Coisas da Política – João Salame

AFUNILOU

Em Parauapebas, a disputa pela indicação do nome que vai receber o apoio do governador Helder Barbalho e do prefeito Darci Lermen afunilou entre as pré-candidaturas do deputado Ivanaldo Braz (PDT) e do vereador Rafael Ribeiro (MDB). Sabe-se que Darci é ardoroso defensor da candidatura de Ribeiro. E que o deputado federal Keniston Braga (MDB) aposta suas fichas na de Braz. O clima não é ameno entre as partes.

 

PESQUISAS

Diante do imbróglio, o governador Helder Barbalho, preocupado que as forças de oposição vençam a disputa pela prefeitura com a candidatura do vereador Aurélio Goiano, sugeriu a realização de uma pesquisa para ver quem seria o melhor nome do grupo. O problema é que tem pesquisa para todos os gostos. Nos bastidores comenta-se que a encomendada por Darci diz que o nome de Rafael é o melhor. Supostamente, o inverso ocorreria na encomendada por HB.

 

COORDENADOR

Pelo sim pelo não, o deputado Keniston Braga já deixou claro que não apoia a candidatura de Rafael Ribeiro. Esta semana circulou nas redes sociais um áudio dele deixando sua posição clara nesse sentido. Mais ainda: espera-se que o deputado chegue em Parauapebas nos próximos dias para assumir a coordenação da candidatura de Braz e colocar o bloco nas ruas. Os dois estão que nem irmãos siameses.

 

 

SEPARAÇÃO

O irônico nessa contenda é que ao contrário de Braz e Rafael, que já estiveram aliados ao ex-prefeito Valmir Mariano, Keniston sempre esteve umbilicalmente ligado a Darci Lermen (foto). Inclusive nos momentos mais difíceis. Era considerado o homem forte do governo municipal e coordenador de todas as campanhas. Agora, sem nenhum diálogo, seu nome sequer foi cogitado para receber o apoio do prefeito ou definir qual a melhor estratégia e as relações esfriaram. Há quem diga que o deputado adquiriu a antipatia da jovem e influente primeira-dama Carol Silva.

 

DESEMPREGO

A taxa de desocupação no Brasil no 4º. trimestre de 2023 foi de 7,4%. Uma queda de 0,3% em relação ao trimestre anterior e de 0,5% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados nesta sexta-feira. No 4º. Trimestre de 2023, as maiores taxas de desocupação foram as do Amapá (14,2%), Bahia (12,7%) e Pernambuco (11,9%). As menores taxas foram de Santa Catarina (3,2%), Rondônia (3,8%) e Mato Grosso (3,9%). O Pará é um dos líderes nas taxas de emprego informal, com 57,4%.

 

ANUAL

Já a taxa anual de desocupação do País foi de 7,8% em 2023, o que representa uma queda de 1,8 ponto percentual frente à média do ano anterior.  Das 27 unidades da Federação, 26 registraram queda na taxa de desocupação. Os destaques foram o Acre (-4,9%), Maranhão (-3,5%), Rio de Janeiro e Amazonas, ambos com -3,2%. O único estado onde a taxa de desocupação cresceu foi Roraima, com 1,7%. No Brasil, a população desocupada no ano totalizou 8,5 milhões de pessoas. Uma queda de 1,8 milhão em relação a 2022.

 

IDEOLOGIA

Em Canaã dos Carajás, mais que em qualquer outro município, a campanha eleitoral deste ano deve ser marcada por forte componente ideológico. Ou pelo menos é o que tentarão fazer os adeptos do ex-prefeito Jeová Andrade (PL), que pretende voltar ao cargo enfrentando a bem avaliada e popular prefeita Josemira Gadelha (MDB) – foto.

 

 

DIREITA

Nas eleições de 2022, a direita surfou em Canaã dos Carajás. No primeiro turno, Zequinha Marinho obteve 60,25% dos votos e Helder Barbalho 37,31%. No segundo turno, Jair Bolsonaro teve 62,96% dos votos contra 37,04% de Lula. O município tem forte presença da comunidade evangélica, que se tornou um bastião do bolsonarismo. Atento a esse público, Jeová deixou o MDB, se filiou ao PL e conta com a presença de Bolsonaro no seu palanque.

 

DISCURSO

Como a prefeita Josemira Gadelha está muito bem avaliada, mas é católica e filiada ao MDB, os correligionários de Jeová Andrade vão levar o embate para o terreno ideológico, acusando a gestora de ligação íntima com Helder Barbalho e o presidente Lula, que no município enfrentam dificuldades. Vão denunciar ainda que ela é boa de mídia e que Jeová é bom de obra. Município dos mais ricos do País, Canaã vai ser palco de uma verdadeira guerra.

 

SAÚDE

Cerca de 17 bilhões de reais deixaram de ser utilizados na saúde durante a pandemia no governo Bolsonaro. Esses recursos poderão ser acionados agora, por estados e municípios, segundo norma baixada pelo Ministério da Saúde. A Portaria estabelece que os recursos poderão ser aplicados tanto em custeio como em investimentos. Os gestores devem consultar o saldo disponível para suas prefeituras, segundo orientação da Confederação Nacional dos Municípios.

 

OPERAÇÃO

A Polícia Federal, o Ibama e o ICMBio deflagaram uma Operação de combate à mineração ilegal em Itaituba nesta quinta-feira (15). Uma pista de pouso de aviões localizada no Km 13, da Rodovia Transamazônica, próximo a Itaituba, foi o principal alvo das ações. Aeronaves (foto) com excesso de combustível foram apreendidas e desmontadas. Um monomotor “Carioquinha” foi queimado. A suspeita é que transportavam ouro de forma ilegal.

 

PISTA

O detalhe da Operação é que esta pista de pouso pertence ao empresário Ivan D’Almeida. Ele é um dos fortes candidatos a prefeito de Itaituba, representando as forças de direita. Bolsonarista convicto, ele chegou em segundo lugar nas eleições de 2020, prepara-se para concorrer novamente ou lançar a candidatura de sua filha. Essa Operação, realizada em sua propriedade, certamente vai acirrar novamente os ânimos políticos no município.

 

CONFLITOS

Segundo o Incra, a Amazônia e o Cerrado concentraram a maior parte dos conflitos fundiários no País em 2023. As disputas têm se concentrado em quatro estados – Bahia, Maranhão, Pará e Rondônia – e estão ligadas ao avanço do agronegócio e do garimpo ilegal. Segundo a conciliadora agrária nacional do governo, Maria Coraci Diniz, 80% dos conflitos estão nesses estados e onde não há uma atuação rápida da Justiça fica difícil impedir as contendas.

 

VOA BRASIL

Nos próximos dias o presidente Lula deve anunciar o lançamento do programa Voa Brasil. Lula quer os pobres de volta aos aeroportos e estabeleceu o público-alvo para viajar com passagens a 200 reais. Na primeira etapa, poderão participar do programa 800 mil estudantes do ProUni e 20,8 milhões de aposentados do INSS que ganham até dois salários-mínimos. Após a avaliação da primeira etapa, as demais podem incluir outras categorias, como alunos do Fies, por exemplo.

 

 

OFICIAL

Agora é pra valer. O professor José Domingos (foto) é o pré-candidato oficial do Partido dos Trabalhadores na disputa pela prefeitura de Cametá. A decisão vem após um consenso entre as principais lideranças do partido, representadas no Diretório Municipal. Sob o comando do senador Beto Faro, cerca de oito vereadores podem apoiar a candidatura do PT, que tradicionalmente tem muita força no município.

 

VICE

Apesar de resistência por parte do grupo que o apoia, o conceituado médico Jader Frederico pode desistir de sua candidatura a prefeito de Cametá para compor numa chapa com mais possibilidades de vitória. Conversas nessa direção estariam sido mantidas com o empresário Benedito Pompeu, um dos líderes nas pesquisas que foram realizadas até o ano passado no município.

 

ANIVERSÁRIO

Nesta sexta-feira trocou de idade o ex-deputado e atual secretário de Turismo do Estado, José Eduardo Pereira da Costa. Cordato, atencioso, merece nossos votos de saúde e felicidades.

 

FRASE

Tancredo Neves (Líder brasileiro): “As fontes de todos os problemas são três: barra de ouro, barra de terra e barra de saia”.

Relacionados

plugins premium WordPress