoio a Ribeiro, junto com 4 vereadores eleitos pelo Pros e que hoje estão no Solidariedade. Apoiado pelo prefeito Darci Lermen (MDB), se for mantida a decisão do governador, Rafael deve sair do MDB. Comenta-se que já recebeu convites do União Brasil e do PT. (Vídeo abaixo)
DENÚNCIA
Circula em Parauapebas, a informação que o Ministério Público recebeu denúncias sobre a existência de uma suposta tabela de preços que estaria sendo praticada para que vereadores, suplentes, pastores e lideranças comunitárias se filiem a determinados partidos políticos, na montagem de chapas para a disputa da Câmara Municipal. A Coluna vai acompanhar de perto esse caso.
AGIR
No próximo sábado, às 14H30, acontecerá no Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, a assembleia de fundação do partido Agir. Estará presente o presidente estadual Juliano Barbelli e o deputado Dirceu ten Caten (PT), como convidado especial, que receberá o apoio do partido para sua pré-candidatura a prefeito. Aliás, depois que foi escolhido como presidente do Diretório Municipal do partido, Dirceu tem fortalecido os partidos da Federação PT-PV-PCdoB e ampliado seu leque de alianças.
UNIFESSPA
No próximo sábado (9), às 8h, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, em Marabá, acontece a Plenária Plataforma Democrática. Estudantes, professores e servidores da Unifesspa vão se reunir para preparar a formação de uma chapa para concorrer às eleições da Reitoria da Universidade, que deverão acontecer ainda este semestre. O ex-reitor Maurílio Monteiro (foto), que deve concorrer ao cargo novamente, participa do movimento.
VIGIA
Instituto Doxa realizou pesquisa em Vigia de Nazaré. Pelo levantamento, o prefeito Job Júnior (PSD) tem sua gestão aprovada por 69,3% dos entrevistados e reprovada por 22,8%. Outros 8% não souberam responder. Na pergunta estimulada, Job tem 52,3% das intenções de voto na disputa pela reeleição. Ele é seguido pelo ex-deputado Ozório Juvenil (MDB), com 12%. Os pré-candidatos Camile, Catatau e Ronaldo cravam 1,8% cada um. Os indecisos somam 20% e os que optam por votar em branco ou nulo somam 10,5%. A pesquisa foi realizada de 1 a 4 de março e foi registrada no T.R.E sob o número PA-08992/2024.
FEDERAÇÃO
União Brasil e Partido Progressistas (PP) avançaram as negociações para formar uma federação partidária com foco nas eleições de 2026. Juntos, eles se tornarão a maior bancada de deputados federais da Câmara, com 109 deputados, superando o PL, que conta com 96 parlamentares. No Pará, o União Brasil é presidido pelo ministro Celso Sabino e o PP pelo prefeito de Barcarena, Renato Ogawa.
PRAZO
O prazo para as prefeituras aderirem ao Programa Nacional de Retomada de Obras na área da Saúde termina no próximo dia 15 de março. O objetivo do programa é concluir mais de 6,3 mil obras paradas em todas as regiões do País, das quais 4 mil são Unidades Básicas de Saúde. O governo pretende investir cerca de 3,7 bilhões de reais nesse projeto. As obras terão que ser concluídas em 24 meses, prorrogáveis por igual período.
MOBILIZAÇÃO
Nesta quarta-feira (6), prefeitos e gestores municipais de todo o País estiveram no Congresso Nacional numa mobilização em defesa da desoneração da folha de pagamentos dos municípios. O principal objetivo é reduzir a contribuição para o INSS, de 20% para 8%, que foi vetada pelo presidente Lula. A Confederação Nacional dos Municípios liderou o movimento que quer a derrubada do veto.
RECUO
Em janeiro, a produção industrial nacional recuou 1,6% em comparação a dezembro de 2023. Em relação a janeiro de 2023, a indústria cresceu 3,6%. O índice acumulado do ano de 2023 também foi de 3,6%. As atividades que tiveram influência negativa em janeiro vieram das indústrias extrativas (-6,3%), confecção de artigos de vestuário (-6,4%), produtos alimentícios (-5,0%) e produtos têxteis (-4,2%). Outras 18 atividades experimentaram crescimento.
ELOGIO
Comitê que coordena as ações visando a COP 30, ligado ao gabinete do presidente Lula, vem elogiando o comprometimento do prefeito Edmilson Rodrigues com a agenda de obras e serviços visando a realização da Conferência que acontecerá em Belém, em 2025. A expectativa é que as obras elencadas para o evento estejam todas concluídas até o ano que vem.
AUTISMO
Deputada Alessandra Haber (MDB), acompanhada do senador Cid Gomes (PSB), foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do atendimento às crianças portadores do Transtorno do Espectro do Autismo nas escolas de todo o País. Ela recebeu do ministro o compromisso de executar políticas públicas essenciais para que essas crianças possam exercer o seu direito de estudar.
ANIVERSÁRIO
Nesta quinta-feira (7) comemora aniversário a combativa ex-vereadora e ex-deputada Marinor Jorge Brito dos Santos. Lutadora das boas causas da sociedade merece nossos parabéns, com votos de saúde e longa vida!
FRASE
Sócrates (filósofo grego): “Só sei que nada sei”.