Coisas da Política – João Salame

EMENDAS

Alô, governador! Parlamentares federais nos informam que estão em palcos de aranha por causa de emendas que destinaram ao Governo do Estado, para atender os municípios, e que não estão sendo liberadas em função do aperto financeiro das contas estaduais. A Coluna recebeu informação que já tem até empresário espertalhão entrando em cena, prometendo a liberação através dos famosos mecanismos heterodoxos.

 

DECANO

Leitor assíduo da Coluna diz que gostou da análise de nossa última edição sobre o futuro político da família Barbalho. Mas alertou que não abordamos qual posição será ocupada pelo senador Jader Barbalho. Essa realmente é uma dúvida. Na hipótese de Helder ocupar a vice de Lula não está descartado que Jader venha a reeleição. O mais provável, no entanto, é que HB venha ao Senado e o pai seja o seu suplente.

 

MINISTRO

Caso Helder se eleja senador e chegue à presidência do Senado, Jader pai caminharia para a aposentadoria política, na condição de suplente. Na hipótese de HB se tornar ministro, ele assumiria novamente o mandato de senador. O fato é que Jader quer coroar sua trajetória política deixando o filho mais talentoso em condições de força e poder que nem mesmo ele conseguiu atingir. A conferir.

 

ANANINDEUA

Instituto Doxa realizou pesquisa em Ananindeua entre os dias 28 e 31 de agosto. Pelo levantamento, o prefeito Daniel Santos (PSB)  – foto acima -, lidera com folga, com uma diferença de 81,3 pontos do segundo colocado. Se as eleições ocorressem hoje, ele seria reeleito com 87% dos votos válidos. Em seguida vem o deputado Antônio Doido (MDB), com 5,7%. O ex-deputado Miro Sanova (PT) tem 3,7%. Professora Nilse (PDT) marca 2,8%. O deputado Eliel Faustino (União Brasil) e Thiago Bessa (Psol) marcam 0,4% cada.

 

POPULARIDADE

Doxa também mediu a popularidade dos governos em Ananindeua. O governo do presidente Lula é aprovado por 46,7% dos eleitores e desaprovado por 41,2%. Outros 12,1% não se manifestaram. O governador Helder Barbalho tem aprovação de 57,3% e desaprovação de 29,2%. Outros 13,5% não se manifestaram. O prefeito Daniel Santos é aprovado por 83,6%. Ele tem desaprovação de 8,6%. Outros 7,8% não se manifestaram. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04960/2024.

 

DEFERIDA

O juiz José Matias Santana Dias, da 12ª. Zona Eleitoral, deferiu a candidatura do empresário Benedito Pompeu (Solidariedade) a prefeito de Cametá. Com parecer favorável do Ministério Público Federal, o juiz entendeu que todos os requisitos legais foram cumpridos por Pompeu e sua coligação, que tem ainda a Federação PSDB/Cidadania no seu arco de alianças. A decisão torna ainda mais embolada a disputa, na qual o prefeito Victor Cassiano (MDB) tenta a reeleição.

 

PESQUISAS

Em Belém, os institutos de pesquisa não estão chegando a um consenso quando se trata das eleições municipais. Os resultados não batem. Apenas um ponto em comum: a distância entre os principais candidatos não é tão grande e permitem readequação para quem pode estar manipulando ou errando resultados na reta final da campanha.

 

PARANÁ

Nesta segunda-feira (2), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou pesquisa realizada em Belém. Pelo levantamento, Eder Mauro (PL) lidera a disputa, com 28,6% das intenções de voto. Em segundo vem Igor Normando (MDB), com 23,4%. Edmilson Rodrigues (Psol) tem 12,7%; Thiago Araújo (Republicanos) tem 8,2%; Jefferson Lima (Podemos) tem 6,1%; delegado Eguchi (PRTB) tem 4,9%; Raquel Brício (UP) tem 1,8%; Italo Abati (Novo) tem 1,5% e Well (PSTU) tem 0,6%. Indecisos somam 5,2% e 7% dizem votar em branco ou nulo. A margem de erro é de 3,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05599/2024.

 

DOXA

Segundo o Instituto Doxa, que realizou pesquisa em Belém entre os dias 26 e 30 de agosto, Igor Normando lidera a disputa, com 24,6% das intenções de voto. A seguir vem Eder Mauro, com 20,5%; Edmilson Rodrigues, com 16,7%; Jefferson Lima  – foto abaixo – e Thiago Araújo, com 6,1%; delegado Eguchi, com 2,1%; Welligta, com 0,5%; Ítalo Abati, com 0,2% e Raquel Brício, com 0,1%. Os indecisos somam 16,7%. Brancos e nulos somam 8,2%. A margem de erro é de 3,1%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-06304/2024.

ILHA

Já o Instituto DataIlha realizou pesquisa entre os dias 26 e 27 de agosto, em Belém. Na pergunta estimulada, Edmilson Rodrigues aparece com 22,1%; Igor Normando, com 21,8%; Eder Mauro, com 18,4%; Thiago Araújo, com 10,1%; Jefferson Lima (foto acima), com 4,0%; Eguchi, com 1,7%; Raquel Brício, com 0,9% e Ítalo Abati, com 0,8%. Well não pontuou. Não quiseram ou não souberam responder 3,1% e outros 17% dizem não votar em nenhum deles. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-02426/2024.

 

QUAEST

Instituto Quaest realizou pesquisa entre os dias 28 e 30 de agosto em Belém. Na pergunta estimulada, Eder Mauro vem em primeiro, com 23%; Igor Normando tem 21%; Edmilson Rodrigues tem 15%; Jefferson Lima aparece com 14%; Thiago Araújo, com 8%; delegado Eguchi, com 3%; Raquel Brício, Well e Italo Abati com 1%. Os indecisos somam 6% e 7% pretendem votar em branco ou nulo. A pesquisa tem margem de erro de 3% e foi registrada no T.S.E. sob o número PA-02991/2024.

 

MOJUÍ

Pesquisa Destak realizada em Mojuí dos Campos entre os dias 23 e 25 de agosto aponta que, se as eleições ocorressem hoje, o ex-prefeito Jailson Alves (PSD) – foto abaixo –  seria eleito, com 50% das intenções de voto. O Atual prefeito, Marco Antônio (MDB), teria 38%. Outros 12% não quiseram ou não souberam responder. A margem de erro é de 3,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-03272/2024.

 

 

PRESIDENTE

Depois de longos meses de negociação, governo, fundos de pensão e acionistas privados chegaram a um consenso sobre quem deverá ser o novo presidente da Companhia Vale. Será Gustavo Pimenta, que já ocupava cargo de vice-presidente na empresa. Ele é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem 20 anos de experiência global nos setores financeiros, de energia e de mineração. Ele foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da multinacional.

 

TAILÂNDIA

Também em Tailândia, o  instituto Doxa registrou pesquisa que mostra o candidato do atual prefeito Macarrão liderando. Lauro Hoffman (MDB)  sai na frente com 47,6% das intenções de voto. Alemão da Cerâmica (UNIÃO) é o segundo colocado, aparecendo com 19,9%. Jakeline (PSDB) aparece com 14,1% das intenções de voto. Gil Varela (AGIR) obteve apenas 1,0%.

 

GÁS

Governo Lula decidiu ampliar o Programa do Vale Gás. O anúncio foi feito pelo ministro das Minas e Energias, Alexandre Silveira. O benefício deverá contemplar até o fim de 2025 mais de 20 milhões de famílias brasileiras. Atualmente recebem o auxílio cerca de 5,6 milhões de famílias. Hoje, o poder público desembolsa cerca de 576 milhões de reais a cada dois meses para custear o benefício. O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do governo federal, atende hoje 20,76 milhões de domicílios.

 

POPULAÇÃO

IBGE divulgou a estimativa das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Tendo como referência a data de 1 de julho de 2024, o Brasil tem uma população estimada de 212.583.750 habitantes. O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de servir como referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

 

POPULOSOS

O país tem 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, dos quais 13 são capitais. Cerca de 42,7 milhões de pessoas vivem nestas cidades, representando 20,1% do total do país. São Paulo é a cidade mais populosa, com 11,9 milhões de habitantes, seguida do Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões). A capital com menos habitantes é Palmas (TO), com 323.625 pessoas. Na parte de baixo, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 854 habitantes.

 

PARÁ

Belém figura na relação de municípios mais populosos na 11ª. posição, com 1.398.531 habitantes. Na região norte, Manaus está em 7º. Lugar, com 2.279.686 habitantes. Entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto as capitais, Ananindeua aparece em 24º. lugar, com 507.838 habitantes. Já o Estado do Pará é o 9º. mais populoso, com 8.664.306 habitantes. São Paulo, com a maior população, tem 45.973.194 habitantes.  Roraima tem a menor população, com 716.793 habitantes.

 

 

TOMÉ

Instituto Doxa realizou pesquisa em Tomé Açu entre os dias 23 e 26 de agosto. Pelo levantamento, o prefeito Carlos da Vila Nova (MDB) – foto acima –  seria reeleito com 59,5%. Em segundo lugar está Adriano Doido (Republicanos), com 14,6%. Os indecisos somam 14,5% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 11,4%. A margem de erro é de 4,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-01452/2024.

 

DESEMPREGO

Segundo o IBGE, no trimestre encerrado em julho, a taxa de desemprego foi de 6,8%, a menor desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios coletada desde 2012. A taxa é a mais baixa desde o trimestre encerrado em dezembro de 2013, quando o menor percentual da série registrou 6,3%. O total de pessoas em busca de uma colocação soma 7,43 milhões de pessoas. O número total de profissionais no País soma 102 milhões de pessoas.

 

INFLAÇÃO

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de agosto apresentou uma desaceleração no comparativo com julho, superando as expectativas do mercado. Enquanto a maioria das previsões indicavam uma taxa de inflação entre 0,3 e 0,66 para o mês, o índice apresentado ficou em 0,29%. Em julho, a inflação registrada foi de 0,61%. A expectativa da alta inflacionária é a grande motivação para manutenção da taxa de juros em altos patamares pelo Banco Central. Com a redução de agosto, o órgão ganha mais espaço para reduzir a alta de juros e aquecer a atividade econômica do País.

 

FRASE

Ditado Popular: “Chegou a hora da onça beber água”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress