FEDERAÇÃO
Uma mudança política importante no cenário nacional é o anúncio da Federação partidária entre o União Brasil e o Partido Progressista. A junção das duas legendas formará a maior bancada de deputados federais do Congresso, com 109 deputados, superando o PL, que tem 91 deputados. No Senado serão 14 parlamentares, fazendo com que a federação empate com o PSD e PL. Haverá um sistema de rodízio na presidência entre Antônio Rueda (UB) e o senador Ciro Nogueira (PP).
ESTADO
No Pará, a nova e poderosa federação será comandada pelo deputado federal e ministro do Turismo, Celso Sabino (foto acima). No Estado, ela surge com cerca de 30 prefeitos e quatro deputados estaduais: Antônio Tonheiro (PP), Lu Ogawa (PP), Luth Rebelo (PP) e Victor Dias (União Brasil). Especula-se, no entanto, que Tonheiro está de malas prontas para se filiar ao PT, num articulação do senador Beto Faro. Fortalecido, Celso Sabino dará um passo adiante na sua pretensão de se lançar candidato ao Senado.
CANDIDATO
A nova federação pretende lançar candidato à presidência da República, segundo o senador Ciro Nogueira. O nome mais cotado é o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Uma ala da nova agremiação, capitaneada pelo próprio Caiado, por Ciro e Antônio Carlos Magalhães Neto defende o imediato rompimento com o governo Lula. No entanto, outra ala defende manter a aliança com o PT, inclusive, indicando o vice de Lula. A nova federação terá o nome de União Progressistas.
FUSÃO
Podemos e PSDB já anunciaram que vão se fundir. No dia 5 de junho próximo os tucanos vão aprovar a fusão em Convenção nacionalidade. A movimentação já tem a aprovação do Podemos. O novo partido passará a ter a quarta maior bancada do Senado, com 7 senadores, e a sétima maior bancada da Câmara, com 28 deputados federais. A inciativa visa enfrentar a cláusula de desempenho, que exige das agremiações que obtenham 3% dos votos nacionais nas eleições de 2026 para que possam funcionar com fundo eleitoral e partidário, além de tempo de televisão.
REPERCUSSÃO
No Pará, a tendência é que o novo partido seja comandado pelo senador Zequinha Marinho (foto abaixo), retirando, assim, mais um partido da base do governador Helder Barbalho, no caso o PSDB. Não por acaso já se especula que os deputados estaduais Ana Cunha, Cilene Couto e Erick Monteiro deixarão o ninho tucano rumo ao MDB. O ex-deputado Nilson Pinto deve seguir o mesmo caminho. O ex-governador Simão Jatene já deixou a legenda desde que os tucanos se aliaram a Helder Barbalho. É o fim do PSDB paraense.
PRESIDÊNCIA
O novo partido pretende lançar candidato à presidência da República se depender da vontade do presidente do PSDB, ex-senador Marcone Perillo, e da presidente do Podemos, deputada Renata Abreu. O nome de consenso entre as duas legendas é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite que, apesar de ser filiado ao PSDB, vem conversando com o PSD de Gilberto Kassab. O nome provisório da nova legenda é PSDB + Podemos.
ROMPIMENTO
Em Marituba, o clima entre o vereador Júnior Amaral (MDB) e a prefeita Patrícia Alencar (MDB) é de rompimento, com direito a troca de acusações públicas. Júnior, que foi o terceiro mais votado para a Câmara Municipal nas eleições passadas, decidiu entrar na Justiça para sair do MDB e, assim, assumir abertamente a condição de opositor da gestora. Ao mesmo tempo, prepara sua candidatura a deputado estadual o ano que vem.
FILIAÇÃO
Governador Helder Barbalho demonstra, cada vez mais, que não cederá às lamúrias dos partidos aliados no sentido de fortalecer legendas para a formação de chapa competitivas com o objetivo de disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. A ordem é fortalecer o MDB. Depois de filiar o vice-prefeito Cássio Andrade ao partido, comenta-se que HB pretende turbinar o partido com a filiação de vários deputados estaduais. Na lista das possíveis novas adesões estão Cilene Couto (PDSB), Adriano Coelho (PDT), Fábio Figueiras (PSB), Erick Monteiro (PSDB) e Ana Cunha (PSDB).
VICE
Deputado Dirceu ten Caten (PT) anda muito animado com a possibilidade de vir a compor a chapa majoritária governista nas eleições do ano que vem. O parlamentar vem sendo prestigiado pela cúpula governista nas diversas atividades públicas da qual tem participado. A probabilidade maior é que ele venha a ser escolhido pela coligação para ser candidato a vice de Hana Ghassan (MDB) na disputa pelo governo do Estado.
SENADO
Ex-deputado Arnaldo Jordy (Cidadania) – foto acima – decidiu que não deverá ser candidato a deputado nas eleições do ano que vem em virtude de estar dando continuidade a um rigoroso tratamento de saúde por problemas enfrentados ainda à época da Covid. Mas não descarta a possibilidade de apresentar seu nome ao Senado, com o objetivo de qualificar o debate político. É que na disputa majoritária a necessidade de deslocamentos pelo interior do Estado é menor, com maior peso para os debates e inserções televisivas.
SEDE
Prefeito Daniel Santos já dá novo formato ao PSB no Estado. Já alugou uma nova sede para o partido, em Belém, onde pretende despachar e realizar agendas políticas semanalmente. O processo de crescimento da sigla, sob nova direção, está em ritmo acelerado, com novas adesões sendo registradas a cada dia. A intensão é montar chapa completa para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
OVACIONADO
Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual o prefeito Daniel Santos, ao ser anunciado, foi ovacionado na posse do novo presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comiadepa), pastor Océlio Nauar. Em contrapartida, um silêncio sepulcral tomou conta de um plenário lotado com mais de 10 mil fiéis quando foi citada a presença do governador Helder Barbalho, em mais uma demonstração de que, no meio evangélico, cresce o sentimento de oposição ao governo.
LEGENDÁRIOS
O conhecido movimento cristão Legendários, que surgiu na Guatemala em 2025, expandiu-se por diversos países e tem feito sucesso no Brasil. Com participação exclusivamente masculina, ele promove retiros espirituais em áreas rurais, com imersões de 72 horas junto a natureza. No Pará, o movimento tem um novo e famoso integrante: o prefeito Daniel Santos. No entanto, logo que foi anunciado seu vínculo ao Legendários, os organizadores do evento começaram a sofrer poderosas pressões no sentido de não aceitar sua participação, sob pena de retaliação.
FEDERAL
O jovem advogado Diogo Franco (foto acima )vem articulando sua candidatura a deputado federal pelo Podemos do Pará. Ele vem acompanhando o senador Zequinha Marinho em diversas agendas. Já foi secretário na Prefeitura de Goiânia em duas pastas e é irmão do vereador Igor Franco, líder do governo na Câmara Municipal da capital goiana. Diogo teve o seu pai assassinado na cidade de Xinguara na década de 90 por causa de conflitos ligados à questão fundiária. Justamente por isso tem como bandeira principal de sua pré-candidatura a defesa do agronegócio e a regularização fundiária.
GREVE
A pedido da Prefeitura de Marabá, a Justiça deu ordem para que os professores suspendam a greve deflagrada na rede municipal. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinttep) decidiu manter o movimento até a próxima segunda-feira, quando a categoria terá nova roda de negociações com o prefeito Tony Cunha (PL). O gestor oferece um reajuste de cem reais no vale-alimentação e já admite chegar no piso salarial em duas parcelas, uma este ano e outra o ano que vem.
PRÉ
Nos dias 13 e 14 de outubro, em Brasília, será realizada a Pré-COP30, quando ministros de cerca de 50 delegações vão se reunir para discutir e viabilizar consensos sobre os temas-chave que serão debatidos na Conferência das Partes, a se realizar de 10 a 21 de novembro, em Belém. Para esse encontro são esperados cerca de 800 participantes. Os defensores do partilhamento das atividades da COP 30 atingiram seu objetivo levando pra capital federal esse importante evento.
FRASE
Bertold Brecht (dramaturgo alemão): “Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”.