Coisas da Política – João Salame

MAIS

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não decidiu sobre a fusão do PTB com o Patriota, condição para que os dois partidos, que foram muito mal nas urnas, possam recuperar tempo de televisão e fundo eleitoral. Provisoriamente o nome escolhido foi Mais Brasil, com o número 25. Já existe parecer favorável do Ministério Público, mas a Corte ainda avalia o caso. No Pará, antes mesmo de ser constituído, já existe disputa pelo comando da nova sigla, que passa pelos meios políticos de Belém, Castanhal e Parauapebas.

 

PARCERIA

O Programa da TV JC, do jornalista Jeso Carneiro, entrevistando o também jornalista João Salame, a respeito das eleições municipais, está ganhando corpo. O empresário Adamilton Martins Oliveira, proprietário da Rede TV Carajás, que opera nos municípios de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, decidiu retransmitir o debate, que ocorre sempre às 9h30 da manhã de todas as sextas-feiras.

 

VIRTUAL

Uma Start-up criada na Califórnia (EUA), em 2008, por ex-funcionários da Sony Pictures de Hollywood, fez a reformulação completa do Museu Memória da Virgem de Nazaré, que conta a história de devoção à Nossa Senhora na Amazônia. É um Museu virtual. São 11 salas imersivas usando telas interativas, mapeamento de projeção, realidade aumentada e uma experiência imersiva inovadora de realidade virtual. A exposição permanente está levando muitos visitantes às lágrimas desde que foi inaugurada em outubro do ano passado.

 

PARAENSES

Os usuários vestem um fone de ouvido de realidade virtual e usam comandos de voz ou movimentos de cabeça para serem transportados virtualmente ao redor do mundo e, no caso específico, na história da Virgem de Nazaré. Entre os cerca de 20 executivos que estão à frente do projeto dois são paraenses. Danilo Moura e Daniel Martins. Eles estiveram na procissão do Círio este ano. O projeto foi apresentado ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo ex-deputado e ex-prefeito Antônio Armando, que ciceroneou os dois empresários (foto abaixo).

CURUÇÁ

Curuçá é um município localizado no nordeste do Pará e possui 40.342 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. O prefeito é Jefferson Ferreira de Miranda, o Tarrafa (MDB), que já foi reeleito e está com boa avaliação. A dúvida é quem será o candidato apoiado por ele nas eleições do ano que vem. O ex-prefeito Raimundo Oliveira de Almeida, o Bigode (PSDB), adversário de Tarrafa, aparece bem nas pesquisas. No time do atual gestor, o nome que vem crescendo, com chances de derrotar o adversário em comum, é o do jovem secretário de finanças, Jean Carlos.

 

RURÓPOLIS

Em Rurópolis o candidato a prefeito Zé Filho da Farmácia continua a liderar as pesquisas de intenção de votos. A última foi do Instituto Destak. Nesse levantamento ele coloca mais de 40 pontos de frente sobre a ex-secretária de finanças da Prefeitura, Patrícia Cavichiolli, que aparece bem citada, com cerca de 20% das intenções de voto. Os demais candidatos apresentam números irrisórios, inclusive a candidatura apoiada pelo prefeito Joselino Padilha, o Taká (MDB). Nos próximos dias será a vez do Instituto Doxa realizar outra pesquisa no município.

 

ITAITUBA

As ações do Ibama e da Polícia Federal contra mineração ilegal em Itaituba está fortalecendo de forma aparentemente irreversível a balança política para as forças bolsonaristas, lideradas pelo deputado estadual Wescley Tomaz (Avante). Ele aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos que estão sendo realizadas no município. O ex-presidente Jair Bolsonaro também é citado como o político mais importante quando os entrevistados são questionados sobre quem tem o poder de influenciar o seu voto.

 

OPÇÃO

Nessas pesquisas o prestígio do prefeito Valmir Clímaco (MDB) vem experimentando declínio, por estar aliado aos governos que executam a repressão contra os mineradores. E seu candidato, Nicodemos Aguiar, sofre os reflexos desse desgaste, amargando um elevado grau de rejeição e uma distância significativa em relação a Wescley Tomaz. Nesse momento, os levantamentos indicam que o nome em melhores condições de pelo menos endurecer a disputa contra o líder nas pesquisas é o do ex-deputado Hilton Aguiar. De preferência tendo o presidente da Câmara, Dirceu Biolchi, como vice.

 

MAIORIA

No entanto, se Wescley Tomaz (foto abaixo) realizar algum tipo de aliança mais ao centro, envolvendo lideranças como os empresários Dadinho do Posto e Ivan Almeida, que também são citados nas pesquisas, é muito difícil lhe tirar a vitória, haja visto que, em todos os levantamentos que estão sendo realizados, ele supera o patamar dos 40% das intenções de voto. Itaituba, que possui um grande colégio eleitoral, se tornou um desafio para o condomínio PT-MDB, que governa o País e o Pará.

 

 

MANOBRA

Confederação Nacional dos Municípios denuncia que está em curso uma manobra no Congresso Nacional para, na votação do Projeto de Lei 136/2023, que prevê a recomposição de perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), alterar o mínimo constitucional que a União deve investir em saúde. Se essa alteração for aprovada, a CNM estima que o montante a ser retirado da saúde, por parte do governo federal, pode chegar à casa dos 20 bilhões de reais. O que seria um desastre para a saúde pública.

 

NÚMEROS

A CNM alerta que, até agosto, a diferença de repasses de recursos para a saúde, por parte da União, entre o estimado e o realizado, foi de 10 bilhões de reais a menos. A Confederação denuncia que, enquanto os municípios aplicam 46 bilhões de reais a mais do que são obrigadas a colocar na saúde, o governo federal adiciona somente 12 bilhões de reais no valor que é sua responsabilidade. Os municípios são obrigados a investir no mínimo 15% do orçamento em saúde. Em 2022, a média nacional ficou em 22,27% e cerca de 15 mil municípios aplicaram percentuais acima de 25%, chegando a 30% em 457 municípios.

 

GRUPÃO

Em Alenquer, a força política do prefeito Tom Silva (MDB) – foto baixo –  está levando a uma inédita união de seus adversários, que articulam a formação de um “grupão” para impedir a reeleição do gestor. Nas últimas eleições, o município assistiu 10 candidatos disputar a prefeitura. Agora, eles procuram se unir, inclusive com o ex-prefeito Cleóstenes Farias, que foi o mentor e principal articulador da eleição de Tom, que inclusive havia adotado o sobrenome Farias nas eleições passadas. A disputa promete ser um pote até aqui de mágoas!

 

 

GAZA

Todos os amantes da paz advogam a tese de dois Estados no enfrentamento da crise entre Israel e palestinos. Também está claro que Israel ocupa ilegalmente territórios na faixa de Gaza, usando a força e o bloqueio econômico para asfixiar aquela população. A inação da ONU e o apoio dos Estados Unidos aos sionistas impede uma solução pacífica para o conflito, condenando milhões de palestinos a viverem em situação de extrema pobreza. Mas daí a concordar com o ataque terrorista do Hamas vai uma distância enorme.

 

CONTRADIÇÃO

As forças de esquerda e progressistas que lutam pela democracia, por força da geopolítica mundial, acabam por se calar diante de absurdos como essa ação terrorista do Hamas, os permanentes ataques à liberdade na Nicarágua e os absurdos do governo de Nicolás Maduro, que obrigam milhares de venezuelanos a abandonarem seu País. Esse tema certamente virá à tona nas disputas eleitorais mundo afora, colocando as forças de esquerda na defensiva.

 

FRASE

Umberto Eco (jornalista italiano): “Toda tirada extremista corre o risco de estimular o consenso dos insensatos”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress