ILEGAL
Pode voltar à estaca zero as obras de derrocagem do Pedrão do Lourenção, em Itupiranga, condição fundamental para a viabilização da hidrovia do Araguaia-Tocantins. É que o Ministério Público Federal (MPF) entende que diversos direitos das comunidades que moram ao longo da hidrovia foram deixados de lado na licença prévia emitida pelo Ibama em outubro de 2022. Em março do ano passado o MPF recomendou a suspensão da licença. A implantação desse modal é uma das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
RECOMENDAÇÃO
A instalação da hidrovia contempla a explosão de rochas num trecho de 43 km no local conhecido como Pedral do Lourenção. O MPF entende que as comunidades não foram devidamente ouvidas para a emissão da licença prévia, inclusive com violação a leis internacionais, e o início da obra repete os erros da construção da barragem de Belo Monte, em Vitória do Xingu. O MPF exige que o Dnit e o Ibama realizem os estudos que estão pendentes para a concessão da Licença de Instalação.
ANÚNCIO
As especulações davam conta que o prefeito Darci Lermen (MDB) anunciaria seu candidato a prefeito no último dia 15, o que não aconteceu. Seu preferido é o vereador Rafael Ribeiro (MDB), presidente da Câmara Municipal. Os deputados Braz (PDT) e Keniston Braga (MDB), além do empresário Branco da White (União Brasil), correm por fora. O governador já manifestou o desejo de participar da decisão sobre o nome que será escolhido, o que deverá fazer em todos os grandes colégios eleitorais. Pelo visto ainda não há consenso.
DEFINIDO
Em contrapartida, em Santarém, já está definido que o MDB irá de José Maria Tapajós (foto abaixo). O ex-deputado deixa o PP e se filia ao MDB na próxima sexta-feira (19), em ato que acontecerá as 19h, na Câmara Municipal da Pérola do Tapajós. No convite, a informação é que estarão presentes o ministro Jader Filho, presidente estadual do MDB, além do deputado federal Henderson Pinto (MDB), prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) e o presidente do partido no município, ex-deputado Antônio Rocha, entre outras autoridades.
DIVISÃO
As forças de direita devem marchar divididas em Santarém. O senador Zequinha Marinho (Podemos) esteve no município e declarou apoio à candidatura de José Maria Tapajós para a prefeitura, numa aliança, ainda que indireta, com o governador Helder Barbalho. O anúncio ocorreu na última segunda-feira, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Santarém, na presença do vereador Carlos Silva e do prefeito Nélio Aguiar.
CÓDIGO
A recente mudança no Código Penal, sancionada pelo presidente Lula, para coibir crimes de bullying e cyberbullying, diz que compete aos municípios estabelecer protocolos com medidas de combate à violência e proteção às crianças e adolescentes no ambiente escolar. No caso de homicídio contra menor de 14 anos, a pena pode ser aumentada em dois terços se o crime for cometido em uma instituição de educação básica pública ou privada. Quanto ao crime de indução ao suicídio ou a automutilação, a pena pode ser dobrada se o autor for líder, coordenador ou administrador de algum grupo ou rede virtual.
PEGOU
Recentemente, o deputado Antônio Doido (MDB) celebrou em vídeo a aliança entre o ex-vereador Antônio Carlos Conde, conhecido como Totó, candidato a prefeito de Santa Izabel do Pará e o delegado Edgar Monteiro (foto abaixo), que até então se apresentava como pré-candidato ao mesmo cargo. Até dezembro Totó liderava todas as pesquisas. No entanto, a possível aliança com o delegado Edgar não está sendo bem digerida pelo seu grupo.
PREFERÊNCIA
Aliados de Totó preferem que o candidato a vice seja o vereador Milton Takumi Yamada, que até dezembro aparecia em segundo lugar nas pesquisas e mantém sua disposição de concorrer à prefeitura. O prefeito Evandro Watanabe (União Brasil) aposta suas fichas na candidatura de seu assessor, José Alberto Tavares da Trindade, mais conhecido como Neneco (União Brasil). A informação que circula no município é que há um entendimento entre o governador Helder Barbalho e o prefeito para o lançamento do candidato.
DECISÃO
Prefeito Tião Miranda (PSD) escolheu o final de janeiro para decidir quem será o seu candidato a prefeito de Marabá. E nenhuma hipótese está descartada. Desde a confirmação da candidatura do vice-prefeito Luciano Dias (PSD), até o lançamento de um nome da família, provavelmente do empresário Tiãozinho Miranda, sobrinho do gestor. Especula-se até mesmo um reatamento de relações com o deputado Tony Cunha (PL), que poderia ser o candidato apoiado por TM. O fato é que o prefeito está incomodado com a possível candidatura do deputado Chamonzinho (MDB), que lidera as pesquisas.
PAI
Para complicar ainda mais a cabeça dos articuladores e do próprio eleitor, comenta-se, nos bastidores, que o deputado Chamonzinho tem dúvidas se concorre ou não cargo. A probabilidade maior, no entanto, é que tope entrar na disputa. Tanto que já montou uma equipe de técnicos para destrinchar as contas da prefeitura. Mas, na hipótese de resolver ficar na Alepa, o parlamentar já tem uma opção para substituí-lo na disputa: o seu pai, o ex-deputado João Chamon (foto), atual secretário regional de governo do Sudeste do Pará.
REDENÇÃO
O município de Redenção, no Sul do Pará, se tornou um forte reduto bolsonarista. Para se ter uma ideia, no primeiro turno das eleições de 2022, o senador Zequinha Marinho obteve quase 25 mil votos contra pouco mais de 19 mil do governador Helder Barbalho. No segundo turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve cerca de 30 mil votos contra 14 mil do presidente Lula (PT). Nas pesquisas que estão sendo realizadas no município na disputa pela prefeitura Bolsonaro é identificado como forte cabo eleitoral.
DIVISÃO
No entanto, apesar desse cenário aparentemente favorável para as forças de direita, é um candidato ligado ao governador Helder Barbalho que se destaca no processo eleitoral. Trata-se do vereador Gabriel Salomão (MDB), jovem presidente da Câmara Municipal, que lidera todas as pesquisas divulgadas até aqui. Enquanto isso, as forças de direita estão divididas entre vários candidatos de peso eleitoral significativo, como o ex-prefeito Mário Moreira, os empresários Cadu e dr. Renan e o vereador Leandro Onofre.
ANIVERSÁRIO
Amanhã, (18) comemora aniversário o deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB). Deputado mais votado do Estado e líder nas pesquisas para prefeito de Marabá, certamente receberá muitos parabéns. A Coluna se soma aos seus amigos lhe desejando saúde e felicidade.
FRASE
Walt Disney (produtor cinematográfico): “A maneira de começar é parar de falar e começar a fazer”.