ARRECADAÇÃO
O Governo do Estado aumentou sua arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Em 2023, o imposto cresceu 4,12%, passando de 19,9 bilhões de reais para 20,8 bilhões de reais. Entre os anos de 2019 e 2023, o excesso de arrecadação do ICMS, em relação ao que estava estabelecido no Orçamento Geral do Estado, foi da ordem de 10,4 bilhões de reais. Isso resultou num repasse maior de recursos para os municípios, sobretudo nas áreas de educação e saúde.
ITAITUBA
Ex-deputado Hilton Aguiar espera que ainda no final deste mês o MDB bata o martelo sobre quem deve ser o candidato do partido a prefeito de Itaituba. O prefeito Valmir Clímaco (MDB) aposta suas fichas no seu vice, Nicodemos Aguiar. No entanto, nas pesquisas, o nome de Hilton aparece bem melhor que o irmão. A expectativa é que o governador Helder Barbalho defina qual o rumo que a legenda irá tomar.
SINAL
Nos bastidores, comenta-se que o líder nas pesquisas para a prefeitura de Itaituba, o deputado Wescley Tomaz (Avante), vem avançando no diálogo com o governador, através do deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa. Se isso for verdade, a definição de HB em lançar ou não a candidatura de Hilton Aguiar será uma sinalização importante para definir a quantas anda essa articulação.
CASSAÇÃO
Vereador Luiz Leão (Podemos) – foto acima – teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Barcarena na última sexta-feira (9), por 14 votos a 1. O motivo seria a quebra de decoro parlamentar por faltas do parlamentar às sessões ocorridas em 2021. O detalhe é que à época, o presidente da Câmara era o vereador Júnior Ogawa, irmão do atual prefeito, que pagou os salários de Leão, sem que nenhuma irregularidade tenha sido apontada.
MOTIVAÇÃO
Luiz Leão se tornou adversário número 1 do prefeito Renato Ogawa, realizando várias denúncias contra a gestão municipal. Ele também se apresentou como pré-candidato a prefeito e anunciou sua disposição de se filiar ao PT, pelas mãos do senador Beto Faro. Sua cassação coloca ainda mais água na fervura da política de Barcarena. O vereador, que acumula sete mandatos na Câmara Municipal, já recorreu da decisão na Justiça.
CRESCIMENTO
Enquanto o clima esquenta em Barcarena, o partido Rede Sustentabilidade tenta comer o mingau pelas beiradas e se anima com a candidatura do empresário Zezinho Baratão, na disputa pela sucessão de Renato Ogawa. A direção estadual da legenda decidiu encomendar pesquisas para avaliar o potencial da candidatura e definiu a disputa como uma de suas prioridades nas eleições deste ano.
DIVISÃO
Em Altamira, as forças de direita devem marchar divididas. Enquanto o PL, com os deputados Éder Mauro, delegado Caveira, Toni Cunha e Rogério Barra apoiam a candidatura do fazendeiro e empresário, Mázio Bandeira, outra fatia do espectro conservador vai marchar com o nome do atual vice-prefeito, Jorge Gonçalves, mais conhecido como Jorge da Farmácia.
LANÇAMENTO
No último final de semana Jorge da Farmácia teve o seu nome lançado para disputar a prefeitura numa reunião que contou com a participação de dois parlamentares federais do PL, a líder indígena Sílvia Waiãpi (AP) e o deputado Joaquim Passarinho, além do deputado estadual Aveilton Souza, que saiu do PL e especula-se que se filiará ao MDB, e do senador Zequinha Marinho, do Podemos, partido ao qual está filiado o vice-prefeito.
TIMES
Levando-se em consideração os eventos recentes realizados pelos dois grupos políticos da direita altamirense, a mobilização em torno de Mázio Bandeira foi mais significativa. O comentário é que a presença de Jorge da Farmácia durante os últimos anos como vice do prefeito Claudomiro Gomes (PSB), sem ter em nenhum momento rompido com a gestão, fragiliza sua força junto ao eleitorado mais conservador. Daí a mobilização menor em torno do seu nome.
BLOCO
Depois de sua cruzada contra a deputada Renilce Nicodemos (MDB), o ex-deputado Vladimir Costa – foto acima – colocou novamente o bloco nas ruas e voltou sua artilharia contra a decisão do governador Helder Barbalho de patrocinar uma Escola de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval do ano que vem. Vlad disse que está sobrando dinheiro para festas e faltando para obras estruturantes no Estado. Depois de um longo tempo de calmaria em relação ao governo de HB, alguma nota atravessou o samba na avenida.
ABAETETUBA
Governador Helder Barbalho estará em Abaetetuba nesta quinta-feira (15) para entregar 69 novas viaturas para a Polícia Militar. A frota atual de veículos será substituída por modelos Hilux e Duster. Na oportunidade serão entregues também os cheques-moradia do Programa Minha Casa e 286 títulos de terras para famílias de agricultores rurais, dentro do Programa “Regulariza Pará”.
COMITIVA
Na comitiva do governador estará presente o deputado federal Keniston Braga (MDB). Apesar de ter em Parauapebas seu principal reduto eleitoral, Keniston – foto abaixo-, é filho de Abaetetuba, e teve sua candidatura apoiada pela prefeita Francineti Carvalho (PSDB). Ele foi o federal eleito mais votado no município. Durante a visita, o parlamentar vai definir com o governador a data para a filiação da prefeita ao MDB.
HIDROVIAS
Nos próximos dois anos, o Governo Federal pretende realizar pelo menos cinco certames de concessões de hidrovias no Brasil. O investimento previsto será de cerca de 4 bilhões de reais. Aumentar a participação de hidrovias no escoamento da produção agrícola é uma das prioridades do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O primeiro edital de concessão está previsto para ser publicado em dezembro. Trata-se da hidrovia do Madeira, localizada entre os estados do Amazonas e de Rondônia.
PREVISÃO
Outros dois projetos devem ser encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) no final deste ano. O modelo para concessão do canal da Barra Norte (AM) ainda está em análise. E a ampliação da Hidrovia do Tocantins também está em análise, mas o governo já informou que os recursos da privatização da Eletrobras serão utilizados no empreendimento. A hidrovia do Araguaia-Tocantins, como se sabe, enfrenta forte resistência dos ribeirinhos e movimentos sociais.
PESQUISA
Instituto Paraná Pesquisas divulgou na última sexta-feira (9) um levantamento sobre a disputa presidencial que ocorrerá em 2026. Se as eleições ocorressem hoje, o presidente Lula (PT) teria 37,6% dos votos. A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) atingiria 23%, Ciro Gomes (PDT), 9,3%; Romeu Zuma (Novo), 6,5%; Ratinho Júnior (PSD), 5,1%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 1,9% e Helder Barbalho (MDB), 0,9%.
CENÁRIO
Em um outro cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas substituindo Michelle Bolsonaro, o resultado seria o seguinte: Lula, 37,4%; Tarcísio (Republicanos), 17,4%; Ciro Gomes, 10,3%; Romeu Zema, 6,2%; Ratinho Júnior, 5,8%; Ronaldo Caiado, 2,1% e Helder Barbalho, 1,1%. O Paraná Pesquisas chegou a considerar um cenário com Jair Bolsonaro, embora ele esteja impedido de disputar o pleito. Nesse caso, Lula marca 36,9% e Bolsonaro 33,8%.
AÇÃO
A Associação dos Oficiais Militares do Estado do Pará, presidida pelo coronel PM reformado Flaviano Gomes Melo, já colocou nas ruas sua tradicional Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção e reforma da sede da entidade. Será um sorteio com base nos números da Loteria Federal, que acontecerá no dia 28 de dezembro de 2024. As cartelas, ao preço de 300 reais, dão direito a quem adquire de concorrer a duas motos POP 110. Uma iniciativa de credibilidade, para ajudar uma entidade que merece apoio.
ANIVERSÁRIO
Na última segunda-feira (12) comemorou aniversário o ex-deputado federal e advogado Beto Salame (foto acima). Na terça-feira (13) foi a vez do advogado e secretário de Estado Jarbas Vasconcelos. Nesta quarta-feira (14) de cinzas troca a folhinha o presidente do PCdoB no Estado, Jorge Panzera, como também o ex-senador Mário Couto. A todos nossos votos de saúde e felicidades!
FRASE
Confúcio (sábio chinês): “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.