ANANINDEUA
O time do prefeito Daniel Santos conseguiu na Justiça Eleitoral retomar o comando do Solidariedade. Nesta segunda-feira o partido realizou sua Convenção, sob o comando do vereador Rui Begot (foto acima), e já encaminhou o registro da ata. Com isso, os 4 vereadores de mandato e o restante da chapa estão aptos a concorrer. E Ed Wilson pode ser vice, se for o escolhido. Uma dor de cabeça a menos para o prefeito.
DÚVIDA
Ao final da noite desta segunda-feira, o prefeito Daniel Santos (PSB) deve, enfim, definir quem será o candidato a vice em sua chapa rumo a reeleição. A escolha não será fácil. Três são os possíveis nomes: Ed Wilson (Solidariedade), ex-secretário de Planejamento da Prefeitura; Gisele Monteiro (PSDB), esposa do deputado estadual Erick Monteiro (PSDB) e o ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB). Todos eles, amigos de primeira hora de Daniel.
PANCADARIA
A briga generalizada de facções de torcidas do Remo e Payssandu, com pancadaria e até tiros, tiraram o brilho da Convenção do MDB em Belém, que homologou a candidatura do deputado Igor Normando na disputa pela prefeitura. Com o ginásio do Mangueirinho completamente lotado, num público estimado de 15 mil pessoas, o entusiasmo foi substituído pela apreensão. Com parte do ginásio já esvaziado, discursaram apenas o governador Helder Barbalho e Igor.
ENTUSIASMO
Já no lançamento da candidatura a reeleição de Edmilson Rodrigues (Psol), cerca de 30 mil pessoas marcaram presença, num encontro de muita vibração, com direito a vários discursos entusiasmados em defesa do projeto de gestão popular e duros em relação ao MDB. A nota negativa ficou por conta da fala do prefeito, em hora já adiantada, quando parte do público já tinha ido embora. Ed manteve a aliança com o PT, com Edilson Moura continuando como vice.
VICE
O deputado Thiago Araújo (Republicanos) – foto abaixo – definiu que sua vice será uma mulher. É a presidente estadual do Agir, professora e psicóloga Shirlei Alves. Thiago vem intensificando sua campanha dentro do mote que é um candidato independente, sem rabo preso com ninguém, mas ao mesmo tempo e por isso mesmo, tem dito que é o único candidato em condições de dialogar com todas as forças políticas do Estado para desenvolver um projeto capaz de alavancar Belém.
REVIRAVOLTA
A Coluna passou batida na última edição, mas não poderíamos deixar de registrar a vitória da ex-deputada Eliane Lima no Tribunal Regional Eleitoral, na última quinta-feira, quando retomou o comando do Solidariedade, em Tucuruí. Só que ela não teve muito tempo pra comemorar. Nesta segunda-feira (5), o juiz Marcelo Guedes, do T.R.E., concedeu Mandado de Segurança à Direção Estadual do Solidariedade determinando a suspensão da Convenção que o partido realizaria para consagrar Eliane como candidata a prefeita.
TRABALHISTAS
Por 10 votos a 9, a Convenção Municipal do PDT de Belém decidiu coligar o partido com a candidatura de Igor Normando (MDB) a prefeito. Depois da saída do PSB do time de Edmilson, a Coluna cantou a pedra que a próxima defecção seria o PDT. O vereador Allan Pombo, defensor da aliança com o Psol, travou duro embate com as forças lideradas pelo deputado Adriano Coelho, defensor de Igor.
MÁQUINA
A Convenção do PDT apresentou todos os ingredientes das batalhas que se instalam em momento que duas máquinas entram em campo. A da prefeitura e a do Governo do Estado. Não por acaso a diferença foi de apenas 1 voto. Prevaleceu a dos aliados de Helder Barbalho. O presidente do Diretório Municipal é o atual subsecretário de Agricultura do Estado, João Ramos. Empresário forte, com vários contratos no Estado, o deputado Adriano Coelho também foi decisivo.
MANIFESTO
Os movimentos sociais do PDT lançaram um manifesto em apoio a reeleição de Edmilson Rodrigues. Ao se definirem como membros de um partido democrático, trabalhista e socialista, condenam a decisão tomada pela legenda. Defendem o compromisso com a periferia e políticas inclusivas, daí o apoio a Ed. Assinam o manifesto o Movimento Sindical do PDT; Juventude Socialista; Eco Trabalhismo; Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini; Movimento Negro; Movimento Diversidade; Ação da Mulher Trabalhista; Movimento Cultural Darcy Ribeiro; Militantes Trabalhistas e Brizolistas.
ATA
O vereador Allan Pombo (foto acima) informa à Coluna que ficou registrado em Ata que os defensores da manutenção da aliança com o prefeito poderão fazê-lo sem nenhuma punição. O parlamentar assegura que a base do partido vai continuar aliada ao Psol e que em direção a Igor Normando irá apenas a legenda. De qualquer forma, independente dessa posição das bases partidárias, o candidato do MDB comemora mais uma vitória na montagem de sua coligação.
EXPECTATIVA
Em Jacundá é grande a expectativa em torno da Convenção do PSD, que acontece nesta segunda-feira (5). É que a direção estadual do partido ainda alimenta a expectativa que o popular vereador Daniel dos Estudantes decida concorrer ao cargo de prefeito, para enfrentar o prefeito Itonir Tavares (MDB). A oposição se entusiasma com a possibilidade, ao ponto do PL marcar sua Convenção para o mesmo horário e local do evento do PSD, na Câmara Municipal.
SANTARÉM
Prefeito Thiago Pimentel (MDB) lidera com folga a disputa eleitoral para prefeitura em Santarém Novo. Segundo o Instituto Doxa, levantamento realizado entre os dias 22 e 27 de julho, aponta que Thiago tem 53,44% das intenções de votos contra seu adversário, Zedequias (PSD), com 24,9%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-03994/2024.
INOCENTE
Depois de 22 anos, a Justiça decidiu inocentar, por unanimidade, os ex-prefeitos de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso e Silva, conhecido como Dr. Veloso (foto abaixo), e Francival Cassiano do Rego, em acusação de improbidade administrativa pela aquisição de ambulância para a prefeitura, na esteira das denúncias sobre a chamada Máfia das Sanguessugas. O Tribunal Regional Federal da 1ª. Região acolheu os argumentos dos ex-prefeitos por entender que eles não praticaram nenhum ato que prejudicasse o município.
OURILÂNDIA
Livre dessa acusação que o prejudicou politicamente ao longo dos anos, Dr. Veloso decidiu agora concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Os candidatos a prefeito de Ourilândia do Norte são: o prefeito Dr. Júlio César Dairel (MDB), o ex-vereador Dênis Alves dos Santos (PRD) e Dr. Fernando (Novo). Muito ligado ao deputado bolsonarista Delegado Caveira, o atual prefeito decidiu se filiar ao MDB.
MÍNIMO
Ministro Fernando Haddad confirmou o valor do novo salário-mínimo a vigorar em 2025. O aumento será de 6,37%, o que significa que o salário subirá de R$ 1.412 para R$ 1.502. A lei de valorização do salário-mínimo aprovada em 2023, por iniciativa do governo Lula, estabelece que o aumento deve levar em consideração a variação da inflação e o crescimento da economia. O valor proposto ainda é estimativo e pode sofrer alterações se a inflação acumulada até novembro divergir da previsão do governo.
QUEIMADAS
O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) registrou 22.634 focos de queimadas na Amazônia do começo do ano até o dia 28 de julho. É o maior registro para o período desde 2005. Em relação a 2023, o aumento foi de 77%. A ONG Greenpeace diz que as mudanças climáticas e o fenômeno El Niño contribuíram para o aumento este ano. Em contrapartida, o desmatamento na Amazônia foi reduzido em 52%.
PEDRAL
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) espera receber do Ibama, até outubro, a licença ambiental para iniciar as obras de derrocamento do Pedral do Lourenção, em Itupiranga. O custo da obra é estimado em 1 bilhão de reais. No último dia 30 de julho, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o BNDES para que o banco de fomento fique responsável pela estruturação da concessão. Se o cronograma for cumprido, a expectativa é que o Edital da obra seja publicado até o final de 2025.
DESEMPREGO
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,9% no trimestre encerrado em junho, segundo dados do IBGE. É o menor nível desde 2014, quando a taxa também foi de 6,9%. O menor percentual da série, de 6,3%, foi apurado em dezembro de 2013. O número de brasileiros e brasileiras em busca de emprego totaliza 7,54 milhões de pessoas. É o menor desde fevereiro de 2015, quando 7,51 milhões de pessoas não tinham trabalho e procuravam alguma colocação. Já a população ocupada atingiu 101,8 milhões de pessoas, maior volume já apurado pela série.
PESQUISA
A cientista política paraense Karol Cavalcante embarcou para Santiago do Chile, onde ficará por alguns meses atuando como pesquisadora da Universidade Católica do Chile, a segunda melhor universidade da América do Sul e uma das 100 melhores do mundo. Ela vai dar sequência à sua tese de doutorado da Unicamp sobre o financiamento político de mulheres na América Latina. Karol estará sob a supervisão da premiada professora Juliete Suarez Cao, uma das principais intelectuais feministas das Américas.
MARAJÓ
Município de Afuá recebeu o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Cesar Colares (foto abaixo), e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, para, com autoridades municipais, debater melhorias na educação da Ilha do Marajó. Várias iniciativas foram debatidas, entre elas a inclusão do açaí na merenda escolar financiada pelo FNDE. Cesar Colares elogiou a nova visão do órgão federal, levando em consideração a realidade diferente do Marajó em relação aos outros municípios do País.
]GERALDO
Pesquisa do Instituto Data Sensor realizada no município de São Geraldo do Araguaia entre os dias 27 e 28 de julho aponta a liderança do atual prefeito rumo a reeleição. Dr. Jefferson (MDB) tem 59,8% das intenções de voto. Ele é seguido por Regivaldo Bala (PL), com 22,0%; Nice Carvalho (Republicanos), com 6,3% e vereador Zeca, com 2,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-02190/2024.
COLARES
Instituto Doxa realizou pesquisa em Colares entre os dias 29 e 31 de julho. Pelo levantamento, a prefeita Maria Lucimar (MDB) lidera as intenções de voto, com 24,8%. Ela é seguida por Cilene Sabino (União Brasil), irmã do ministro Celso Sabino, com 15,7%, e pelo ex-prefeito de Vigia, Noé Palheta (PP), com 15,1%, além de Alcinara, com 3,8% e Nilsinho, com 2,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-02379/2024.
MAGALHÃES
No município de Magalhães Barata, Doxa assegura que a disputa será equilibrada. Pesquisa realizada entre os dias 29 e 31 de julho informa que Gerson Miranda (PDT) lidera, com 27,2%; seguido por Wilson (União Brasil), com 25,1%; Bujaru (PT), com 16,4%. E Pina (Avante), com 8,3%. Por outro lado, 23% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar ou desejam anular seu voto. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04141/2024.
COLIGAÇÃO
Prefeita Josemira Gadelha (MDB) concorre à reeleição em Canaã dos Carajás tendo ao seu lado uma forte coligação partidária. Além do seu partido, ela terá o apoio do PSD, PDT, União Brasil, PSB, Republicanos e Federação PSDB-Cidadania. O vereador Dinilson José (MDB), atual presidente da Câmara Municipal, será o seu companheiro de chapa, em substituição ao atual vice, Zito Augusto (PDT), que teve seu trabalho elogiado pela prefeita na convenção do MDB.
PAU
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Pau D’Arco entre os dias 29 e 31 de julho. Na pergunta estimulada, o candidato Dean Chaves, apoiado pelo atual prefeito, crava 38,2% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Domingos Enfermeiro, com 30,3%. O número de indecisos é alto: 31,3%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-05673/2024.
PRISÃO
Semana passada, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por 4 votos a 2, manter a prisão do ex-deputado Wladimir Costa. Os votos divergentes foram do juiz federal José Airton Aguiar Portela e do desembargador José Maria Teixeira do Rosário. A defesa de Wlad vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
FRENTE
Em Santarém, a candidatura do ex-deputado José Maria Tapajós (MDB) a prefeito e do ex-deputado Carlos Martins (PT) como vice está ancorada numa ampla frente. Além de MDB e PT, participam da aliança o União Brasil, PP, PSB, PRD, Podemos, PDT, PSD, PCdoB, PV e Republicanos, além de mais de 250 candidatos a vereador. A coligação tem ainda o apoio do governador Helder Barbalho e do prefeito Nélio Aguiar (UB).
FRASE
Júlio Cesar (Imperador Romano): “Alea Jacta Est – A sorte está lançada”.