INSATISFAÇÃO
Na Assembleia Legislativa do Pará, o clima entre os deputados é de guerra. A insatisfação de um grande número de parlamentares com o governo é grande. Tudo por causa de compromissos assumidos e não cumpridos para que eles possam apoiar suas bases nas disputas eleitorais que ocorrem nos municípios e que são fundamentais para as suas reeleições em 2026 . O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), vem procurando “matar no peito” as pressões.
PROPAGANDA
Definidos os tempos que as coligações terão na Propaganda Eleitoral Gratuita, no rádio e na televisão, em Belém. O maior tempo será da Coligação “Levanta Belém” (MDB/PDT/PP/PRD/PSB/PSD/PSDB/Cidadania e União Brasil), que tem como candidato o deputado estadual Igor Normando (MDB) – foto acima. A Coligação terá direito a 4’19’’45 (minutos) por dia na TV e no rádio. O tempo corresponde a 45% do total reservado aos partidos. Os demais dividem os 55% restantes.
CANDIDATOS
O segundo maior tempo é do Partido Liberal (PL), com 02’00’’88 (minutos), com a candidatura do deputado federal Eder Mauro. A coligação “A nossa família é o povo” (Psol/Rede/PT/PCdoB e PV), que tem como candidato a reeleição o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), terá um tempo de 01’56’’48 (Minutos). A coligação “Belém quer mudança de verdade” (Avante/Republicanos e Solidariedade), que tem o deputado Thiago Araújo (Republicanos) como candidato, terá um tempo de 01’11’’39 (minutos). Por fim, o Podemos, com a candidatura do comunicador Jefferson Lima, terá o tempo de 00’31’’80 (minutos).
DISTRIBUIÇÃO
A Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na TV terá início dia 30 de agosto, com duração até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. As inserções avulsas serão veiculadas das 5 da manhã até as 24h. Já os blocos de 10’ (minutos), para apresentação das propagandas com tempos maiores, serão veiculados duas vezes ao dia. No rádio, os horários serão às 7h e às 12h. Na TV, a veiculação ocorrerá às 13h e às 20h30.
SEM TEMPO
De acordo com a nova regra das eleições, os partidos que não cumpriram com a Cláusula de Barreira na Câmara Federal, não terão direito ao Horário Eleitoral Gratuito. Nesse sentido, as candidaturas do Delegado Everaldo Eguchi (PRTB), de Ítalo Abati (Novo), de Raquel Brício (Unidade Popular) e de Welligta Macedo (PSTU) não terão acesso à Propaganda Eleitoral. Eguchi ainda briga na Justiça para ter o Solidariedade na sua coligação, o que lhe permitiria entrar nesse grupo seleto.
PROGRESSO
Pesquisa do Instituto Destak indica que o prefeito Gelson Dill (MDB), de Novo Progresso, lidera as intenções de votos rumo a reeleição. Pelos números, na estimulada, ele aparece com 61% das indicações, contra 21% do ex-prefeito Juscelino Alves (Podemos). A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-08886/2024.
ALIANÇA
Mais uma aliança do MDB de Helder Barbalho com o PL de Eder Mauro e Bolsonaro. Dessa vez em São Domingos do Araguaia. Os dois partidos e mais o União Brasil se coligaram para assegurar a reeleição da prefeita Elizane Soares (MDB). Em contrapartida, o PSB, da base de HB, é a oposição que, junto com a Federação Psol/Rede, tenta derrotar a gestora com a candidatura do empresário Weliton Araguaia (PSB).
TERRA
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral no município de Terra Alta entre os dias 14 e 17 de agosto. Pelo levantamento, na pergunta estimulada, o vereador Michel (MDB) lidera as intenções de voto, com 46,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual prefeito, Naldo Matis (MDB), com 36,2%. O ex-prefeito Gilvandro Nascimento tem 5,4%. A margem de erro é 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08028/2024.
ESPORTE
Nesta quinta-feira (22), o presidente do Águia de Marabá Futebol, Clube, ex-vereador Sebastião Ferreira, o Ferreirinha (foto), promove reunião de desportistas com o candidato a prefeito Chamonzinho (MDB) e a vice Fábio Moreira (PSD), além do candidato a vereador Pedro Correia (PRD). Na pauta, as reivindicações do segmento esportivo para os próximos quatro anos. O evento acontecerá a partir das 19h na Loja Maçônica do Novo Horizonte, em Marabá.
ÓBIDOS
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Óbidos, entre os dias 9 e 12 de agosto. De acordo com o levantamento, na pergunta estimulada, o prefeito Jaime Silva (MDB) lidera as intenções de voto, com 69,2%. O seu adversário é o ex-prefeito Chico Alfaya (PSB), que pontua 15,0%. Indecisos somam 10,4% e votos nulos e branco, 5,4%. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-0849/2024.
RURÓPOLIS
Em Rurópolis, depois da desistência da candidata Patrícia Cavichiolli (Avante), que decidiu concorrer a vice na chapa do MDB, a disputa está bastante equilibrada, segundo o Instituto Doxa. Pesquisa realizada entre os dias 12 e 14 de agosto aponta que o empresário Zé Filho (PP) tem 34,2% das intenções de voto e o também empresário Nenem da Serraria (MDB) crava 32,5%, com 26,1% de indecisos e 7,2% dos que pretendem anular o voto. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00677/2024.
CONCEIÇÃO
Doxa realizou levantamento eleitoral em Conceição do Araguaia. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto entre os dias 12 e 14 de agosto, a candidata Élida Helena (MDB) apoiada pelo prefeito Jair Martins (MDB), lidera com 31,2% das intenções de voto. O ex-prefeito Álvaro Brito (PT) vem em segundo, com 26,1%. O professor Vítor Barbosa (Avante) marca 9,1% e Dra. Roberta Veiga (Agir) tem 6,2%. Os indecisos somam 24,1% e 3,3% pretendem anular o voto. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09895/2024.
RUA
Em Marabá, o candidato a prefeito e deputado Dirceu ten Caten (PT/Psol/Rede/PCdoB e PV) está apostando na mobilização de rua para crescer na disputa eleitoral. Ele iniciou sua campanha numa caminhada nas folhas 6, 7 e 13, bairros do núcleo Nova Marabá, oportunidade em que conversou com moradores e apresentou suas propostas. Dirceu decidiu fazer uma campanha propositiva, se afastando das baixarias que ameaçaram tomar conta da campanha no município.
REGISTRO
Em Palestina do Pará, apesar de ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal e ver seu nome publicado na lista de gestores com contas irregulares do Tribunal de Contas do Estado, o ex-prefeito Valciney Gomes (MDB) registrou seu nome como candidato a prefeito, tendo como vice o empresário conhecido como “Dedão”. O Ministério Público e a Coligação “Por amor a Palestina” (Federação PSDB/Cidadania, PSD, PRD, PP, PSB e PDT) decidiram impugnar o registro. O ex-prefeito agora vai defender na Justiça o direito de se candidatar.
MAQUIAGEM
Vereadora Sílvia Letícia (Psol), de Belém, denunciou o Governo do Estado por supostamente ter maquiado os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no qual o Pará pulou de 26º colocado para 6º no recente ranking divulgado pelo Ministério da Educação. Segundo a vereadora, a maquiagem se deu pela aprovação automática de alunos, independente de seus desempenhos e frequência escolares, o que acabou por interferir diretamente no índice.
MÉTODO
Sílvia Letícia (foto acima) alertou que a preparação dos alunos para essas provas que dão nota ao Ideb tem sido priorizada, em detrimento do conteúdo pedagógico regular. Segundo ela, o programa de reforço escolar da Seduc tem como objetivo principal preparar os alunos para a prova ao invés de promover um aprendizado significativo. Ela criticou também a política de incentivos financeiros para os alunos que obtém boas notas na prova do Ideb, afirmando que isso desvirtua o foco do ensino. Ela garante que essa política sobrecarrega os professores, que veem seu trabalho desqualificado por um sistema que prioriza resultados de provas em vez de uma educação integral e de qualidade.
HIDROVIA
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação na Justiça Federal, com pedido de urgência, para que seja anulada a licença para obras de explosão de rochas e retirada de bancos de areia no leito do Rio Tocantins, na área conhecida como Pedral do Lourenção, em Itupiranga, dentro do projeto de implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins. A obra está colocada como prioridade no Projeto de Aceração do Crescimento (PAC).
ARGUMENTOS
Segundo o MPF, não houve a obrigatória consulta prévia, livre e informada às populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas potencialmente afetadas pelo empreendimento, conforme prevê a Convenção no. 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, a licença atestou a viabilidade socioambiental sem que essa viabilidade fosse demonstrada em relação ao meio socioeconômico e às comunidades envolvidas.
ÚNICOS
Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios. Em 214 municípios do País teremos candidaturas únicas a prefeito. O número é o maior da série histórica. Em 2020 foram 107 candidatos únicos. Já o número total de candidatos a prefeito diminuiu de 19.379 para 15.441. Uma redução de 20,3%. A CNM avalia que as dificuldades crescentes para o exercício do cargo, sobretudo de prefeito, estão desestimulando as pessoas a entrarem na disputa eleitoral. No Pará, três municípios terão candidatos únicos: São Miguel do Guamá, Sapucaia e Brasil Novo.
FRASE
Dom Helder Câmara (bispo brasileiro): “Não fazer política é o melhor jeito de ser dominado pela política dos outros”.