Coisas da Política – João Salame

TERRA ALTA

Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Terra Alta, no nordeste paraense. Pelos números, o prefeito Naldo Matos tem sua gestão aprovada por 46% dos entrevistados e reprovada por 47%. Na disputa pela prefeitura, o vereador Michel Pessoa (MDB) lidera com 29,5%, Naldo vem em segundo com 24,8%. Em seguida aparecem o ex-prefeito Gilvandro Nascimento com 8,8%, Jadielson Macedo com 7,0%, Francklin Rodrigues com 5,0%, Carla Almeida com 2,8% e Marly Magno com 2,5%. Naldo tem a maior rejeição, de 35,8%, seguido de Gilvandro com 15,8% e Michel com 10,5%.

 

GENERAL

Vereador Miguel Gomes Filho (PDT), o Miguelito (foto), é conhecido por ser um político combativo. Campeão em mandatos na Câmara Municipal de Marabá, ele se tornou mais que um cabo eleitoral do vice-prefeito Luciano Dias (PSD) na sua pretensão de suceder o prefeito Tião Miranda. É quase um general. Como um pitbull ele reage a todas as tentativas de fragilizar a possível candidatura de Luciano. Como esta semana, quando foi às redes sociais para negar que TM tenha desistido de apoiar o seu vice.

 

 

ENTUSIASMO

No entanto, é na dupla de primos Tiago e Tiãozinho Miranda que está o maior entusiasmo com pesquisa recentemente realizada no município. Quando se apresenta o nome de Tiãozinho como candidato apoiado pelo tio-prefeito, ele aparece bem, na casa dos dois dígitos, aproximando-se dos números do líder, deputado Chamonzinho (MDB). O fato de ter o mesmo nome que TM, que está bem avaliado, ajuda, e muito.

 

FAVELAS

O IBGE está substituindo a denominação “aglomerados subnormais”, adotada em seus censos e pesquisas desde 1991. A nova denominação, discutida amplamente com movimentos sociais e a comunidade acadêmica será “favelas e comunidades urbanas”. Com isso, o IBGE retoma o termo “favela”, utilizado historicamente pelo órgão desde 1950, junto ao termo “comunidade urbana”. Segundo projeções da ONU-Habitat 2022, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem atualmente em favelas e assentamentos informais, em todo o mundo.

 

ATRASO

O ano nem começou e os municípios já sofrem com o atraso no repasse de recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). Devido a mudanças ocorridas na legislação no final de 2022, os municípios brasileiros afetados passaram o último ano sem executar o orçamento previsto em decorrência da morosidade na edição das regulamentações previstas. Uma parte desses recursos foi repassada em meados de dezembro e a outra parte deve ser repassada no próximo dia 26 de janeiro pela Agência Nacional de Mineração.

 

DIREITA

Deputado Wescley Tomaz (Avante), após ensaiar aproximação com o Governo do Estado, via deputado Chicão (MDB), começa a ver o campo da direita em Itaituba se dividir.  Recentemente, o deputado Delegado Caveira esteve no município para lançar a candidatura do empresário Ivan D’Almeida para disputar a prefeitura pelo PL. Tendo ainda como opções o empresário Paulo Gilson Pontes e a filha de Ivan, Elaine D’Almeida.

 

VISITA

Governador Helder Barbalho estará em Xinguara nesta quinta-feira (25). Ele vai inaugurar a duplicação da PA 279, em Xinguara, do final da avenida Xingu até o aeroporto, e também a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além disso serão entregues centenas de cheques-moradia a beneficiários do Programa Minha Casa. O prefeito Moacir Pires estará ao lado de HB. A expectativa é se o ex-prefeito Osvaldinho Assunção, que vai se filiar ao MDB, também vai participar da agenda.

 

FILIAÇÃO

Ao contrário do que vem sendo especulado, Osvaldinho, que lidera as pesquisas para prefeito, não deve se filiar ao MDB por ocasião da visita do governador a Xinguara. Essa é uma agenda administrativa. O ato de filiação deverá ocorrer num evento político, em Belém, quando dezenas de lideranças se filiarão ao partido, sobretudo candidatos a prefeito que lideram pesquisas pelo interior do Estado.

 

GIRO

Carlos Vieira, mais conhecido como Carlinhos do Mário – foto abaixo -, está em Belém intensificando contato com lideranças partidárias para viabilizar sua candidatura a prefeito de Nova Ipixuna. Ao mesmo tempo vem dialogando com o vereador João Santana Filho (PSDB) no sentido de aglutinar as forças de oposição na disputa pela sucessão da prefeita Graça Medeiros Matos (MDB), que já lançou o nome do atual secretário de Obras, Everton Maciel, como seu candidato.

 

 

DOM ELISEU

Silon Gama, eleito pelo PSDB em Dom Eliseu, é mais um dos prefeitos convidado pelo governador Helder Barbalho a se filiar ao MDB. Ligado ao ministro Celso Sabino, que pretendia sua filiação ao União Brasil, agora tem essa batata pra descascar. A expectativa é que Silon se filie nos próximos dias, em evento que deverá acontecer na capital do Estado.

 

DÚVIDA

Ex-prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Geraldo Bila (MDB) está propenso a não disputar a sucessão do prefeito Jesualdo Nunes Gomes (PSB). Sabedor da força do grupo comandado pelo ex-prefeito Marcos Baixin (PSB), do qual faz parte o atual prefeito, que vem à reeleição, Bila deve reunir seu grupo nos próximos dias para anunciar sua decisão e ouvir qual o rumo a tomar. A força da máquina da prefeitura e a possibilidade de Jesualdo ter também o apoio do governador Helder Barbalho estão pesando na decisão.

 

UNIÃO

Em Altamira há um processo em marcha de aproximação entre o candidato a prefeito do PL, o pecuarista e empresário Mázio Bandeira, principal coordenador do movimento conhecido como Plataforma do Boi, e o União Brasil, que está sendo liderado pelo médico Hugo Fernandes, filho do ex-vice-prefeito Délio Fernandes, e pelo advogado Tony Gleidsson. Eles vão se apresentar como a verdadeira cara da direita nas eleições, em contraponto ao médico Loredan de Andrade Mello (PSD) e o vice-prefeito Jorge Gonçalves (Podemos).

 

 

ANIVERSÁRIO

Advogado Toni Gleidson (foto acima), dirigente do União Brasil em Altamira, comemora aniversário nesta quarta-feira (24). Já a deputada estadual Ana Maria do Socorro Magno Cunha (PSDB) apaga as velinhas amanhã (25). Aos dois nossos votos de saúde e felicidades.

 

FRASE

Leonel Brizola (criador do Sambódromo): “Estou pensando em criar um vergonhódromo para os políticos sem-vergonha”

Relacionados

plugins premium WordPress