Coisas da Política – João Salame

COMEMORAÇÃO

Os municípios brasileiros comemoraram a derrubada de um dos vetos no Congresso Nacional esta semana. O que impedia a redução da alíquota patronal recolhida pelas prefeituras ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), de 20% para 8% nas cidades que possuem coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)-Interior menor que 4.0, pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A derrubada do veto beneficiará 5.366 municípios com a desoneração de 60% da alíquota.

 

EXPECTATIVA

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CBNM), a expectativa é que a redução da alíquota de pagamento do INSS produza uma economia de cerca de 11 bilhões de reais em 2024 para as prefeituras beneficiadas com a medida. Evidentemente que, ao passo em que alivia as contas dos municípios, a medida pressiona o caixa do INSS, aumentando seu déficit para dar conta das aposentadorias no restante das categorias.

 

PROFISSIONAL

Muitos se perguntam porque a cada ano o deputado José Priante (MDB) é campeão em liberação de recursos federais para o Estado do Pará. As votações ocorridas  esta semana no Congresso Nacional jogam um pouco de luz nessa questão. Junto com os deputados petistas Airton Faleiro e Dilvanda Faro, Priante foi o único deputado federal paraense a votar com o governo contra a derrubada do veto ao chamado Marco Temporal.

 

BANCADA

Por sinal, o MDB, com 3 ministérios e vários cargos na Esplanada, entregou poucos votos nas votações que resultaram na derrubada dos 9 vetos do presidente Lula. O MDB paraense, por exemplo, nas questões mais sensíveis, só teve o voto favorável de Priante, dos nove emedebistas que o Estado tem. Essa derrota acachapante certamente terá reflexos na articulação política do governo junto à Câmara Federal.

 

LEALDADE

Na realidade, essa forte derrota deve-se à articulação do presidente da Câmara Federal, deputado Artur Lira (PP), que comanda o chamado Centrão. Ele pilota a maior bancada interpartidária do Parlamento. Exemplo disso foi a postura da deputada paraense Renilce Nicodemos (MDB). Acionada por interlocutores do governo, ela mandou o recado que segue a liderança de Lira, que é o responsável pelo atendimento às suas demandas. Enquanto, no governo, seus pleitos estão engavetados.

 

HOMENAGEM

Ex-deputado e ex-prefeito de Marabá, o engenheiro Haroldo Costa Bezerra (foto abaixo) foi homenageado na noite da última quarta-feira (13) pelo Clube de Engenharia do Pará. Ele recebeu o título de Destaque Científico por trabalhos técnicos apresentados em 2023. A cerimônia aconteceu no Auditório do Clube, com a presença de dezenas de engenheiros e autoridades. Haroldo deixou a atividade política e se dedica à sua profissão, onde é muito reconhecido.

 

PESQUISA

Instituto Doxa está com seus pesquisadores nas ruas de Belém, para realizar sua nona pesquisa no que se refere a disputa pela prefeitura da capital. Ao contrário das pesquisas anteriores, realizadas com 800 entrevistas, desta vez o levantamento será feito com 2 mil formulários, para aumentar o nível de precisão. A pesquisa deve ser concluída até o meio-dia deste sábado e será divulgada no mesmo dia.

 

SONDAGEM

Nesta nova pesquisa, a Doxa vai apresentar um novo cenário, desta vez apenas com os candidatos que obtiveram dois dígitos na pesquisa anterior. A saber: deputado federal Éder Mauro (PL), deputado estadual Zeca Pirão (MDB), delegado federal Everaldo Eguchi (PRD) e prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). A intenção é ir afunilando as possibilidades de candidaturas em um dos cenários nas próximas pesquisas.

 

CANDIDATOS

Enquanto isso continuam, a surgir candidatos a prefeito em Belém, em virtude do cenário muito pulverizado. Os novos nomes que apareceram esta semana são o do ex-militar bolsonarista Henrique Nassar e do jornalista Orlando Brito, que é filho falecido ex-governador Aurélio do Carmo, foi agente Distrital de Mosqueiro no governo Zenaldo Coutinho e é filiado ao PSDB.

 

LUTO

Foi sepultado nesta quinta-feira, em Benevides, o líder sindical Avelino Ganzer (foto acima). Ele foi homenageado na Câmara Municipal, onde seu corpo foi velado. Avelino era irmão do ex-deputado federal Valdi Ganzer. Foi um dos fundadores do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Seu falecimento foi lamentado em nota nas redes sociais pelo presidente Lula, a quem chamou de um grande companheiro.

 

INTERNET

Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022, constatou que a internet está presente em 91.5% dos lares brasileiros. Em 94,9% das residência existe televisão e em 43,4% algum serviço de streaming pago. O aumento de domicílios rurais com internet foi de 78,1% e nas áreas urbanas de 93,5%. Com a melhoria da internet e preços mais acessíveis de canais pagos, esse serviço vem crescendo nos lares brasileiros.

 

FRASE

Vladimir Lênin (revolucionário russo): “É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress