COSANPA
Nesta terça-feira, às 9h, na sede da Procuradoria Geral, o governo do Pará pretende reunir prefeitos de todo o Estado para aprovar a minuta do Edital de Concorrência Pública Internacional para a venda dos serviços de água e esgoto da Cosanpa, da zona urbana de todos os municípios paraenses. Ofício circular nesse sentido foi enviado a todos os gestores, assinado pelo secretário adjunto das Cidades, Abraão Benassuly (foto acima), que foi presidente da Cosanpa no governo Simão Jatene.
LEILÃO
Em um outro momento, os prefeitos devem ser novamente chamados para homologar a Arcon, como órgão fiscalizador da concessionária que assumirá os serviços, caso o Leilão tenha sucesso na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, em abril de 2025. A reunião desta terça necessita de quórum e a expectativa é que prefeitos derrotados não compareçam. Uma verdadeira força-tarefa foi montada para sensibilizar os gestores a estarem presentes.
ARRECADAÇÃO
A expectativa do Governo do Estado é arrecadar cerca de R$ 6 bilhões com a privatização da Cosanpa. Desse total, espera-se que 30% fiquem para o Estado e 70% para os municípios. Essa venda é considerada a salvação da lavoura para as contas estaduais em 2025, pois o governo encerra 2024 com dificuldades orçamentárias e financeiras para honrar com suas obrigações.
TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará está com nova direção. O conselheiro Lúcio Vale (foto acima) assumiu a presidência, substituindo o conselheiro Antônio José, que conduziu a eleição. O novo vice-presidente é o conselheiro Daniel Lavareda. O conselheiro Cezar Colares, que hoje preside a Câmara Especial de Julgamentos, será o Corregedor da Corte de Contas e a Ouvidoria será ocupada pela atual diretora da Escola de Contas do TCM, conselheira Mara Lúcia. A votação foi unânime.
OPERAÇÃO
Fontes da Coluna asseguram que a Secretaria de Comunicação do Estado do Pará trabalhou como nunca nos últimos dias. Não para divulgar as ações do governo, mas para “sensibilizar” comunicadores no sentido de evitar a divulgação de matérias sobre o “escândalo das emendas parlamentares’. Não por acaso, poucos foram os blogs e sites que divulgaram a Operação da PF em terras paraenses. Na grande imprensa foi como se nada tivesse acontecido.
DURO
Nos meios políticos, no entanto, a expectativa é que o assunto não vai cair em esquecimento por um simples motivo: o ministro do Supremo Tribunal Federal que ordenou a ação foi Flávio Dino, conhecido por ser inflexível e rigoroso nos processos que conduz. No caso específico do desvio de finalidade no uso das emendas parlamentares, Dino decidiu assumir essa causa como uma questão de princípio. Ou seja, vem mais bomba por aí.
SUBSTITUTO
Em virtude de sua internação, o presidente Lula não virá mais a Belém no próximo dia 18, como estava programado, para inaugurar o novo Mercado de São Braz, a convite do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Em seu lugar estará na capital paraense o ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador da Bahia Rui Costa, que representará o presidente da República.
VAGA
Internamente, o PT paraense já definiu que quer uma das quatro vagas majoritárias na sua aliança com o MDB em 2026, como condição para manter a parceria. Ou seja, a vaga de candidato a governador, a vice ou uma das duas vagas ao Senado. Caso isso não ocorra cresce no partido a disposição de apresentar um nome da legenda para concorrer ao governo. A hipótese de apoiar uma chapa do MDB sem ninguém no PT numa das quatro vagas seria considerado catastrófico para a legenda.
PRODUTIVAS
O PT não entendeu nada quando pousou na Mesa da Alepa o projeto de Lei de autoria do Executivo extinguindo e reestruturando secretarias, entre elas a da Agricultura Familiar, comandada pelo partido. Por autorização do próprio governador, os petistas conseguiram junto ao Banco Mundial recursos da ordem de 50 milhões de dólares para investir num programa chamado “Florestas Produtivas”, que visa incentivar a produção nos assentamentos do Estado.
MESA
Na Assembleia Legislativa, além da recondução unânime do presidente Chicão (MDB) a mais um mandato, prevista para a próxima terça-feira, a expectativa é que toda a atual Mesa Diretora seja reeleita. Diante da pressão de alguns parlamentares para compor a nova direção da Alepa, Chicão avaliou que seria melhor manter a mesma composição, do que gerenciar as diversas pretensões que surgiram.
DISPUTA
Em Marabá, a disputa pela presidência da Câmara Municipal parece estar afunilando. Mesmo afirmando que não pretende negociar cargos nem favores para viabilizar a escolha de um nome que seja do seu grupo, o prefeito Toni Cunha (PL) se inclinou nos últimos dias para respaldar a candidatura do vereador Pastor Ronisteu (PL). Já nas fileiras da oposição, o nome que se consolida é o do vereador Ilker Moraes (MDB) – foto acima. A conferir as cenas dos próximos capítulos.
PRESIDENTE
Em Ananindeua, o prefeito Daniel Santos (PSB) e sua base de apoio já definiram quem será o candidato a presidente da Câmara Municipal. O vereador Vanderray Lima (PSDB) foi o escolhido, numa disputa onde as forças adversárias estão utilizando todo tipo de expediente para tentar viabilizar uma chapa de oposição. Inclusive, comenta-se, milhões de argumentos.
FEDERAL
Se depender do presidente estadual do PSD, deputado Júnior Ferrari, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, será candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Em virtude da dificuldade de montar chapas competitivas diante da voracidade esperada por parte do MDB para captar lideranças fortes, o PSD vê em TM um nome capaz de contribuir de forma decisiva para que a legenda atinja o coeficiente eleitoral. O prefeito, por sua vez, pretende descansar após cansativos 8 anos no executivo municipal.
OBRAS
Prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL) anunciou seu sogro, Italo Ipojucan (foto abaixo), para ocupar interinamente a secretaria de Viação e Obras do município. Italo é empresário respeitado na cidade e conhecido como pessoa bastante habilidosa. Já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, secretário de Indústria e Comércio na administração do ex-prefeito João Salame e vice-prefeito em uma das gestões do prefeito Tião Miranda.
PRESIDENCIÁVEIS
O presidente Lula é o político com maior potencial de votos entre dez nomes testados pelo Instituto Genial Quaest. A pesquisa foi divulgada na última quinta-feira. Ao todo, 52% dos entrevistados disseram que conhecem e votariam em Lula e 45% afirmaram que não votariam. O ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje inelegível, vem em segundo lugar, com 37% afirmando que o conhecem e votariam nele, com 57% dizendo que não votariam de jeito algum.
DEMAIS
Depois de Lula e Bolsonaro, o maior potencial de votos é o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 31% afirmando que votariam nele e 52% dizendo que não votariam. Na sequência aparece Ciro Gomes, com 29% afirmando que votariam e Michelle Bolsonaro, com 28%. A seguir aparece Pablo Marçal, com 25% afirmando que votariam e rejeição de 43%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, registrou potencial de 22% e rejeição de 33%. Outros 45% dizem não saber quem ele é. Fecham a relação os governadores Ratinho Júnior (PSD), com potencial de voto de 19%; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, com 14% cada.
IPEC
Pesquisa divulgada na última sexta-feira pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), formado por ex-executivos do Ibope, índica que 34% dos entrevistados consideram a gestão do presidente Lula ótima ou boa. Os que consideram o governo regular somam 30% e os que avaliam a gestão como ruim ou péssima são 34%. Não souberam ou não quiseram responder 2% dos entrevistados. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro, em 131 cidades.
CLUBES
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o Ranking dos Clubes de 2024. Entre os times do Norte, o Payssandu é o de melhor colocação, ocupando a 41ª. posição. O Remo vem a seguir, na 44ª. posição. O Amazonas (AM) ocupa a 49ª. posição, o Manaus (AM) a 56ª, o Águia de Marabá a 70ª. e a Tuna Luso a 106ª. posição. O líder do Ranking é o Flamengo, seguido do São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, Athlético Paranaense, Fluminense e Botafogo.
BRASIL
A atriz Fernanda Torres, uma das maiores atrizes do País, indicada ao “Globo de Ouro” por sua participação no filme “Ainda estou aqui”, é também uma das mais cultas de sua geração. Como boa leitura de férias, para conhecer bem o Brasil, ela sugere os seguintes livros: “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa; “Memórias Póstumas de Brás Cuba”, de Machado de Assis; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha e “Tristes Trópicos”, de Claude Lévi-Strauss. Vale à pena conferir.
FRASE
Bertolt Brecht (poeta alemão): “O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso”.