Coisas da Política – João Salame

EXONERAÇÃO

Conforme essa coluna antecipou há vários dias, Wagne Machado foi exonerado pelo governador Helder Barbalho (MDB) da Secretaria de Cidades. Chateado pela falta de estrutura da pasta e outros problemas de natureza política, se isolou numa fazenda e não dava mais expediente. Após diversas tentativas infrutíferas de reverter o quadro, HB finalmente optou pelo desligamento. O adjunto, Abrão Benassuly Neto, assumiu o lugar de Machado.

 

NOME

No entanto, especula-se que não vai durar muito tempo a passagem de Benassuly pelo cargo. Membro influente da Comissão de Saneamento da Câmara Federal e expert em arrumar recursos no Orçamento da União, o deputado José Priante (MDB) é cotado para indicar o novo secretário, com o compromisso de turbinar a pasta. Depois de perder o comando da Cosanpa ao se colocar como opção para ocupar o Ministério das Cidades, em contraposição ao nome de Jader Filho, Priante parece repavimentar seu retorno ao núcleo principal do poder no Estado.

 

AUTISMO

Deputada Alessandra Haber (MDB) comandou esta semana diversas ações em Belém e Ananindeua para debater a situação do autismo.  Ela é presidente da subcomissão que discute políticas públicas de inclusão de Pessoas com o espectro Autista (TEA). Na quinta-feira reuniu com a coordenadora estadual de políticas para o autismo, Nayara Barbalho, e visitou as instituições que atendem aos portadores da doença. As 18h desta sexta-feira preside o seminário “Autismo na Amazônia”, que ocorrerá no auditório João Batista, da Alepa, numa iniciativa do deputado Erick Monteiro.

 

 

INAUGURAÇÃO

Nesta sexta-feira, pela manhã, ao lado do seu esposo, prefeito Daniel Santos (MDB), a deputada Alessandra Haber (foto acima)  participou da inauguração do Centro de Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA) de Ananindeua, o primeiro do interior do Estado. Um marco no tratamento da doença, que atinge crianças em praticamente todos os municípios do Estado. A deputada pretende levar a subcomissão também a Breves, Marabá e Santarém, para debater o tema.

 

TERPAZ

Neste sábado toda a estrutura do Terpaz, programa do governo do Estado, estará no bairro Jaderlândia, em Ananindeua, com serviços de atendimento à saúde, documentos, cadastro do programa Sua Casa, regularização fundiária, cadastro para casamento comunitário, distribuição de máquinas de costura, cursos e oficinas diversos, corte de cabelo, escova e sobrancelha, programação cultural e de gastronomia, além de atividades para crianças. O programa é comandado pela Fundação Pará Paz, dirigida pelo delegado Alberto Teixeira.

 

COMANDO

Chama a atenção que, à frente das ações do Terpaz em Ananindeua está a secretária de Planejamento do Estado, Eliete Braga. Pessoa de extrema confiança do governador Helder Barbalho e da vice Hanna Gassan, ela já foi prefeita de Mocajuba e secretária de Educação. Técnica competente e política habilidosa, já há quem veja nessa função que desempenha à frente das ações do Terpaz em Ananindeua uma possível projeção de seu nome para compor a chapa do prefeito Daniel Santos, na condição de vice, indicada por HB.

 

COSANPA

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai terceirizar os serviços de distribuição de água. A operação, que ocorrerá na Bolsa de Valores de São Paulo, está prevista para ocorrer em julho do ano que vem. Mas a Companhia continuará a existir e ficará responsável pela produção de água. Daqui até lá, a estratégia é aumentar o valor da empresa, para que a terceirização seja licitada a um valor significativo.

 

DÍVIDA

Desde que assumiu o comando da Cosanpa, o executivo José Fernando (foto abaixo) vem trabalhando para reduzir a dívida da empresa. Em apenas cem dias, a dívida tributária diminuiu de 1,4 bilhão de reais para 184 milhões de reais, a ser paga em 120 parcelas. A negociação, feita com o governo federal, virou case de sucesso, a ponto das demais companhias de saneamento estaduais estarem seguindo o mesmo roteiro para renegociar as suas.

INVESTIMENTO

Ao mesmo tempo, no sentido de valorar o preço da Cosanpa, a atual gestão já investiu 30 milhões de reais na aquisição de 17 novas bombas centrífugas, entregou o novo sistema de abastecimento de água de Castanhal, solucionou a crise de abastecimento em Marabá, contratou empresa para ampliar o sistema de abastecimento de água de Breves, entre outras ações para aumentar a produção de água potável aos municípios paraenses. E, evidentemente, garantir que a Companhia terceirize os serviços de distribuição em melhores condições.

 

EMENDAS

Após a nomeação do novo presidente da Caixa Econômica Federal, indicado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), a previsão é que seja destravada a pauta do parlamento para a aprovação do novo Orçamento da União. Prefeitos de todo o Brasil estão atentos para os prazos em que os congressistas vão apresentar as chamadas emendas parlamentares. Que deve ser no período de 16 a 30 de novembro.

 

DEBATE

Senador Beto Faro (PT) está propondo a realização de um debate sobre as potencialidades econômicas das reservas de petróleo e gás na chamada margem equatorial brasileira e sobre os desafios para a garantia de condições ambientais seguras para a exploração desses recursos. O tema tem sido motivo de muita polêmica dentro do Ibama, que ainda não concedeu licença para os estudos de exploração, ao passo em que as lideranças dos estados brasileiros que serão beneficiados com royaltes se mobilizam a favor.

ITAITUBA

 O deputado estadual Wescley Tomas (Avante)  – foto acima -, lidera as pesquisas para a prefeitura de Itaituba, segundo o Instituto Destak. Ele aparece com 42,36% das intenções de voto, seguido pelo vice-prefeito Nicodemos Aguiar (16%), vereador Dirceu Biolchi (12,2%), vereador e secretário de saúde Yamax Prado (8,36%), empresário Ivan D’Almeida (5,45%), empresário Dadinho do Posto (2,91%) e o empresário Gleisson Freire (0,36%).

 

APROVAÇÃO

A gestão do prefeito Valmir Clímaco (MDB), segundo a pesquisa, vem experimentando queda na sua popularidade. Pelo levantamento, agora é aprovada por 43,27% e desaprovada por 45%. Clímaco apoia seu vice, Nicodemos Aguiar, na disputa. O ex-deputado Hilton Aguiar, irmão de Nicodemos, que aparece em segundo lugar na espontânea, não teve seu nome incluído pelo Instituto no levantamento estimulado.

 

PESQUISA

Instituto Mentor apresentou seus números na pesquisa realizada para prefeitura de Belém. Edmilson Rodrigues (PSol) lidera com 14%, seguido de Úrsula Vidal (MDB) com 9,9%, Eder Mauro (PL) com 9,4%, José Priante (MDB) com 7,1%, Everaldo Eguchi (PTB) com 6,7%, Zeca Pirão (MDB) com 6,5%, Igor Normando (sem partido) com 4,7%, Thiago Araújo (Cidadania) com 4,3%, Bob Flay (PTB) com 4% e Cássio Andrade (PSB) com 0,8%. Foram realizadas 1.100 entrevistas em todos os distritos da capital.

 

FRASE

Confúcio (pensador e filósofo chinês): “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos”

Relacionados

plugins premium WordPress