AZUL
Governador Helder Barbalho esteve na última segunda-feira (19), em Campinas (SP) para participar do anúncio da expansão da malha aeroviária do Estado, com novos voos saindo de Belém para o interior, além de mais 3 voos entre a capital e São Paulo e 1 voo diário para Ford Lauderdale, nos Estados Unidos. O evento contou com a participação do presidente da Companhia Aérea Azul, John Rodgerson e de representantes do Ministério do Turismo.
POPULAR
O Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem da prestigiada agência FSB apresentou à Secretaria de Comunicação da Presidência da República uma pesquisa na qual o governador Helder Barbalho (MDB) é considerado o mais popular entre os gestores estaduais, com aprovação de 67%. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 30 de janeiro e ouviu 21.515 pessoas em todo o País.
SANTARÉM
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Santarém Novo, no nordeste do Pará. Pelos números, o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB), tem sua gestão aprovada por 66% dos entrevistados. Na disputa pela prefeitura, Thiago pontua 52,3% das intenções de votos, contra 19,3% de Zedequias, 3% de dona Márcia, 3% de Laércio e 0,7% de Beth Campos. No confronto direto, o prefeito crava 56,1% e Zedequias tem 20,7%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-06483/2024.
PRIORIDADE
Deputada Maria do Carmo (PT) está na capital federal. Nesta quarta-feira ela reuniu com a presidente nacional do PT, deputada Gleice Hoffman, e com o secretário nacional de comunicação do partido, Jilmar Tatto. Acompanhada do senador Beto Faro, deputado Airton Faleiro e ex-senador Paulo Rocha (foto abaixo), ela ouviu que sua candidatura será prioridade nacional do PT. E que só existe uma possibilidade de recuar: se for para atender um pedido do presidente Lula, o que não deve ocorrer.
ASSÉDIO
O ex-vice-prefeito de Piçarra e atual superintendente Regional do Incra em Marabá, Reginaldo Rocha de Negreiros, pediu sua exoneração do cargo, após acusação de suposto assédio moral e sexual por parte de servidoras, que não se identificaram e nem formalizaram as denúncias. Pressionado pela família, ele decidiu entregar o cargo, apesar da direção nacional do órgão não ter aceitado, por avaliar que ele faz um bom trabalho e as acusações sequer terem sido formalizadas.
METAS
No seu pedido de exoneração, Reginaldo relacionou as realizações de sua gestão em apenas 11 meses à frente do cargo. Ele cita o assentamento de 1.746 famílias, a emissão de 674 títulos definitivos de terra, a realização de 5.495 supervisões operacionais e a emissão de 1.985 contratos de concessão de uso, facilitando o aceso à terra. O superintendente foi uma indicação da tendência do PT ligada aos deputados Airton Faleiro e Dirceu ten Caten e ao ex-deputado Zé Geraldo.
FILIAÇÃO
Após ser expulso do PL, o deputado estadual Aveilton Souza já decidiu sua nova casa. Será o PSD, comandado na Assembleia Legislativa pelo deputado Gustavo Seffer. Dessa forma, Aveilton abandona a trincheira bolsonarista e se abriga num partido que é da base de apoio do governador Helder Barbalho (MDB) e tem ministério no governo do presidente Lula (PT).
CANDIDATA
A professora Sílvia Letícia (foto abaixo), vereadora de Belém pelo Psol, decidiu lançar sua candidatura a prefeita da capital. Ela enfrentará na convenção partidária a candidatura do prefeito Edmilson Rodrigues, com uma dura agenda. A parlamentar defende um novo modelo de poder, com participação direta da população, o fim dos cargos de indicação política, auditoria nas contas da prefeitura e revisão de contratos milionários que, segundo ela, prejudicam a população de Belém.
RAIZ
Sílvia Letícia defende a cobrança de impostos aos proprietários das frotas de ônibus e dos milionários locais. Defende o pagamento dos pisos salariais às categorias do funcionalismo, a implantação do bilhete único com duração de 3 horas e a criação de uma frota municipal de transporte coletivo na cidade, além da defesa do meio ambiente, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+. Ela condena a política de alianças do seu colega de partido e prefeito de Belém que, segundo ela, é composta por partidos de direita.
FPM
Na última terça-feira (20) foi creditado o segundo decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em comparação com o mesmo decêndio do ano anterior, o depósito realizado apresentou um crescimento de 55,28%, o que demonstra uma franca recuperação do repasse do FPM para os municípios. O valor repassado foi de cerca de 1,8 bilhão de reais, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos o depósito foi de 2,239 bilhões de reais.
MULHER
Prefeito Daniel Santos (MDB) e deputada Alessandra Haber (MDB) foram recebidos nesta quarta-feira no Ministério da Mulher. Na pauta, a inauguração da primeira Casa da Mulher no Pará, construída em Ananindeua, que vai oferecer dezenas de serviços de proteção às mulheres. O prefeito informou que o imóvel já está pronto e sugeriu a data de inauguração para 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Daniel pediu ao ministério que se dê prioridade à presença do presidente Lula e da ministra Cida Gonçalves no evento.
SOBRAS
Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (21), o julgamento da ação sobre as chamadas “sobras eleitorais”, que pode alterar as bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados. O relator, Ricardo Lewandowki, hoje aposentado e à frente do Ministério da Justiça, considerou inconstitucional limitar os partidos a disputarem as sobras das vagas. A ação questiona a lei que criou a regra 80-20, ou seja, para disputar as sobras, as siglas precisam obter pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que tenham obtidos votos em número igual ou superior a 20% desse quociente.
VISTAS
Até o momento 5 ministros votaram. Lewandowski, Alexandre Moraes e Gilmar Mendes concordaram que todos os partidos devem participar das sobras, mas o primeiro entende que a regra só deve valer para as eleições futuras. Moraes e Mendes defendem a aplicação da regra para as eleições de 2022. Edson Fachin defendeu que se mantenha a regra, a exemplo de André Mendonça. O ministro Nunes Marques pediu vistas e o processo deve retornar à pauta na próxima quarta-feira (28).
IMPROCEDENTE
À unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no último dia 20, julgou improcedente ação movida pelo PL contra os dirigentes e candidatos eleitos e não leitos ao cargo de deputado federal pelo União Brasil, onde era questionada a suposta fraude na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário às candidaturas femininas e às cotas raciais. A defesa foi patrocinada pelo escritório de advocacia Pinheiro & Penafort Advogados Associados.
SAIDINHA
O Senado Federal aprovou na última terça-feira o projeto de Lei que reduz drasticamente a possibilidade de saída temporária de presos condenados. Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados, que ficou conhecida como “saidão”. Só serão permitas saídas para detentos do semiaberto que estejam estudando ou trabalhando. O texto foi aprovado por 62 votos a 2 e 1 abstenção. Os 3 senadores do Pará votaram a favor. Agora a matéria segue para a Câmara dos Deputados e depois para a sanção presidencial.
CONCURSO
Presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (21) a abertura de concurso público para a Caixa Econômica Federal, com mais de 4 mil vagas para todo o País. O Edital será publicado nesta quinta-feira (22). Duas mil vagas serão para TBN (Técnico Bancário Novo) e outras 2 mil para TI (Tecnologia da Informação). Também haverá 50 vagas de nível superior, sendo 28 delas para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho. A Caixa destinará 6% do total de vagas para pessoas com deficiência. Os aprovados serão convocados a partir de agosto deste ano.
TRANS
Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados uma mulher transexual será líder de uma bancada partidária. A deputada federal Erika Hilton (SP) foi escolhida para liderar a bancada do Psol no parlamento federal, em substituição ao deputado federal Guilherme Boulos, que vai se afastar para concorrer à prefeitura de São Paulo. A deputada vai liderar um grupo de 14 parlamentares. Ela foi escolhida pela bancada do partido.
AFASTAMENTO
Diorgio Santos, que assumiu a presidência do PT de Marabá com o falecimento do ex-vereador Ademir Martins, e Joarez Oliveira, que ocupava o cargo de vice, anunciaram seus afastamentos. Por ocuparem cargos em várias entidades, o ex-vice-prefeito Luis Carlos Pies conversou com ambos e mostrou que, num período eleitoral, seria incompatível as duas tarefas. Diorgio e Joarez concordaram, se afastaram, mas não saíram satisfeitos. A informação é que ambos poderão ser considerados como baixas na campanha do deputado Dirceu ten Caten à prefeitura.
VIGÍLIA
A campanha de Dirceu, por sinal, vem ampliando o leque de apoio em direção a setores de centro e conservadores. No próximo sábado deverá ser realizada uma grande vigília evangélica em apoio ao deputado, com a presença de lideranças religiosas importantes, como o pastor Ibanês Taveira, da Igreja Assembleia de Deus Madureira, do ex-prefeito Maurino Magalhães e outros líderes de várias denominações.
LÍDER
Senador Beto Faro (foto acima) foi escolhido para liderar a bancada do PT no Senado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (21). Ele tinha a simpatia do presidente Lula para ocupar a função. Sentindo-se honrado por ser escolhido no segundo ano de mandato, Faro destacou o desafio de liderar o partido do presidente num Congresso com base conservadora, mas aposta na habilidade e na negociação para fazer avanças as pautas do governo no parlamento. Como líder, Beto passa a ser um parlamentar ainda mais influente no Congresso.
DECISÃO
De posse de uma pesquisa que encomendou ao Ipec (ex-Ibope) em mãos, o governador Helder Barbalho deve chamar a Belém, no início da próxima semana, o prefeito Darci Lermen (MDB), deputado federal Keniston Braga (MDB), deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) e o vereador Rafael Ribeiro (MDB) para uma conversa visando definir o nome a ser apoiado pelo grupo na disputa pela prefeitura de Parauapebas. Há quem garanta que Braz será o ungido. A conferir.
IMPEACHMENT
Deputada Carla Zambelli protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Lula por causa das declarações dele a respeito do massacre de Israel contra a Faixa de Gaza, comparando os ataques ao holocausto. Até agora 133 deputados já assinaram o pedido, entre os quais os deputados paraenses delegado Caveira, delegado Eder Mauro e Joaquim Passarinho.
COLUNA
Excepcionalmente, a coluna “Coisas da Política” está sendo publicada nesta quinta-feira e no sábado (24). A partir da próxima semana, a publicação da coluna voltará aos dias habituais de segunda, quarta e sexta-feira.
FRASE
Sócrates (filósofo grego): “Só sei que nada sei”.