BELÉM
Caiu como uma bomba nos arraiais da esquerda paraense a informação dada pelo jornalista Diógenes Brandão de que o senador Beto Faro (PT) comunicou à deputada Maria do Carmo (PT) que o partido deve filiar o deputado Igor Normando para a disputa da prefeitura de Belém. A reunião teria ocorrido na última terça-feira, na Assembleia Legislativa, com a presença de Everaldo Martins, irmão de Maria, e do próprio Igor.
COLATERAL
O jornalista informa ainda que Beto teria dito que, em Santarém a candidatura a ser apoiada pelo governador não seria a do PT, mas sim do MDB. O que não foi noticiado é que, nesta mesma reunião, teria sido dito que, em Marabá, o PT também teria que abrir mão da cabeça de chapa para o MDB e compor como vice. A notícia alvoroçou os meios petistas e uma reunião do partido foi convocada para a próxima segunda-feira, as 8h30 da manhã, onde o principal ponto de pauta será a possível filiação de Igor Normando.
IRREVERSÍVEL
Deputado Dirceu ten Caten (PT) em linha direta com a coluna, disse não ter conhecimento do conteúdo dessa reunião, mas assegurou que sua candidatura a prefeito de Marabá é irreversível. Dirceu avalia que existe um espaço enorme para o crescimento de uma candidatura de perfil progressista no município e, com todo respeito às demais, entende que elas não cumprem esse requisito. Que em qualquer hipótese sua candidatura sairá politicamente vitoriosa.
DETERMINAÇÃO
O deputado também avalia ser muito difícil a aprovação do nome de Normando para ser o candidato a prefeito pelo PT, com o consequente afastamento do partido da administração de Edmilson Rodrigues. As tendências Democracia Socialista, do vice-prefeito Edilson Moura; a Unidade na Luta (Paulo Rocha), que ocupa a Funpapa, e a Construindo um Novo Pará (CNP), dos deputados Dirceu e Airton Faleiro, que ocupa a secretaria de Economia, estão dispostas a seguir com Ed até o fim.
OPERAÇÃO 2
Dirceu recorda que a sua tendência esperava indicar o ex-deputado Zé Geraldo como primeiro suplente de Beto Faro na disputa pelo Senado. Que um princípio de crise ocorreu no partido quando se articulou a filiação de Josenir Nascimento. A CNP recuou e atendeu ao apelo de Beto para que o novo filiado pudesse compor a chapa. No entanto, Dirceu (foto acima) avalia ser praticamente impossível no atual momento uma nova articulação desse tipo, pelo fato das tendências que compõem o governo de Edmilson avaliarem que o pior momento está passando e que ano que vem é hora de colher os frutos, inclusive com a eleição de vereadores.
EMPENHADO
Senador Beto Faro é conhecido dentro do PT por sua enorme capacidade de agir. Está empenhado em fazer o partido crescer e consolidar sua aliança com o governador Helder Barbalho. Essa estratégia tem gerado alguns ruídos dentro do partido. Infelizmente a coluna não conseguiu falar com o senador para que se posicione sobre essa polêmica.
CIDADANIA
Mandato do deputado Dirceu ten Caten (PT) realiza Ação Social e de Cidadania no município de Marabá nesta sexta-feira e sábado. A iniciativa oferece diversos tipos de documentos gratuitos, atendimento médico e odontológico, serviços de cabeleireiro e manicure, cinema e brinquedos para crianças. Dessa vez os bairros beneficiados são a Vila Brejo do Meio e a folha 27, na Nova Marabá.
SAÚDE
Prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) comemora a liberação, pelo Ministério da Saúde, de 142 milhões de reais para investimento na Atenção Básica. O gestor afirma que os recursos serão utilizados para melhorias efetivas e reais nos prontos-socorros e UPAS, com melhoria na oferta de medicamentos e na telemedicina, beneficiando todos os bairros da capital. No vídeo que divulgou, Ed fez questão de ressaltar a parceria com o governo Lula.
PASEP
Servidores públicos admitidos antes de 1988 terão direito à restituição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os trabalhadores dos segmentos municipal, estadual e federal desse período poderão requer a restituição de valores não recebidos do programa. A decisão reconheceu que houve falhas na prestação do serviço por parte do Banco do Brasil. Assim, os trabalhadores podem entrar com medida judicial solicitando o ressarcimento por danos matérias e morais.
ARRECADAÇÃO
Governador Helder Barbalho (MDB) vem conseguindo aumentar a arrecadação do Estado desde que assumiu. Nos últimos 4 anos do governador Simão Jatene, a receita bruta arrecadada no período foi da ordem de 96,94 bilhões de reais. Nos primeiros 4 anos do atual governador, a receita bruta realizada foi de 156,66 bilhões de reais. Os dados estão no site eletrônico da Secretaria da Fazenda. Este ano, até agosto, a receita orçamentária realizada já atingiu 33,8 bilhões de reais.
EXPECTATIVA
Nos meios políticos cresce a expectativa para que, no máximo até novembro, o Tribunal Regional Eleitoral julgue as ações que impugnam a eleição dos deputados estaduais e federais do PL. O caso envolve a fraude na cota de gêneros e racial, distribuição de recursos e tempo de televisão envolvendo mulheres e negros. Os processos estão em fase de alegações finais. O advogado Inocêncio Mártires Coelho (foto acima), que defende a Federação PSD-Cidadania e o deputado Eliel Faustino (União Brasil), interessados na impugnação, está otimista com a vitória de suas teses.
MUDANÇAS
Caso as teses defendidas pelo advogado sejam vitoriosas, o PL ficaria sem deputados no Pará. Perderiam o mandato os estaduais Rogério Barra, Aveilton Souza e Coronel Neil e os federais Joaquim Passarinho, Delegado Caveira e Eder Mauro. Assumiriam na Alepa, Eliel Faustino, Paula Gomes (MDB) e Torrinho Torres (Podemos). E na Câmara Federal, Lena Pinto (PSDB), Cássio Andrade (PSB) e Paulo Bengtson (PTB). Claro, que da decisão do TRE cabe recurso ao TSE.
SORTEADA
Caso a ação suba para o Tribunal Superior Eleitoral, a ministra para julgar o caso já está definida. Será Carmem Lúcia, que assumir a presidência do TSE e deve julgar rápido o processo, para que o caso tenha repercussão nas eleições de 2024. Do lado do PL, o deputado Joaquim Passarinho demonstra tranquilidade e tem certeza que o partido vencerá as ações. Que as supostas ilegalidades cometidas são explicáveis e convencerão os juízes. A conferir.
XINGUARA
O PT de Xinguara realiza neste sábado, no auditório do Sinttep, uma Plenária para analisar a conjuntura política do município e discutir a estratégia para as eleições municipais do ano que vem. O partido, que já governou a cidade com o professor Davi Passos, ainda não decidiu se terá candidato a prefeito. Para o evento o Diretório convidou a cientista política Karol Cavalcante, ex-dirigente do PT estadual e nacional, para realizar uma palestra sobre o cenário o atual cenário político.
LUTO
Faleceu na última quarta-feira, em Marabá, um dos maiores craques que o futebol local produziu. Ivenir Clóvis de Oliveira (foto acima) morreu aos 82 anos, devido a um câncer no pulmão. Cidadão de bem, respeitado pela comunidade marabaense, deixou 3 filhos, 7 netos e 4 bisnetos. Ele era filho do desportista Zinho Oliveira, que dá nome ao Estádio Municipal de Marabá. Nossos pêsames à família e amigos.
PONTE
O governo federal liberou a licença ambiental para a construção da Ponte de 700 metros sobre o Rio Xingu, em São Félix do Xingu. A decisão foi anunciada pelo deputado José Priante (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal. A obra é um sonho da comunidade, em especial dos produtores, que perdem tempo e dinheiro com a travessia do rio. Agora, as obras poderão ter início, o que se espera para breve.
FRASE
Deng Xiaoping (Líder chinês): ““Eu não me importo se o gato é preto ou branco, eu só quero que ele mate os ratos”.