FPM
Nesta quarta-feira os municípios brasileiros recebem o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios. Somando um total de 3,617 bilhões de reais, já descontada a retenção para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o repasse segue em queda neste mês em comparação com o mesmo período de 2022.
QUEDA
Os valores do FPM depositados nesta quarta-feira estão 6,57% menores do que os recebidos no mesmo decêndio do ano passado. Como ocorreu queda também no primeiro decêndio de dezembro, a redução acumulada no mês, em relação a 2022, é de 9,68%. No acumulado do ano, o Fundo apresenta discreto crescimento de 0,75% em relação ao mesmo período do ano passado. A Confederação Nacional dos Municípios alerta os prefeitos para momentos difíceis nos próximos meses.
GIRO
Depois de mais uma agenda internacional, desta vez em Dubai, onde participou da Conferência das Partes – COP 28, o governador Helder Barbalho (MDB) retomou sua caminhada pelo interior do Estado. Na última segunda-feira esteve nos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará, Marabá e Ulianópolis, inaugurando obras, entregando benefícios e assinando convênios.
CLIMA
Em Marabá, ao assinar ordem de serviço para a construção de uma creche em Itupiranga, fez questão de chamar o prefeito Benjamin Tasca e o ex-prefeito José Milesi (MDB) – foto abaixo -, para assinarem juntos o documento. Tasca se filiou recentemente ao MDB para ser candidato a reeleição, a convite do governador. O ato gerou algum desconforto inicial com Milesi, mas que, pelo visto, já está sendo superado, inclusive com o aval do governador, conforme revela a foto do evento que ocorreu na Câmara Municipal de Marabá.
BENEFÍCIOS
Aliás, em Itupiranga o Governo do Estado distribuiu cheques do programa Credcidadão atendendo a pleitos de diversas lideranças políticas. O ex-prefeito Adécimo Gomes também foi atendido, a exemplo da ex-prefeita Joana Milesi, que entregou o benefício a dezenas de mototaxistas que pretendem comprar novos veículos. Cumpre ressaltar que o nome de Joana é cotado tanto para disputar a prefeitura como para compor uma chapa na condição de vice.
REAÇÃO
Como que instintivamente, a reaproximação de Benjamin Tasca e José Milesi provocou reações nas fileiras oposicionistas. No último domingo, o ex-prefeito Adécimo Gomes e seu irmão Heider, candidato a prefeito o ano que vem, se reuniram com o ex-deputado Wandenkolk Gonçalves e bateram o martelo: vão caminhar juntos na sucessão municipal. A disputa promete fortes emoções em Itupiranga.
AUMENTO
Vereadores de Canaã dos Carajás aprovaram o aumento de seus vencimentos em 73%, para a legislatura 2025/2028. Atualmente, o salário é de 7.596 reais. Com o reajuste passará a ser de 13.202 reais. A decisão já foi publicada no Diário Oficial dos Municípios. Já em Salinópolis, os vereadores também reajustaram os seus salários, mas a decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Estado, porque queriam aplicar o aumento já para o ano que vem. E é proibido fixar reajustes na própria legislatura. Só é possível para a seguinte.
IRITUIA
Mais uma rodada de pesquisas do Instituto Doxa em Irituia. Segundo o levantamento, a administração do prefeito Marcos Tonheiro é aprovada por 42,1% dos entrevistados e reprovada por 50,7%. Na disputa pela prefeitura, no cenário com todos os possíveis candidatos, Pio X Júnior aparece na frente com 36%, o prefeito Marcos Tonheiro vem a seguir com 25,5%, professor Gleice com 6,5%, Carmelina com 1,9% e Jefferson Lima com 1,1%. Quando se apresenta o confronto direto, Pio X Júnior crava 39,6% contra 27,1% de Tonheiro. Pio é irmão do bem avaliado prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X (MDB).
DOXA
Publicação da última pesquisa do ano realizada pelo Instituto Doxa, em Belém, está causando muita polêmica. Nela, num cenário com todos os candidatos, o deputado Zeca Pirão (MDB) lidera com 20,4%, seguido por Éder Mauro (13,3%), Delegado Eguchi (12,8%), Edmilson Rodrigues (10,1%), Thiago Araújo (7,7%), Igor Normando (5,9%), Beto Faro (3,2%) e Ítalo Abati (1,4%). Num cenário com os 4 principais candidatos, ficaria assim: Zeca Pirão (22,2%), Eguchi (13,9%), Éder Mauro (13,3%) e Edmilson Rodrigues (10,7%).
PESQUISAS
Já o Instituto Mentor realizou pesquisa em Belém em novembro e chegou em números bem diferentes. Como nenhum fato novo ocorreu entre um mês e outro que pudesse alterar significativamente o cenário político da capital, há algo de errado em uma dela. A Mentor entrevistou 810 pessoas e a Doxa coletou a opinião de 2 mil pessoas. Comenta-se nos bastidores que o governador Helder Barbalho também estaria encomendando a realização de pesquisa na capital por outro instituto.
MENTOR
Vamos aos números da Mentor no cenário com todos os possíveis candidatos: Éder Mauro (16,2%), Edmilson Rodrigues (12,7%), Úrsula Vidal (9,9%), Delegado Eguchi (7,4%), Zeca Pirão (6,2%), Thiago Araújo (5,7%), Igor Normando (5,6%), Beto Faro (4,6%) e Alessandra Haber (2,6%). Em um cenário mais reduzido ficaria assim: Éder Mauro (15,8%), Úrsula Vidal (11,2%), Edmilson Rodrigues (11,1%), Delegado Eguchi (9,1%), Zeca Pirão (7,5%), Thiago Araújo (5,8%), Igor Normando (5,2%), Beto Faro (5,1%).
DIVERGÊNCIA
Ou seja, independente da diferença de um mês e do número de entrevistados, algumas diferenças saltam aos olhos. Na Doxa, Zeca Pirão lidera em todos os cenários, com uma boa distância. Na Mentor, quem lidera é Éder Mauro, em todos os cenários, e Zeca Pirão vem em quinto lugar. Na Doxa não se avalia o nome de Úrsula Vidal (Foto acima). Na Mentor, sim. Na Doxa Edmilson aparece em quarto lugar. Na Mentor em segundo. Haja coração para aguentar as pesquisas!
INFLUENCERS
Com o advento da internet e das redes sociais, virou moda o surgimento dos chamados influencers. A maioria sem formação em faculdade de comunicação social. Muitos sem compromisso algum com a ética, se utilizam da fama que conquistam com jogadas de marketing e apelos popularescos para ganhar milhões de reais com os acessos que conquistam. Outros utilizam essa fama para promover atividades ilegais, como estamos assistindo. Definitivamente é preciso avançar na regulamentação do uso da internet.
BEZERROS
Meses atrás, o vereador Júnior Garra (PDT), de Canaã dos Carajás, apostou 50 bezerros com a ex-servidora municipal Cleides Pimenta, de que o ex-prefeito Jeová Andrade não se filiaria ao PL para ser candidato a prefeito novamente. Perdeu a aposta, mas ainda não pagou. Ele, que se intitula como homem “que honra as calças que veste”, promete entregar os bezerros no próximo dia 31. A comunidade política do município aguarda com ansiedade pelo momento. Com direito a todos os memes.
TRABALHISMO
Com o surgimento do Partido da Renovação Democrática (PRD), ficaram extintos o PTB e o Patriota, que se fundiram para o surgimento da nova sigla. O PTB foi tomado de Brizola, com a ajudinha da ditadura, e entregue para Ivete Vargas, filha do ex-presidente Getúlio Vargas, no início do período da redemocratização. Brizola era o grande inimigo do governo militar. Agora, o ex-deputado brizolista Vivaldo Barbosa (RJ) está coletando assinaturas para recriar o PTB, sob orientação brizolista, trabalhista e de esquerda.
VENENO
Senador Beto Faro (foto), acompanhado da deputada Dilvanda Faro (PT) e de deputados federais de outros Estados, esteve na última terça-feira com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em busca de apoio na obtenção do veto presidencial ao Projeto de Lei (PL) 1459/2022, conhecido como PL do Veneno, por conter em sua redação flexibilização muito grande na liberação de produtos agrotóxicos, muitos deles de grande nocividade à população. O senador destacou que essa não é uma questão ideológica, mas de saúde. Dilvanda pediu uma posição do Ministério.
RESPOSTA
Os parlamentares demonstraram preocupação com o crescimento da chamada bancada ruralistas e o avanço de suas pautas no Congresso, que visam o interesse de um segmento econômico em detrimento da saúde de toda a sociedade. A ministra, por sua vez, deixou claro que não vê condições políticas favoráveis para propor um veto total, mas se posicionou favoravelmente a levar esse debate em todos os ministérios e junto ao presidente Lula.
POPULARIDADE
Pesquisa Genial/Quaest realizada entre 14 e 18 de dezembro últimos ouviu 2.012 pessoas em todo o País para avaliar a popularidade do governo Lula. Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados aprovam o governo e 43% desaprovam. O índice de aprovação se mantém igual ao anterior, apurado em outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (20).
ANIVERSÁRIO
No último dia 14 comemorou aniversário o deputado federal Éder Mauro. Dia 15 foi a vez do deputado estadual Fábio Filgueiras. Dia 16 fez aniversário o deputado estadual Luth Rebelo. Hoje, dia 20, faz aniversário a jornalista Bia Cardoso. Amanhã, dia 21, o ex-deputado federal Zé Geraldo. A todos os nossos votos de muita saúde e felicidades.
FRASE
Heráclito (filósofo pré-socrático): “Nada é permanente, exceto a mudança”.