Coisas da Política – João Salame

RETORNO

Depois de um pequeno recesso, a coluna Coisas da Política retorna num ano para lá de importante: de eleições municipais, que são a antessala para a disputa de 2026. Os partidos se organizam para eleger o maior número de prefeitos e vereadores possível, celebram alianças, começam a se preparar para a disputa principal, quando se elegerão deputados, senador, governadores e presidente da República. É essa movimentação, que muitas vezes ocorre nos bastidores, que vamos revelar aqui.

 

PRAZOS

Os candidatos devem estar atentos para os prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral para as eleições deste ano. O primeiro prazo para ficar de olho é o de seis meses antes do pleito, que será dia 6 de outubro. É o limite para filiação partidária de quem deseja ser candidato. Outro prazo importante é do dia 8 de maio. É a data-limite para emitir, transferir ou regularizar o título eleitoral para votar. As convenções partidárias acontecerão no período de 20 de julho a 5 de agosto. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral se inicia dia 16 de agosto.

 

ARTRAN

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou projeto enviado pelo Poder Executivo que desmonta a poderosa Arcon (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará). Para administrar os serviços de transporte coletivo rodoviário e aquaviário (o filé da Arcon), a Alepa aprovou a criação da Artran (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Público de Transportes do Pará). Até aí tudo bem. Mas a pergunta que não quer calar é: o deputado Chamonzinho (MDB), o mais votado do Estado, que tinha o comando da Arcon, vai manter o controle da Artran?

 

BOTOX

Ano Novo, cara nova. Recém-casado com uma mulher bem mais nova que ele, o prefeito Darci Lermen (MDB) decidiu fazer botox para dar uma rejuvenescida no rosto. Mas foi além: adepto de presença constantes nas mídias sociais, Lermen usou o Tik Tok para divulgar sua ida à clínica para realizar o procedimento. Depois de participar com a esposa da Farofa da Gkay, no final de mandato parece que Darci está mais para popstar do que para um líder preocupado em fazer seu sucessor.

Veja o vídeo:

 

IMPACTO

O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios. O reajuste do salário mínimo para 1.412 reais produzirá um impacto de 4,33 bilhões de reais nos cofres das prefeituras. As prefeituras empregam mais de 6,6 milhões de pessoas, sendo que 2,3 milhões recebem até uma salário e meio. A CNM aponta que o reajuste impacta, principalmente, os municípios de pequeno porte. Minas Gerais, Bahia e Ceará concentram o maior número de servidores municipais que recebem até 1,5 salário mínimo. A menor concentração está no Acre, Amapá e Rondônia.

 

PARALISAÇÃO                                                                                                   

Servidores do Ibama decidiram paralisar todas as atividades de campo nesta terça-feira (2) para pressionar o governo a negociar uma reestruturação da carreira. No anúncio, os servidores afirmam que concentrarão seus esforços exclusivamente em atividades burocráticas internas. Com isso estão paralisadas ações de fiscalização de crimes ambientais, prevenção e combate de incêndio, atendimento a emergências e vistorias para licenciamento. Os trabalhadores pedem aumento salarial

 

REIVINDICAÇÕES

Os servidores do Ibama reivindicam aumento salarial, possibilidade de trabalho em regime de turnos e a aprovação de uma lei incluindo a categoria entre aquelas que têm direito a porte de arma. Eles destacam ainda que a categoria foi “a que mais sofreu assédio e perseguição” no governo Bolsonaro e citam a redução recorde de desmatamento em 2023 como trunfo para suas reivindicações. Segundo a Associação Nacional da categoria, mais de metade dos servidores já aderiu ao movimento.

 

COMEMORAÇÃO

O município de Ananindeua comemora 80 anos de emancipação política nesta quarta-feira (3) com muitas inaugurações e uma megafesta. A programação inclui a entrega de títulos de propriedade para os moradores dos bairros Jaderlândia e Guanabara, inauguração do Super Centro de Saúde, em Águas Brancas, da reforma do mercado da Guanabara, além da inauguração do Campus da UEPA e do recapeamento asfáltico da avenida Santa Fé. Para fechar com chave de outro um show da cantora Joelma, com participação de artistas locais. A programação é comandada pelo prefeito Daniel Santos (MDB).

 

REFORÇO

Paralelamente à programação da prefeitura, o Governo do Estado realiza no município a primeira edição do “Governo do Pará nos bairros”. São carretas com atividades que incluem consultas oftalmológicas para a produção de óculos de grau, atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, palestras educativas, divulgação e promoção da doação de sangue, benefícios do Cred Cidadão, distribuição de cesta de alimentação, enxovais, máquinas de costura, cadastro para casamento comunitário, serviços veterinários, corte de cabelo, design de sobrancelha, orientação jurídica e diversas outras ações.

 

PÍFIO

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o senador Beto Faro (PT) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs se preocupou mais com teorias da conspiração do que em apurar o volume de recursos que essas entidades receberam e onde foram aplicados. Para o parlamentar, a CPI não cumpriu o seu papel e, por esse motivo, não conseguiu apurar nenhuma denúncia concreta. O senador chegou a apresentar um relatório paralelo, mas que não foi levado em consideração pela maioria.

 

TELHADO

A esperada filiação do ex-deputado José Maria Tapajós ao MDB, em Santarém, parece que está em banho maria. Ao contrário de outros municípios onde a filiação dos prefeitos bem avaliados ao MDB está sendo acelerada, na Pérola do Tapajós essa definição vem sendo adiada. Agora a data prevista é 19 de janeiro. Especula-se que essa protelação ocorre em virtude da indefinição política se o partido deve mesmo marchar com a candidatura do ex-deputado, diante da força das candidaturas da deputada Maria do Carmo (PT) e do vereador JK do Povão (PSDB).

 

ÚNICO

Em Vitória do Xingu, o prefeito Márcio Viana Rocha (PSB), o Márcio do Povo, está com popularidade em alta e caminha para ser candidato único nas eleições deste ano. Se isso acontecer ele repetirá a trajetória do ex-deputado Matildo Dias, que em 1996 foi candidato único ao cargo de prefeito em Rondon do Pará. Ou de Wagner Machado em 2016, em Piçarra, mas, nesse caso, pela impugnação da candidatura de seu adversário.

 

 RURÓPOLIS

Em Rurópolis, o Instituto Doxa garante que, na última pesquisa do ano, apesar do empate técnico, a ex-secretária de finanças do município, Patrícia Cavichiolli (Avante), ultrapassou ligeiramente o até então líder Zé Filho (PP). Pelos números, Patrícia surge com 30,3%, Zé Filho aparece em segundo com 28,1%, Canela (candidato apoiado pelo prefeito Joselino Padilha, o Taká) tem 6,8% e Adailton Capixaba 2,1%. O interessante é que a gestão de Taká é aprovada por 73,1% e desaprovada por 24,1%, segundo o levantamento. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de dezembro.

 

APOIO

Recentemente, Zé Filho se reuniu com o deputado estadual Josué Paiva (Republicanos), o deputado federal Henderson Pinto (MDB), o presidente estadual do MDB, ministro Jader Filho, e o governador Helder Barbalho (foto acima), em busca de apoio para sua candidatura a prefeito. Aliás, Josué vem articulando a filiação de Zé Filho ao Republicanos, como parte da estratégia de consolidar a aliança do candidato com a base política do governador.

 

ALTAMIRA

Pesquisa Doxa realizada entre os dias 22 e 27 de dezembro no município de Altamira revela que a gestão do prefeito Claudomiro Gomes é aprovada por 24,4% dos eleitores e desaprovada por 69,3%. Sobre a disputa eleitoral, o ex-vereador e médico dr. Loredan (PSD) lidera a pesquisa para a sucessão municipal com 32,9%, seguido do ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB), com 16,2%, da ex-prefeita Odileida (PSDB), com 9% e do prefeito Claodomiro (PSB), com 8%. Josiane, do PT, tem 1,2%.

 

NOVA IPIXUNA

A Doxa também realizou pesquisa em Nova Ipixuna, município próximo a Marabá. A administração da prefeita dra. Graça (MDB), já reeleita, é aprovada por 48,7% e desaprovada por 40,9% dos entrevistados. O vereador Filho (PSDB) lidera as intenções de voto com 42,8%, seguido do atual secretário de Obras, Everton Macias (MDB), com 21,6%, da vice-prefeita Neide (PSB), com 6,4% e do Carlinhos do Mário, com 1,1%. Nas últimas pesquisas, o nome que mais cresceu foi o de Everton Macias, escolhido como o candidato a ser apoiado pela atual prefeita.

 

TAILÂNDIA

No município de Tailândia, Instituto Doxa aponta que a gestão do prefeito Macarrão (MDB) é aprovada por 87,3% e desaprovada por 8,8%. Na pesquisa estimulada, o candidato que tirou em segundo lugar nas eleições passadas, Alemão, agora lidera com 26,1%, seguido pela ex-vereadora Jaqueline, com 20,4%. Em terceiro lugar vem o vereador Lauro Hoffman, com 12,3%, o empresário Neném da Danyslar aparece com 7,8%, Vanilde com 4,8%, Walcir Rodrigues com 1,3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de dezembro. O prefeito Macarrão ainda não definiu quem é o seu candidato.

MELHORES

Segundo a Doxa, em 2023 os prefeitos mais bem avaliados do Estado foram: Daniel Santos, de Ananindeua e Eduardo Pio X, de São Miguel do Guamá (acima), com 97,5% de aprovação. Na sequência aparecem: Tarrafa, de Curuçá (90,4%), Itonir Tavares, de Jacundá (88,3%), Macarrão, de Tailândia (87,3%), Chico Neto, de Capanema (84,2%), Jaime Silva, de Óbidos (80,4%), Josemira Gadelha, de Canaã dos Carajás (80,3%), Aurinho, de Primavera (79,6%$) e Berg Campos, de Porto de Moz (79,5%).

 

ARMAS

Em 2023, o número de armas registradas por cidadãos caiu 81,8% em relação a 2022. A Polícia Federal emitiu 20.822 registros para cidadãos comuns em 2023. No ano anterior foram emitidos 114.044 registros para esse mesmo grupo. O número é o menor desde 2004, quando foram emitidos 4.094 registros. Segundo os registros da PF, 68,4% dos registros são de pistolas, 11,06% para espingardas e 10,64% para rifles. Os números refletem decisão do governo Lula, que assinou vários decretos que dificultam o acesso a armas de fogo.

 

ANIVERSÁRIO

Nesta quarta-feira (04), o deputado estadual Marco Adriano Albuquerque Coelho, o Adriano Coelho (PDT), comemora aniversário. Nossos votos de saúde e sucesso.

 

FRASE

Mahatma Ghandi (líder indiano): “Toda noite, quando vou dormir, morro. E na manhã seguinte, quando acordo, renasci”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress