Coisas da Política – João Salame

 

VICE

A República de Ananindeua está unida. Com a concordância do ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e do deputado Erick Monteiro (PSDB), o prefeito Daniel Santos (PSB) escolheu Ed Wilson Dias e Silva (Solidariedade) para ser o seu vice na disputa pela reeleição. Ex-secretário de Planejamento de Ananindeua e de Saúde em diversos municípios, Ed Wilson (na foto acima) é formado em Ciências e tem larga experiência em administração pública. É pessoa de extrema confiança de Daniel.

 

BASTIDORES

Nos meios políticos governistas começa a crescer os comentários de que o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB), pode substituir a vice Hana Ghassan (MDB) como candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB) à sua sucessão. O bochicho tem a ver com a suposta dificuldade de Hana em conquistar a simpatia das lideranças e, de outro lado, a facilidade com que Chicão transita nesse meio. Mas, por enquanto, são só boatos. A conferir.

 

EMBOLADO

Em São João do Araguaia, a disputa pela prefeitura promete fortes emoções. De um lado a prefeita Marcellane Cristina (PP), de temperamento forte, com a maioria dos partidos e lideranças ao seu lado, mas atualmente com rejeição alta. De outro a administradora de empresas Neusinha Martins (MDB), filha de dois ex-prefeitos, Mário e Marlene Martins, que vem recebendo vento forte da alta cúpula do MDB em Belém.

 

ALTAMIRA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Altamira entre os dias 6 e 8 de agosto. Pelo levantamento, o médico Loredan Melo (PSD) está na frente, com 23,5% das intenções de voto. O ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB) vem a seguir, com 17,8%. O atual prefeito, Claudomiro Gomes (PP) tem 12,7%; a ex-prefeita Odileida (Avante) aparece com 5,8%; Josiane do PT tem 2,4% e Mázio Bandeira (PL) crava 2,0%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA 09013/2024. Mesmo na estimulada é alto o número de indecisos, com 30,2%.

 

TUCURUÍ

Quatro candidatos tiveram seus nomes registrados na disputa pela prefeitura de Tucuruí. O prefeito Alexandre Siqueira (MDB), que tem Claudinha como vice;  o ex-deputado Claudiney Furman (PRTB), com Hernandes Vaz de vice; a ex-deputada Eliane Lima (Solidariedade) tendo Marcelo da Acit como vice e o ex-prefeito Sancler Ferreira (PRD), com Nilda Santos de vice.

 

OPÇÃO

O que se comenta em Tucuruí é que Sancler Ferreira (na foto abaixo) registrou sua candidatura diante da possibilidade de Eliane Lima encontrar dificuldade de garantir sua postulação pelo Solidariedade, que está em disputa judicial. Caso Eliane consolide sua candidatura, Sancler deve apoiá-la. O inverso ocorrerá na hipótese da ex-deputada não conseguir vitória na esfera judicial para manter sua postulação.

 

 

SAFRA

Em julho, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada 2024 deve totalizar 298 milhões de toneladas. O número é 5,5% menor do que o realizado em 2023 (315,4 milhões de toneladas). O arroz, o milho e a soja são os principais produtos plantados e respondem por 91,7% da estimativa de produção e por 87,3% da área a ser colhida. A queda na estimativa se acentuou com o desastre climático do Rio Grande do Sul.

 

IDEB

Governo do Pará comemora a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira. No ensino médio, de responsabilidade do Estado, o Pará saiu da 26ª. posição em 2021 para o sexto lugar em 2023. O Índice pulou de 3,0 para 4,3. A qualidade do ensino é medida pelo Ideb numa variação que vai de 0 a 10.

 

MUNICÍPIOS

Enquanto o Estado elevou seu nível no Ideb, nos municípios o quadro não é tão bom. Nos anos iniciais do ensino fundamental a posição do Estado é a de 23º colocado, com nota 5,1. E nos anos finais o Pará está na 20ª. posição, com a nota 4,4. O Ideb é elaborado a partir da nota dos estudantes na Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)realizada nos meses de outubro e novembro do ano passado nas disciplinas português e matemática, além do índice de aprovação dos alunos e do fluxo escolar.

 

LÍDERES

No ensino médio os Estados mais bem colocados são: Goiás (4,8), Espírito Santo (4,7), Paraná (4,7), Pernambuco (4,5), Ceará (4,5), Piauí (4,3) e Pará (4,3). Nos anos iniciais do ensino fundamental, os melhores estados são: Paraná (6,7), Ceará (6,6), São Paulo (6,5), Distrito Federal e Santa Catarina (6,4). Nos anos finais os melhores são: Ceará (5,5), Goiás (5,5), Paraná (5,5) e São Paulo (5,4).

 

FOTOS

No último domingo, o presidente Lula recebeu em Brasília candidatos a prefeito do PT ou apoiados pelo partido nas grandes cidades do País para uma sessão de fotos. Do Pará compareceram os candidatos Dirceu ten Caten (Marabá) – na foto abaixo -, Edmilson Rodrigues (Belém) e Miro Sanova (Ananindeua). No entanto, Lula não deve comparecer a nenhum desses municípios para apoiar seus candidatos em virtude da presença de candidatos de legendas aliadas nessas cidades.

 

 

EXPOAMA

Em Marabá, tiveram início as festividades da Feira de Exposição Agropecuária (Expoama), com shows gratuitos, uma articulação do deputado Dirceu ten Caten (PT). No entanto, os frequentadores do Parque estão protestando contra o valor de 50 reais que está sendo cobrado para o estacionamento. Ou seja, dão com uma mão e tiram com a outra…

 

DÍVIDAS

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que permite aos Estados renegociarem suas dívidas com a União. O projeto deve beneficiar principalmente São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul, que tem dívidas maiores. A dívida dos estados ultrapassa 765 bilhões de reais. Os estados poderão entregar ativos para a União e com isso abater o valor nas dívidas e refinanciar o saldo remanescente em até 360 parcelas (30 anos).

 

DESEMPREGO

A taxa de desocupação no País no segundo trimestre de 2024 foi de 6,9%, um recuo de 1,0 ponto percentual frente ao primeiro trimestre (7,9%) e caindo 1,1 ponto percentual frente ao mesmo trimestre de 2023 (8,0%). A taxa recuou em 15 das 27 unidades federativas do País. As maiores taxas foram registradas em Pernambuco (11,5%), Bahia (11,1%) e Distrito Federal (9,7%). O Pará registrou número positivo, mas lidera a taxa de informalidade, com 55,9%.

 

FRASE

Nelson Mandela (líder sul-africano): “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress