Coisas da Política – João Salame

AMEAÇA

A Direção Nacional do Solidariedade recorreu a advogados do MDB paraense para tentar impugnar a presença do partido na coligação do candidato a prefeito de Belém, deputado Thiago Araújo (Republicanos). A iniciativa desperta curiosidade. Porque motivo o MDB estaria tentando atrapalhar a candidatura de Thiago? Estaria ele representando uma ameaça aos planos de Igor Normando? Afinal de contas, até antes da cadeirada de Datena em Pablo Marçal, o ditado popular dizia que “ninguém bate em cachorro morto”.

 

ALVO

Numa outra frente, a campanha de Igor Normando (MDB) tem desferido duros golpes na candidatura do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), taxando-o de incompetente e sem condições de continuar administrando Belém. Deixando claro que Ed não tem o aval de Helder Barbalho, haja vista que o mote da campanha é: “Belém tem que estar no mesmo ritmo do Pará”. Está claro que os estrategistas de Igor miram as candidaturas que podem retirar votos do emedebista na esquerda e no centro.

 

ESTRATÉGIA

Sabedores que num hipotético segundo turno, essas ações contra Thiago Araújo (foto acima) e Edmilson Rodrigues podem afastá-los de uma eventual aliança, essa estratégia dos coordenadores da campanha de Igor indicam que ele está apostando numa vitória ainda no primeiro turno. Se a estratégia não der certo estão criando uma área de atrito difícil de ser superada na segunda etapa das eleições. Como essa Coluna tem alertado, não é de se espantar uma aliança, “por baixo”, de esquerda e direita, num possível segundo turno, contra a candidatura do MDB.

 

JULGAMENTO

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral iniciou nesta segunda-feira (16) o julgamento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) da Convenção realizada pelo Solidariedade de Ananindeua sob o comando do vereador Rui Begot, aliado do prefeito Daniel Santos (PSB). Como era esperado, o voto do relator, Marcelo Lima Guedes, foi pela impugnação da Convenção. O argumento básico é que a mesma não tinha autorização da Direção Nacional do partido, o que seria previsto para municípios acima de 100 mil eleitores.

 

SUSPENSÃO

O advogado de Begot sustentou que o Estatuto partidário prevê essa autorização apenas para convenções que vão escolher as direções partidárias, mas não para convenções eleitorais. Mais ainda: que nenhum rito foi cumprido pela Direção Nacional, de acordo com o que reza o Estatuto, para tentar impugnar a Convenção. Diante dos argumentos, o juiz federal José Airton de Aguiar Portela pediu vistas do processo e prometeu devolver o caso ao Plenário, na sessão desta terça-feira (17).

 

INAUGURAÇÃO

Nesta terça-feira (17), as portas do belo Mercado de São Braz, em Belém, serão abertas para visitação pública. Como o prefeito Edmilson Rodrigues está proibido de participar de inaugurações em função das restrições do período eleitoral, o comando da festa ficará por conta do secretário de Urbanismo, o ex-deputado Lélio Costa. A parte a ser inaugurada é a destinada a eventos culturais. Na noite deste domingo, a prefeitura realizou serviços de pavimentação asfáltica no entorno da obra.

 

 

VISITAÇÃO

Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Belém vai dar um “spoiler” para jornalistas e formadores de opinião pública da obra do Mercado de São Braz. A partir das 17h vai mostrar os serviços já realizados, que revelam a grandiosidade do que é considerado uma verdadeira obra de arte, que vai proporcionar uma grande valorização da região mais central de Belém. O Mercado é uma obra histórica, erguida no período do ciclo da borracha. Sua construção foi iniciada em 1 de maio de 1910 e concluída em 21 de maio de 1911. Reúne duas concepções arquitetônicas: o Art Nouveau e o Neoclássico.

 

MARABÁ

Depois de pesquisa do Instituto Ampla indicando um empate técnico entre as candidaturas dos deputados Chamonzinho (MDB) e Toni Cunha (PL), na disputa pela prefeitura de Marabá, o Instituto Avançar registrou nova pesquisa eleitoral no município. O Instituto Doxa deve seguir o mesmo caminho. A guerra das pesquisas promete continuar agitando o cenário político marabaense.

 

QUESTIONAMENTO

O apoio do prefeito Tião Miranda (PSD) a Chamonzinho está provocando polêmica. Desde que ele anunciou o apoio ao emedebista, articuladores políticos afirmam que o cenário não se alterou em nada. Até mesmo parentes do prefeito não estão seguindo sua orientação. E o lado positivo do apoio não está acontecendo, tendo em vista que, bem ao seu estilo, Tião (foto abaixo) não entra de corpo e alma em nenhuma campanha, além da sua. Nessa, por enquanto, não está sendo diferente.

 

 

CASA

Ministério das Cidades anunciou na última sexta-feira um investimento de 476 milhões de reais para a construção de 2.609 moradias no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Serão beneficiados os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Todas as moradias serão construídas em áreas urbanas consolidadas ou em expansão e terão acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércio e transporte público coletivo. O Pará ficou fora dessa vez.

 

TAILÂNDIA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Tailândia entre os dias 9 e 2 de setembro. Pelo levantamento, na pergunta estimulada, o vereador Lauro Hoffman (MDB) lidera, com 52,4% das intenções de voto. Ele é seguido por Alemão da Cerâmica (União Brasil), com 22,9%; Jakeline (PSDB), com 12,8% e Gil (Agir), com 0,4%. Os indecisos somam 6,3% e 5,2% pretendem votar em branco ou anular o voto. A margem de erro é de 4,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04926/2024.

 

IGARAPÉ

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Igarapé-Miri entre os dias 8 e 11 de setembro. Na pergunta estimulada, o prefeito Roberto Pina (PT) registra 32,8% das intenções de voto. Ele é seguido por Keynes Silva União Brasil), com 22,4%, Irmão Nenca (PP), com 10,9% e professor João Batista (PMB), com 1,0%. Os indecisos somam 22,4% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 1,0%. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00844/2024.

 

MAGALHÃES

Em Magalhães Barata, segundo o Instituto Doxa, a eleição está indefinida, com um triplo empate técnico. Wilson (União Brasil) lidera, com 26,8% das intenções de voto, seguido por Gerson Miranda (PDT), com 21,5%; Bujaru (PT), com 20,1% e Jefferson Pina (Avante), com 6,0%. Os indecisos somam 20,9% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 4,7%. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04172/2024.

 

INDEFERIDA

O juiz Cristiano Magalhães Gomes indeferiu as pretensões do atual prefeito de Igarapé-Açu, Normando Menezes de Souza, conhecido como Normando Riachão (MDB), de se recandidatar ao cargo. O magistrado considerou a tentativa como uma terceira eleição. Explica-se: Normando era presidente da Câmara de Vereadores em 2020, após o afastamento do então prefeito Ronaldo Lopes e o falecimento do vice, Nivaldo Costa. Ele assumiu o cargo por seis meses e foi eleito posteriormente para o mandato 2021-2024. Portanto, cumpriu dois mandatos subsequentes. Por esse motivo não pode postular um terceiro.

 

FRASE

Jean-Paul Sartre (filósofo francês): “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”.

Relacionados

plugins premium WordPress