Coisas da Política – João Salame

BANCADAS

Supremo Tribunal Federal deu o prazo até junho de 2025 para o Congresso Nacional aprovar uma lei com uma nova divisão de cadeiras de deputados, de acordo com o Censo do IBGE. Caso isso não ocorra, a tarefa caberá ao Tribunal Superior Eleitoral. Com base no novo Censo, Pará e Santa Catarina ganhariam 4 deputados federais cada. Amazonas ganharia 2, e Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam 1 cada. O Rio de Janeiro perderia 4 cadeiras. Ficariam com menos 2 vagas Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul, enquanto Alagoas e Pernambuco perderiam 1 vaga cada.

 

RECUO

Vereador Pedro Correia, que desejava ser candidato a prefeito de Marabá, entrou numa espécie de marcha lenta em relação a essa possibilidade depois que se passou a especular sobre a candidatura do deputado Chamonzinho (MDB), de quem se tornou aliado. Então seu nome começou a ser citado para compor a chapa como vice. No entanto, diante do provável confronto entre o prefeito Tião Miranda (PSD), com quem tem boas relações, e o parlamentar estadual, Pedrinho está fortemente propenso a ser novamente candidato a vereador.

 

VICE

Muito ligado a Pedro Correia, um nome que surge forte no cenário marabaense para compor uma chapa na condição de vice é o do ex-vereador e presidente do Águia de Marabá, Sebastião Ferreira (foto), o Ferreirinha. Claro, na hipótese de Pedrinho concorrer novamente a vereador, haja visto que os dois são muito ligados. Fortalecido pelo título de campeão paraense da equipe de futebol, Ferreirinha também é conhecido por sua habilidade na relação com as pessoas, tendo inclusive ocupado a presidência da Câmara Municipal por duas vezes quando foi parlamentar.

VERTICALIZAÇÃO

O povo paraense, que sempre criticou a postura da Companhia Vale de exportar nosso minério in natura, parece que ganhou um importante aliado. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal vai propor a regulamentação do setor mineral, com o objetivo de impulsionar a manufatura no País. Silveira disse que a Vale deve atuar como a principal indutora dessa mudança do comportamento do setor mineral. Há anos a empresa enrola os que pedem para que ela verticalize a produção dos seus minérios. Mais um na fila?

 

DENÚNCIA

Jornalista Sheila Faro, secretária de comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás, está sendo alvo de uma chuva de denúncias por sua atuação frente à pasta. Ela vem sendo acusada de assédio junto aos funcionários da secretaria e de exercer uma rigorosa censura sobre os órgãos de comunicação do município, impedindo qualquer tipo de crítica à gestão municipal, sob pena de suspensão dos contratos com os veículos. A denúncia foi feita na tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Cleverson Zajac (MDB), com o apoio do vereador Júnior Garra (PDT).

 

GRAVE

Cleverson foi mais longe e afirmou que Sheila atuou diretamente junto a proprietários de veículos de comunicação para que divulgassem uma ação do Ministério Público contra o ex-prefeito Jeová Andrade (PL), provável adversário da atual prefeita nas urnas o ano que vem. Caso isso se confirme, representa um desvirtuamento do que se espera de uma secretária de Comunicação, afirmou o parlamentar. A coluna enviou mensagem para o celular da secretária para que ela se manifeste sobre a denúncia. A mensagem foi lida, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos resposta. Continuamos abertos para a secretária.

 

PEDRA

O episódio em torno da secretária criou uma polêmica desnecessária para Josemira Gadelha (MDB). É verdade que o vereador Cleverson Zajac controlava a secretaria de Comunicação e seus contratos. E pode estar incomodado com a mudança. Mas a crise provocada pela personalidade forte de Sheila Faro (foto) não tem nada a ver com a conduta da prefeita, que é considerada humilde pela população. É um problema mais localizado, do que da gestão. O fato de Sheila ser da capital pode potencializar os ataques da oposição a uma gestão que tem excelentes índices de aceitação, mas que vai enfrentar um forte oponente nas urnas. Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade, uma pedra surgiu no meio do caminho.

VÍGIA

Em Vígia de Nazaré, o prefeito Job Júnior (PSD) vai concorrer à reeleição e deve enfrentar dois fortes candidatos. O ex-deputado Ozório Juvenil (MDB) já ensaia os passos para disputar a prefeitura. Da mesma forma que a ex-prefeita Camille Vasconcelos (PSDB). Já o ex-prefeito e médico Noé Palheta fechou acordo para apoiar a reeleição do atual gestor. Job precisa agora decidir se continua com Marcelo Saldanha como seu vice. Especula-se que, caso isso não ocorra, ele pode se aliar com a oposição. Coisas da política.

 

CONTRAPARTIDA

Em retribuição ao apoio recebido, Job Júnior vai turbinar a candidatura de Noé Palheta a prefeito do vizinho município de Colares.  A vereadora Lilianny Oliveira (PSDB), mais votada do município, também pretende concorrer ao pleito o ano que vem. A disputa promete ser das mais animadas, pois os três são candidatos com grande peso eleitoral.

 

DESGASTES

A oposição está batendo no prefeito Job Júnior (foto) por causa de duas obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado no município, mas que geram transtorno e acabam sendo debitados na conta da prefeitura. A paralisação das obras de duplicação do trecho urbano da PA 412 e a lentidão na reforma, ampliação e adequação do Hospital Municipal. No caso da rodovia, o trecho em obras já causou inclusive acidentes fatais.

ODIVELAS

Em São Caetano de Odivelas, depois de dois anos de paralisia administrativa, a prefeita Felipa Rodrigues dos Santos (União Brasil), conhecida como professora Leila, colocou o pé no acelerador e intensificou os trabalhos na cidade. Mas não se sabe se o suficiente para impedir a vitória do popular ex-prefeito Macalé, que será seu adversário nas urnas. Por fora corre também a candidatura do ex-prefeito Rubens Barbalho, primo do governador Helder Barbalho, apoiado pelo deputado José Priante (MDB).

 

PISO

Um dia após a Câmara Municipal de Santarém aprovar, por unanimidade, projeto que abriu crédito para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, o prefeito Nélio Aguiar sancionou a lei e anunciou que já amanhã (5), os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem estarão recebendo o salário reajustado, inclusive com o pagamento do retroativo relacionado ao mês de setembro. Uma conquista para a categoria, que demonstrou, sobretudo no pico da pandemia da Covid, toda sua importância para a sociedade.

 

FRASE

Castro Alves (escritor e poeta baiano):A cada dois degraus que subimos no sucesso, temos que descer três na da humildade”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress