Coisas da Política – João Salame

AVANTE

Depois do deputado Aveilton Souza, que saiu do PL e deve assinar ficha de filiação ao MDB, o governador Helder Barbalho estende seu charme para um outro parlamentar do bloco de direita na Alepa. Trata-se de Wescley Tomaz, presidente estadual do Avante e pré-candidato a prefeito de Itaituba. O diálogo vem sendo pavimentado pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), que tem excelente trânsito com o parlamentar.

 

REVIRAVOLTA

Caso o namoro dê casamento, o governo não criaria nenhuma dificuldade para que Wescley Tomaz vença a disputa pela prefeitura de Itaituba, onde é líder nas pesquisas. Comenta-se que essa aproximação já está produzindo efeitos. O vereador JK do Povão, candidato da direita à prefeitura de Santarém, já está contabilizando a perda do Avante no leque de partidos que o apoiarão nas eleições de outubro próximo. A conferir.

 

TACADA

Caso consolide a parceria com o Avante, governador Helder Barbalho diminuiria suas preocupações no Oeste do Pará. Deixaria de contabilizar como derrota as eleições em Itaituba, isolaria o candidato da direita em Santarém e avançaria em outros municípios da região, onde o deputado Wescley Tomaz vem estendendo sua influência com candidaturas competitivas na disputa em diversas prefeituras.

 

EXPERT

Apesar de jovem, não se pode negar a capacidade de articulação política do governador. Atualmente ele se dedica a desidratar o grupo de direita no Estado. Já atraiu o deputado Aveilton Souza, agora opera em direção a Wescley Tomaz e avança na construção de uma boa relação com o deputado coronel Neil. Faz a mesma coisa com candidatos a prefeito desse bloco, bem situados nas pesquisas de intenção de votos, a exemplo de Osvaldinho Assunção, em Xinguara, e delegado federal Everaldo Eguchi, em Belém.

 

XADREZ

Helder sabe que a eleição de 2026 se decide nas grandes cidades e a favor de quem reúne a maior quantidade de partidos e lideranças. Em Marabá, sua posição se sente confortável com a possível candidatura do deputado Chamonzinho (MDB), líder nas pesquisas, ou mesmo caso o prefeito Tião Miranda (PSD) consiga fazer seu sucessor. Se isolar o vereador JK do Povão em Santarém, pode deixar a disputa entre Maria do Carmo (PT) e José Maria Tapajós (MDB), pois quem vencer estará em casa.

 

XEQUE

Por enquanto, o maior nó está na capital e em Ananindeua. O governo ainda não decidiu se marcha com a reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues ou lança candidatura própria pelo MDB. Caso Edmilson suba nas pesquisas, em função da solução que encontrou para a coleta do lixo e investimento em obras de infraestrutura, o apoio a ele seria natural, com a simpatia do presidente Lula para essa equação. Caso as forças direitas tenham chance real de vitória, a estratégia principal é lançar candidato pelo MDB.

 

HIPÓTESE

Nessa hipótese, a especulação mais recente é o de lançamento da candidatura da vice-governadora Hanna Ghassan. Sabe-se que Helder a quer como sua sucessora e esse seria o motivo para que ela não concorra à prefeitura. Mas na hipótese da direita ameaçar, a candidatura de Hanna, sem nenhum desgaste e pilotando as iniciativas da COP 30, cairia como uma luva. Com o detalhe de ser muito ligada ao governador, que tem cerca de 85% de aprovação na capital.

 

VISIBILIDADE

A decisão de Helder ainda não está tomada, mas chama a atenção a visibilidade que o governador vem dando a Hanna e ao deputado Igor Normando na capital, desde as festas natalinas até a comemoração do aniversário de Belém, que acontece hoje (12). Inclusive com agendas diferentes da do prefeito Edmilson Rodrigues, como o anúncio do show da cantoria Manu Bathidão, enquanto Ed foi de Viviane Batidão. Especula-se, inclusive, uma chapa com Hanna e Igor Normando (ambos na foto abaixo, acompanhados do governador Helder). Vitoriosa, ela poderia se desincompatibilizar para concorrer a governadora, já testada nas urnas, e Igor assumiria a prefeitura.

 

 

ANANINDEUA

Caso resolva a equação Belém, restaria ao governador o dilema de Ananindeua. Helder quer que Daniel Santos continue no MDB e concorra à reeleição cedendo a vaga de vice na sua chapa a alguma liderança indicada por ele. Seria a trava de segurança para impedir que Daniel se desincompatibilize em 2026 para concorrer a governador.  O nó é que, aparentemente, HB não está disposto a oferecer nenhuma válvula de escape para que Daniel recue da sua pretensão e aceite essa equação.

 

RUSSOS

Em março Daniel Santos terá que decidir se continua ou não no MDB, se aceita ou não que HB indique o seu vice. Caso consiga resolver a contento as situações de Itaituba, Santarém, Marabá, Belém e Ananindeua, a tendência é que as eleições de 2026 estejam bem encaminhadas, de acordo com o projeto do governador. Não se pode duvidar de sua capacidade para operar nesse cenário. Na prática, HB está agindo para combinar com os russos. À exceção de Ananindeua. Por enquanto.

 

LÍDER

Dentro da política de rodízio, o PT deve escolher um novo líder para comandar a bancada no Senado Federal em 2024, em substituição ao senador Fabiano Contarato (ES). Se depender do presidente Lula (PT), o nome escolhido deve ser o do senador Beto Faro (PA) – na foto abaixo. O parlamentar paraense, apesar de estar no seu primeiro mandato, tem se destacado por sua capacidade de articulação e diálogo com os seus pares, além da defesa enérgica e bem fundamentada do governo.

 

 

INFLAÇÃO

Em dezembro, a inflação do País foi de 0,56%, sexto mês seguido de alta. Com isso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no País, encerrou 2023 com 4,62%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O número é menor que os 5,79% registrados em 2022 e ficou abaixo do teto da meta (4,75%) desde 2020. O grupo de transportes teve o maior impacto anual na inflação, pois a gasolina acumulou alta de 12,09%.

 

PRATO

Segundo o IBGE, a alimentação teve os preços recuados em 0,52% em 2023. Mas, enquanto o café, a carne e o feijão carioca baixaram de preço o ano passado, o típico prato feijão preto com arroz subiu. O arroz encareceu 24,54% e o feijão preto subiu 13,2%. Os preços que mais baixaram foram os do óleo de soja (-28%), frango em pedaços (-10,12%) e carnes (-9,37%). Para este ano, a previsão do mercado é de uma inflação em torno de 3,92%. O centro da meta oficial é de 3% para este ano, com margem de tolerância de 1,5% para baixo ou para cima.

 

INDÚSTRIA

Com o avanço de 0,5% na indústria nacional em novembro, nove dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apontaram taxas positivas. Os estados que avançaram na produção industrial foram o Paraná (5,4%), Espírito Santo (4,3%), Rio de Janeiro (3,7%), Goiás (3,3%), Bahia (2,7%), Minas Gerais (2,5%), Ceará (2,0%), São Paulo (1,9%) e Pará (1,7%). Entre as maiores quedas na atividade industrial estão os estados de Pernambuco (-9,7%), Amazonas (-4,2%) e Rio Grande do Sul (-2,9%).

 

CONCURSO

O Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, publicou nesta quarta-feira (10) os editais do Concurso Público Nacional Unificado. A expectativa é de até 3,5 milhões de inscritos para concorrer a 6.640 vagas, que serão ofertadas em 21 órgãos públicos federais. A prova será aplicada no dia 5 de maio, em 220 cidades, em todas as unidades da federação, sendo divididas em 8 blocos temáticos das áreas de atuação. As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A taxa é de 60 reais para nível médio e 90 reais para superior. Maiores informações no portal Gov.br

 

SAFRA

Em 2024, o IBGE projeta que o País vá produzir 306,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, com queda de 2,8% em relação a 2023. Espera-se decréscimos na produção de milho, sorgo e o algodão herbáceo. Aguarda-se crescimento na produção de soja, feijão, arroz e trigo. Entre as unidades da federação, o Mato Grosso, maior produtor nacional, tem participação de 31,4%, seguido pelo Paraná (14,4%), Goiás (10,4%), Mato Grosso do Sul (9,0%), Rio Grande do Sul (8,6%) e Minas Gerais (6,1%).

 

PONTA

Prefeita Consuelo Castro (PSD) – na foto abaixo – se prepara para disputar a reeleição em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. Ela deve enfrentar a concorrência de Wágner de Castro Tavares, o Dedé da Pesca (PT), seu adversário no último pleito. O vice de Consuelo, Sandoval Barbosa (União Brasil), deve abrir mão de participar da chapa e sua vaga deverá ser ocupada pela vereadora mais votada do município, Maria Alice Martins Tavares (MDB), esposa do falecido ex-prefeito Pedro Paulo. Com dificuldades financeiras por causa da queda de arrecadação daefeitura em cerca de 900 mil reais por mês, a disputa tende a ser equilibrada.

 

 

DAVOS

De 15 a 19 de janeiro acontece em Davos, nos Alpes Suíços, o Fórum Econômico Mundial. Estarão reunidos cerca de 2.500 chefes de Estado e de governo, CEOs das empresas, representantes da sociedade civil, meios de comunicação globais e líderes juvenis, com o objetivo de reconstruir a confiança e moldar princípios, políticas e parcerias para enfrentar os desafios de 2024. O governador do Pará, Helder Barbalho, vai participar do Fórum. Na ausência do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, representará o Brasil. A guerra da Ucrânia e a elevação das taxas de juros estarão no centro do debate.

 

ANIVERSÁRIO

Final de semana cheio de aniversariantes ilustres. Rasga a folhinha hoje (12), o talentoso professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, presidente da Prodepa. Amanhã (13) será a vez do competente advogado Jarbas Vasconcelos. No domingo, o combativo comunista Jorge Luiz Guimarães Panzera, presidente estadual do PCdoB, e o também combativo, mas direitista, ex-senador Mário Couto Filho. A todos os nossos parabéns e votos de muita paz, saúde e felicidades!

 

FRASE

Platão (filósofo grego): “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar”.

Relacionados

plugins premium WordPress