DÚVIDA
Muitos leitores da Coluna têm enviado questionamento se o ministro Jader Filho pode ser o candidato a governador do MDB nas próximas eleições. A resposta é não. Mesmo que Helder Barbalho renuncie ao governo 6 meses antes da eleição, essa hipótese não existe do ponto de vista legal. Explica-se: HB cumprirá dois mandatos à frente do Executivo. A eleição de outra pessoa da mesma família, com parentesco até o segundo grau, no pleito subsequente, seria considerada 3 mandatos consecutivos, o que é vedado por lei.
HIPÓTESE
Caso renuncie ao cargo seis meses antes, HB deixará seu irmão elegível para disputar uma cadeira de deputado federal, por exemplo, o que não seria possível se ele se mantivesse na função até o final de seu mandato. Nesse caso, apenas a deputada Elcione Barbalho (MDB) poderia ser candidata à reeleição, haja visto que ela já possuía o mandato antes de HB se tornar governador.
PLANOS
Nos bastidores comenta-se que é exatamente isso que irá acontecer. Helder se afasta do cargo para tornar realidade o sonho de ser candidato a vice de Lula ou postulará uma vaga no Senado. O irmão Jader Filho virá como candidato a deputado federal e a mãe, Elcione, iria buscar um cargo de deputada estadual, para abrir espaço para o filho ocupar o seu lugar na Câmara Federal.
MÁQUINA
Emedebistas de primeiro escalão apostam que Jader Filho será o mais votado do Estado, destronando assim a deputada federal Alessandra Haber (MDB), esposa do desafeto Daniel Santos (PSB), da condição de mais votada. Alguns deputados de mandato já estão com as barbas de molho, pois JF está turbinado pelas verbas bilionárias do Ministérios das Cidades, irrigando a conta de dezenas de prefeituras no Pará. Para bom entendedor…
PRESIDENTE
Caso se confirme a candidatura de JF à Câmara Federal, a mãe, Elcione, viria para a Assembleia Legislativa. As mesmas lideranças emedebistas que são fonte de informação da Coluna afirmam que o plano é tê-la como presidente da Casa de Leis. No melhor dos sonhos, o MDB teria a fiel Hana Ghassan como governadora; o primo Igor Normando prefeito de Belém; Elcione presidente da Alepa; JF como o federal mais votado e HB como vice-presidente da República ou senador, mirando a presidência do Senado. Helder teria um poder que nem o pai, nos seus melhores momentos, conseguiu.
MARITUBA
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Marituba entre os dias 16 e 19 de agosto. Na pergunta estimulada, a prefeita Patrícia Alencar (MDB) – foto acima – crava 60,1% das intenções de voto. Em segundo lugar está Everaldo Aleixo (Podemos), com 12,2%. Marília Melo (PP) tem 4,0%; Robertinho Santiago (PRTB) tem 0,2% e Bruno Santiago (Cidadania) marcou 0,1%. Os indecisos somam 19,8% e 3,5% pretendem votar nulo ou em branco. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09260/2024.
ALENQUER
No município de Alenquer, Doxa realizou pesquisa eleitoral entre os dias 16 e 19 de agosto. Na estimulada, o prefeito Tom Silva (MDB) aparece na frente, com 40,1% das intenções de voto. O ex-vice-prefeito Josino (PRD) vem em segundo, com 17,7%. Dra. Edizangela Farias (PP) tem 16,7%; Dr. Osvaldo (Solidariedade) tem 12,7% e Áurea Nina (PT) marca 1,2%. Os indecisos somam 8,3% e 1,2% pretende anular ou votar em branco. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05521/2024.
MAGALHÃES
Em Magalhães Barata, Doxa foi a campo entre os dias 15 e 17 de agosto e aponta um cenário equilibrado. Na estimulada, o candidato Wilson (União Brasil), apoiado pela prefeita Marlene Borges (PSD), tem 26,5% das intenções de voto. O ex-prefeito Gerson Miranda (PDT) aparece colado, com 25,2%. Bujaru (PT) crava 14,4% e Pina (Avante) tem 1,2%. Os indecisos somam 24,6% e 8,1% pretendem votar em branco ou anular o voto. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09072/2024.
SANTARÉM
Instituto Doxa realizou pesquisa em Santarém entre os dias 17 e 20 de agosto. Na pergunta estimulada, o vereador JK do Povão (PL) marca 43,7%. O ex-deputado José Maria Tapajós (MDB) vem em segundo, com 28,8% e o delegado Jardel Guimarães (Solidariedade) aparece com 10,1%. Isabel Sales (Psol) tem 1,4% e Hugo Diniz (PSDB) tem 0,4%. Os indecisos somam 8,3% e os que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 7,3%. Com esses números, JK seria eleito no primeiro turno. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-06600/2024.
PORTO
Em Porto de Moz, Doxa realizou pesquisa eleitoral entre os dias 4 e 14 de agosto. Pelos números, na estimulada, o candidato Rivaldo Campos (MDB), apoiado pelo prefeito Berg Campos, lidera com folga, cravando 58,6% das intenções de voto. Ray Diesel (PT) vem em segundo, com 17,3%. Os indecisos somam 19,5% e os que pretendem votar em branco ou anular o voto são 4,6%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-07398/2024.
EVANGÉLICOS
Em Marabá, o candidato a prefeito Chamonzinho (MDB) vem angariando adesões na comunidade evangélica. Esta semana ele recebeu o apoio do presidente da Assembleia de Deus Missão no município, pastor Sales Batista (foto acima), e também do presidente da Assembleia de Deus Madureira, pastor José Ibanez Taveira. Ele mira um eleitorado que, pelo conservadorismo, teria mais proximidade com a candidatura do deputado Toni Cunha (PL).
IGARAPÉ
Em Igarapé Miri, Doxa foi às ruas entre os dias 15 e 17 de agosto. Pelo levantamento, o atual prefeito, Roberto Pina (PT), lidera, com 35,2%. Keynes Silva (União Brasil) vem em segundo, com 18,9%. Irmão Nenca (PP) crava 16,4% e o professor João Batista (PMB) aparece com 1,3%. Os indecisos somam 23,1% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 5,1%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09526/2024.
REDENÇÃO
Doxa realizou pesquisa em Redenção entre os dias 16 e 18 de agosto. Na estimulada, Dr. Rener Miranda (PRD) passou à frente e agora crava 40,9% das intenções de voto. O vereador Gabriel Salomão (MDB), que antes era líder, aparece com 29,7%. Dra. Fernanda Teodoro (União Brasil) vem em terceiro lugar, com 6,5%. Os indecisos somam 18,3%. Os que pretendem votar nulo ou em branco são 4,6%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00565/2024.
IRITUIA
Doxa realizou pesquisa em Irituia entre os dias 16 e 19 de agosto. Na estimulada, Pio X Júnior (PSD), irmão do prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X (MDB), lidera, com 50,1% das intenções de voto. O atual prefeito, Marcos Tonheiro (MDB), tem 31,5%. Os indecisos somam 12,4% e 6,0% pretendem votar nulo ou em branco. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00827/2024.
JACUNDÁ
Em Jacundá, Doxa coletou amostras entre os dias 15 e 18 de agosto. De acordo com o levantamento, na pergunta estimulada, o atual prefeito, Itonir Tavares (MDB), dispara na frente, com 77,8% das intenções de voto. O vereador Daniel dos Estudantes (PSD) vem em segundo, com 8,2%. Robson Peres (PT), tem 4,1%. Os indecisos somam 6,1% e os que pretendem votar nulo ou em branco são 3,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04155/2024.
APOIO
O jovem deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado do Brasil, estará em Belém no próximo domingo para uma manifestação pública em apoio à candidatura do deputado Eder Mauro (PL) à prefeitura de Belém. Expoente da direita nacional e sucesso nas redes sociais, Nikolas (foto) vem à capital paraense para demonstrar que a postulação de Eder é uma prioridade do partido nas eleições deste ano.
ROTEIRO
Depois da visita de Nikolas, o PL de Belém está programando uma vinda da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, em data ainda a ser definida. Num outro momento, próximo à reta final de campanha, será a vez de Jair Bolsonaro marcar sua presença em solo paraense. A ideia é não trazer todas as lideranças nacionais do PL de uma vez, mas em momentos diferentes, na expectativa de se criar fatos novos no transcorrer da campanha.
VISITAÇÃO
No próximo dia 20 a prefeitura de Belém deve derrubar os tapumes e abrir para visitação o novo Mercado Municipal de São Braz. A obra, que está ficando belíssima, é o primeiro passo dentro de um plano de revitalização daquela área, que é o coração da cidade. Na sequência serão definidos os permissionários que vão explorar os serviços para, só então, ser realizada a efetiva inauguração do local.
ENTUSIASMO
A equipe de Edmilson Rodrigues (Psol) está entusiasmada com números internos que monitoram queda na rejeição e um gradativo aumento nas intenções de voto do prefeito. Eles apostam na melhoria significativa da limpeza pública, na inauguração de obras importantes, no asfaltamento de ruas e na força da militância para levar o alcaide ao segundo turno.
FRASE
Antônio Gramsci (filósofo marxista italiano): “O desafio da modernidade é viver sem ilusões, sem se tornar desiludido”.