Coisas da Política – João Salame

FILIAÇÃO

Ex-deputado Miro Sanova, atual presidente da Funtelpa, se filiou ao PT no último sábado, no meio de uma grande polêmica dentro do partido. É que o senador Beto Faro, patrono da filiação, pretende lançar a candidatura de Sanova a prefeito de Ananindeua, enquanto a direção municipal e outras grandes lideranças da legenda preferem uma aliança em torno da reeleição do prefeito Daniel Santos (MDB).

 

AUSÊNCIAS

Uma demonstração da falta de unidade foi a ausência do ex-senador Paulo Rocha, do ex-deputado federal Zé Geraldo e dos deputados estaduais Dirceu ten Caten, Maria do Carmo e Carlos Bordalo. Também não esteve presente o presidente do PT de Ananindeua, Célio Rodrigues, que chegou a ser convidado pessoalmente por Sanova. O deputado Dirceu explicou a Miro que não poderia prestigiar o ato porque sua base de apoio no município defende a candidatura do atual prefeito. A ex-governadora Ana Júlia prestigiou o ato de filiação de Sanova. (Foto abaixo)

 

XADREZ

Beto Faro sabe da resistência ao nome de Sanova, mas além de se alinhar com o governador Helder Barbalho na estratégia de aumentar a oposição ao prefeito Daniel Santos, busca fortalecer sua tendência e aumentar a bancada de vereadores do partido no município. De quebra, projeta o nome de Miro para disputar uma vaga de deputado estadual pelo PT nas próximas eleições.

ALINHAMENTO

Irritado com a saída de Miro Sanova do PDT, o ex-deputado Giovanni Queiroz mudou a direção do partido em Ananindeua, decidindo impedir uma aliança da sigla com a possível candidatura do ex-deputado a prefeito. Mais que isso, escolheu uma nova direção alinhada com a reeleição de Daniel Santos. Geovanni é secretário de Estado de Agricultura e presidente estadual do partido.

 

INDEFINIDO

Durou mais de duas horas a reunião do governador Helder Barbalho com os deputados Keniston Braga e Ivanaldo Braz, o prefeito Darci Lermen e o vereador Rafael Ribeiro e nada de acordo para a escolha de um candidato do grupo para disputar a prefeitura de Parauapebas. Apoiado por Keniston, o deputado Braz não recuou de sua candidatura. E Rafael, apoiado por Darci, também não. O presidente da Alepa, deputado Chicão, propôs uma pausa nas negociações e uma rodada de novas conversas.

 

DECISÃO

Na pesquisa de posse do governador, Braz apresenta leve vantagem. Nas pesquisas encomendadas por Darci, o vereador Rafael está bem à frente. O prefeito chegou a dizer que não há possibilidade de apoiar a candidatura de Braz, que retrucou dizendo que se tivesse a máquina a seu favor estaria bem melhor que Rafael. Diante do impasse, Helder sugeriu uma nova reunião na quarta-feira. E deixou claro que se não houver acordo, a chance de vitória da oposição é real. E que ele vai declarar qual é sua posição.

 

INAUGURAÇÃO

Após oito anos de abandono, o prefeito Edmilson Rodrigues se prepara para inaugurar a bela obra do Mercado de São Braz (foto). O local foi reestruturado e revitalizado, com a assinatura do arquiteto Aurélio Meira, um dos mais famosos do Pará. A reforma se insere dentro do contexto de revitalização dos principais prédios públicos da capital, a exemplo do que já foi feito com o Palacete Antônio Lemos e o Palacete Pinho. O mercado se transformará em um novo espaço de serviços, compras, gastronomia e convivência social.

FIRME

Apesar dos problemas de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana, o presidente Lula não abre mão de Belém sediar a COP 30 e não quer nem ouvir falar em Plano B. Lula nomeou uma comissão junto ao seu gabinete para agilizar as iniciativas visando preparar a capital paraense para receber o maior evento mundial sobre o clima. A ordem é alinhar forças com a prefeitura e o Governo do Estado e superar todos os impasses.

 

APOSTA

Por sinal, Lula continua apostando na reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Ele acredita que as obras que começarão a ser inauguradas, a regularização da coleta do lixo e a mobilização da militância, além do seu apoio, serão suficientes para garantir a presença do prefeito no segundo turno. E aí, espera a união de toda as forças progressistas para derrotar as forças de direita.

 

PLENÁRIA

Em Belém, o PT realiza na noite desta segunda-feira uma Plenária para debater as eleições municipais. São esperadas mais de 500 lideranças dos diversos bairros da capital. No evento está prevista a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e espera-se uma demonstração de unidade em torno da candidatura do gestor à reeleição. As diversas tendências do partido estão unidas em torno desse objetivo, a exceção da Articulação Socialista, liderada pelo senador Beto Faro, que admite outras possibilidades, inclusive continuar apoiando Ed.

 

UNIDO

Em Igarapé Miri, o PT está unido em torno da candidatura do prefeito Roberto Pina, filiado ao partido. No domingo, as principais lideranças estaduais do partido estiveram no município para prestigiar o lançamento de sua pré-candidatura, tendo à frente Beto Faro, Paulo Rocha, Zé Geraldo e Maria do Carmo. O vice continuará sendo Marcelo Correa, do Republicanos.

 

MARAJÓ

Pegou fogo novamente a denúncia sobre exploração sexual de menores na Ilha do Marajó. Um fato que ocorre há décadas sem que nenhuma política efetiva e rigorosa tenha sido executada para impedir esse crime bárbaro contra nossas crianças. Está passando da hora de estender a boa política das usinas da Paz pelas principais cidades do arquipélago, além da implantação de escolas de tempo integral e profissionalizantes. Já seria um bom início.

 

CONCÓRDIA

Prefeito Daniel Santos e o senador Beto Faro estarão em palanques diferentes também em Concórdia do Pará. Faro deve apoiar a reeleição da prefeita Elizângela Celestino (MDB), junto com o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Elias Santiago (PT). Já Daniel, junto com os deputados federais Júnior Ferrari e Antônio Doido vão defender a candidatura de Antônio Elson, que no sábado se filiou ao PSD, com a presença de seus apoiadores.

 

VIGARISTAS

Governador Helder Barbalho (MDB) demonstrou toda sua irritação com a empresa Norte Energia em sua recente visita a Altamira.  Ele ficou indignado pelo fato da empresa ter se comprometido a construir uma usina da Paz no município, ter colocado as máquinas para trabalhar no terreno e depois retirado. HB não mediu palavras. Chamou a empresa de caloteira e os seus dirigentes de vigaristas. Prometeu retaliação e que outra empresa assumirá a obra.

FORA

O MDB não estará no apoio a Edmilson Rodrigues no primeiro turno. O partido tenta um diálogo com o PT, para que o partido apresente uma candidatura a prefeito que possa unir as duas legendas e diminua a resistência do presidente Lula, que aposta na reeleição de Edmilson. Mas, caso isso não ocorra, próceres do MDB asseguram que o partido lançará candidato próprio. Qualquer aliança só no segundo turno. A conferir.

 

AVANTE

Como essa coluna tem antecipado, o deputado Wescley Tomaz gradativamente se aproxima do governador Helder Barbalho, pelas habilidosas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB). Semana passada circularam rumores que o Avante, presidido por Tomaz, deixará de apoiar a candidatura oposicionista da ex-deputada Eliane Lima à prefeitura de Tucuruí, para compor a base de apoio do prefeito Alexandre Siqueira (MDB), candidato a reeleição.

 

GREVE

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) decidiu no último dia 23 a realização de uma greve da categoria a partir do dia 29. No mesmo dia será realizado um ato na frente do Palácio dos Despachos do Governo do Estado. A pauta da categoria é contra a matriz curricular, jornada de trabalho, reformas nas escolas e valorização profissional. A Seduc contesta as reivindicações e afirma que a nova matriz curricular atende a padrões mundiais.

 

UNIÃO

Professor Davirley Sampaio abriu mão de sua candidatura a prefeito de Belterra pelo PT. Ele decidiu apoiar a candidatura do ex-deputado Antônio Rocha, que se desfiliou do MDB e concorrerá pelo PP, dentro de uma frente ampla que contempla ainda o PV, PCdoB, PSDB, Cidadania, Rede e Psol. Sampaio, no entanto, deverá compor a chapa majoritária na condição de vice.

 

 

 

SOCIALISTAS

Ex-vereador Ademar de Alencar (foto acima) durante muitos anos militou no MDB de Marabá. Agora, ele decidiu mudar de ares e assumiu a presidência do PSB. Nesta quarta-feira (28), ele comanda a realização de um Encontro Regional do partido, na Câmara Municipal de Marabá, a partir das 19h, para a realização de uma análise de conjuntura e definição de um calendário de atividades visando a montagem de uma chapa de candidatos a vereador para as eleições deste ano.

 

DIREITA

Ex-presidente Jair Bolsonaro mostrou a força da direita no último domingo num ato na Avenida Paulista que reuniu cerca de 185 mil pessoas, 4 governadores e uma centena de deputados federais. Mas cumpre ressaltar que 9 governadores considerados bolsonaristas deixaram de ir. Ao mesmo tempo em que mostrou vitalidade, a direita começa a revelar defecções em suas fileiras.

 

FIM

Triste fim levou o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que depois se tornou Partido Popular Socialista (PPS) e agora é Cidadania. Partido que já teve nas suas fileiras comunistas lendários como Luís Carlos Prestes, Gregório Bezerra e Giocondo Dias, entre outros, agora assiste uma de suas deputadas se regozijar por estar presente no ato comandado por Bolsonaro. Trata-se da deputada federal Paula Belmonte, de Brasília.

 

 

ANIVERSÁRIO

No último domingo (25) comemorou aniversário a deputada estadual Ana Maria do Socorro Magno Cunha (PSDB). Nesta segunda-feira troca de idade o ex-deputado e exe-prefeito de Santarém Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon (Von). Aos dois nossos votos de muita saúde e sucesso em suas lutas.

 

FRASE

Charles Tocqueville (escritor francês): “Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress