ELDORADO
Depois de um início de governo desgastante, a prefeita Iara Braga, de Eldorado dos Carajás, vem melhorando sua popularidade com obras, serviços e um melhor uso do marketing para divulgar os feitos de sua gestão. Não por acaso já existem articulações para que ela se filie ao MDB. Até pouco tempo atrás essa hipótese não existia. Nos próximos dias ocorrerá uma definição sobre a filiação.
REAÇÃO
Diante do fortalecimento da recandidatura de Iara Braga, a oposição já se articula para marchar unida. Especula-se que os pré-candidatos Klebinho Aquino (MDB), que tem o apoio do ex-prefeito de Piçarra Wagne Machado, e o vereador Dr. Jackson Vieira (PSD), podem se unir numa mesma chapa. Resta saber quem será o cabeça, pois ambos pontuam bem nas pesquisas realizadas até aqui.
REUNIÃO
Governador Helder Barbalho está preocupado com a eleição para prefeito em Parauapebas. Tanto que ontem (30) recebeu o prefeito Darci Lermen (MDB) para tratar do assunto. Hoje (31) foi a vez de receber os deputados Keniston Braga e Ivanaldo Braz (PDT) – foto abaixo -, que foram juntos. Provavelmente no meio da próxima semana HB estará anunciando quem será o candidato que terá o seu apoio na disputa.
UNIÃO
Tanto o prefeito como os deputados revelaram suas preferências para o governador, mas deixaram claro que atenderão ao comando de HB para enfrentarem juntos a disputa. A ideia é que, na próxima semana, todos os pré-candidatos, o prefeito e o governador anunciem juntos quem será o candidato do grupo. Antes disso, na segunda-feira, Helder deve cumprir agenda administrativa, com inauguração de obras, em Parauapebas.
ANULADO
Prefeito Darci Lermen decidiu anular o Concurso Público para provisão de cargos efetivos na Prefeitura de Parauapebas, realizado nos dias 19 e 26 de novembro de 2023. A decisão foi publicada no último dia 29 de janeiro. Organizado pela Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), o Concurso deve denúncia de fraudes, quando a senhora Raimunda Arruda foi surpreendida usando ponto eletrônico durante a realização da prova. O prefeito anulou, mas não disse se convocará um novo Concurso.
COMPARAÇÃO
Pesquisa PoderData realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro constatou que 51% dos brasileiros consideram o governo do presidente Lula (PT) “melhor” que o do antecessor, Jair Bolsonaro (PL). O percentual oscilou 2 pontos percentuais para cima desde dezembro de 2023. Os que consideram o governo atual “pior” que o de Bolsonaro somam 39%, um ponto percentual major do que o registrado mês passado. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 229 municípios nas 27 unidades da Federação.
MINÉRIO
A Companhia Vale produziu 321,15 milhões de toneladas métricas de ferro em 2023. Um crescimento de 4,3% frente ao ano anterior e acima da meta programada pela companhia de 315 milhões de toneladas. No caso do minério de ferro o destaque ficou para o aumento da produção no S11D, em Canaã dos Carajás, e nos complexos de Itabira e Vargem Grande, em Minas Gerais. No cobre, o melhor desempenho foi resultado, principalmente, das atividades no Salobo 3 (Marabá) e no complexo do Sossego (Canaã).
INFLAÇÃO
Semana após semana a expectativa de inflação vem diminuindo. O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,07 em janeiro, após ter registrado alta de 0,74% em dezembro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 12 meses, o índice acumula deflação de 3,32%. Em janeiro de 2023, o indicador apresentou alta de 0,21% e tinha variação positiva de 3,79% em 12 meses.
VICE
O médico e ex-vereador Loredan Mello (PSD) e o advogado Toni Gleidsson (União Brasil) – foto acima -, tomaram um café da manhã dos mais amistosos nesta terça-feira (30). Na pauta, a sucessão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB) em Altamira. Toni, que além de advogado é professor universitário, é um dos prováveis nomes para compor a vaga de vice na chapa de Loredan, que desponta como um dos favoritos nas pesquisas de intenção de votos.
CASTANHAL
A Federação PSDB-Cidadania tem um problema a resolver em Castanhal. Cada um dos partidos tem um candidato a prefeito. O ex-deputado Milton Campo pelos tucanos e Pedro Coelho pelo Cidadania. O difícil é que nenhum dos dois quer abrir mão da disputa. Um imbróglio para ser resolvido pela direção estadual da Federação, que está sob o comando do ex-deputado Nilson Pinto e tem a participação do ex-deputado Arnaldo Jordy.
RETORNO
Congresso Nacional retomou suas atividades nesta quarta-feira. No entanto, todos os holofotes estiveram e estão voltados para as posses de Ricardo Levandowski no Ministério da Justiça e de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal. Políticos e empresários de todo o País estão lotando os hotéis da capital federal para participar dos eventos. Quanto ao Congresso, a previsão é que volte a funcionar a todo vapor após o carnaval.
PROGRESSISTAS
Depois da investida em Benedito Pompeu, em Cametá, o PP está avançando em suas articulações. Agora a ofensiva se direciona ao vereador Wagno Godói, candidato a prefeito em Itupiranga, e a João Santana de Carvalho Filho, candidato a prefeito de Nova Ipixuna. O partido anda mapeando candidatos a prefeito competitivos em outros municípios do Pará. A guerra promete.
IGARAPÉ
Em Igarapé-Açu vão se definindo os candidatos a prefeito. O PL filiou Zeca da Poty, que será seu candidato. Ele tirou 1,13% dos votos nas últimas eleições para prefeito. A ex-prefeita Sandra Uesugi (MDB), que ficou em segundo lugar, com 29,81% dos votos, decidiu apoiar a candidatura do vereador Xoro Pardal (MDB). A viúva do ex-prefeito Nivaldo Costa, Lene Rosário, se articula para disputar o pleito. E o prefeito Norberto Riachão ainda não definiu quem vai apoiar.
CAPANEMA
Em Capanema avançam as articulações para que o ex-prefeito Alexandre Buchacra seja o candidato do MDB na disputa pela sucessão do prefeito Chico Neto (MDB). Já se especula inclusive quem poderá ser sua vice. O nome mais comentado é da proprietária do Hospital Saúde Center, Adair Neves (foto acima), irmã do ex-deputado Nadir Neves. O governador Helder Barbalho tem simpatia pela candidatura de Buchacra.
OPERAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (31) uma Operação que apura irregularidades em convênios de um instituto com o Ministério dos Esportes. O valor total dos contratos supera 1 milhão de reais. Segundo a investigação, tais convênios deveriam ter a finalidade de promover atividades esportivas aos indígenas em municípios dos estados do Amapá, Pará e Mato Grosso. A Operação apura supostos desvios de valores e irregularidades da empresa contratada.
JERUSALÉM
Nesta terça-feira (30), a Polícia Federal fechou um garimpo ilegal de cobre na localidade de Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás. Na operação, segundo a PF, foram encontrados 26 trabalhadores em condições análogas à escravidão. Dois brasileiros e um chinês foram identificados como responsáveis pelo local e devem responder na Justiça pelo crime. A China é um provável destino do minério extraído na região. Mais de 30 servidores, entre policiais federais, militares da PM e agentes do ICMBio participaram a ação.
CASSAÇÃO
Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas cassou, por 4 votos a 2, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), por suposto fretamento irregular de aeronave. Ele é presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional e é irmão do pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém. O deputado pode recorrer da decisão.
FRASE
Ariano Suassuna (escritor): “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”